Qual o relé adequado

L200
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 07 out 2020, 16:42
Localização: Famalicão

Qual o relé adequado

Mensagem por L200 »

Boas caros membros, sou novo por cá e venho por este meio pedir ajuda aos mais entendidos, entendo alguma coisa de eletrônica mas não chega para este tipo de trabalho que pretendo fazer,
Construí um Galinheiro e como estou muitas vezes ausente queria qua a porta do galinheiro se fecha-se e abri-se sozinha para assim os animais andarem no campo a solta, e eu não precisar de ir abri-las nem fechá-la,
Já tenho a porta pronta a colocar um atuador de 12v
Tenho o material todo pronto a colocar: atuador 12v, temporizador12v, bateria 12v,,
o que me faz mais confusão é a parte do Atuador que só tem dois fios, para abrir ou fechar temos de inverter a polaridade senão só abre ou fecha, neste caso irei precisar de um relé que inverta a polaridade auto, certo?
Pois comprei um relé da FINDER de 8 pinos sem base só para exprimentar mas já ando de volta daquilo a horas e não consigo nada, o atuador só abre e não fecha,
Alguém me pode ajudar nesta situação qual a forma mais simples de o temporizador fazer abrir o atuador de manhã e fechar a noite
Será que irei precisar de dois temporizadores um para fechar e outro para abrir??
irei tb prestar aqui neste forum toda a minha sabedoria
Muito obrigado
José


CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Qual o relé adequado

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Caro Sr José
como é que vai garantir que todas as galinhas se encontram no interior do galinheiro no momento do fecho
ou que alguma delas fique atracada quando a porta fecha se nao estiver la para ver?

Cps
A. Castro
L200
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 07 out 2020, 16:42
Localização: Famalicão

Re: Qual o relé adequado

Mensagem por L200 »

Caro CF
Obrigado pela sua preocupação sobre as galinhas,
Pois já tenho o Galinheiro á muito tempo e tenho confiança total nas galinhas, elas ao anoitecer vão todas sozinhas para o poleiro e não fica nenhuma para traz, como tb, desde que estejam todas dentro tanto no poleiro como no ninho elas não dão nem um passo visto que as galinhas de noite ficam sem visão, como tb é impossível ficar alguma atracada na porta, como já referi elas de noite não se movem
Obrigado
rui14
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 116
Registado: 31 ago 2010, 11:25
Localização: AVEIRO
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Qual o relé adequado

Mensagem por rui14 »

O que é um atuador de 12V ?
L200
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 07 out 2020, 16:42
Localização: Famalicão

Re: Qual o relé adequado

Mensagem por L200 »

rui14 Escreveu: 08 out 2020, 13:41 O que é um atuador de 12V ?
Está a falar sério, não sabe o que é um atuador?
Avatar do Utilizador
Duende
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 149
Registado: 03 set 2008, 16:24
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Qual o relé adequado

Mensagem por Duende »

Boa tarde,

Para o que pretende, suponho que terá de usar 2 relés de 5 pinos mais base.
No campo de aplicação desses relés, deverá utilizar um relógio programável de 2 canais, onde a ordem, conforme for programado será independente para cada um dos relés.

Cumprimentos.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Qual o relé adequado

Mensagem por CF,Lda »

L200 Escreveu: 07 out 2020, 23:31 Caro CF
Obrigado pela sua preocupação sobre as galinhas,
Pois já tenho o Galinheiro á muito tempo e tenho confiança total nas galinhas, elas ao anoitecer vão todas sozinhas para o poleiro e não fica nenhuma para traz, como tb, desde que estejam todas dentro tanto no poleiro como no ninho elas não dão nem um passo visto que as galinhas de noite ficam sem visão, como tb é impossível ficar alguma atracada na porta, como já referi elas de noite não se movem
Obrigado
Vivam.
Nao é preocupaçao, é segurança, tanto para seres humanos como para outros animais...
Na minha optica, o seu esquema de principio baseia-se no esquema de inversao de motor trifasico pilotado por interruptor horario, dois contactores e, talvez, dois temporizadores (a estudar)...

Cpls
A. Castro
rui14
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 116
Registado: 31 ago 2010, 11:25
Localização: AVEIRO
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Qual o relé adequado

Mensagem por rui14 »

ainda nao sei o que é un atuador de 12V, mas para comanda-lo aplicava um relé crepuscular
L200
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 07 out 2020, 16:42
Localização: Famalicão

Re: Qual o relé adequado

Mensagem por L200 »

Obrigado a todos,
já funciona perfeitamente com apenas um relé da finder de 8 pinos sem base, com muita paciência consegui,
projeto este que me foi dito que seria impossivél fazer com apenas um mini relé, projeto este que está a surpreender alguns profissionais de eletrônica
que me dizeram para esquecer o meu projeto,
Por isso digo não acreditar em tudo que por aí dizem, os fóruns as vezes só complicam
Obrigado mais uma vez.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Qual o relé adequado

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Bravo, Sr José, tiro-lhe o chapéu!
O Sr é um homem prendado: Motorista... adestrador de galinhas... ainda conseguiu surpreender alguns profissionais de electronica!...Se calhar, sem relé também fazia o mesmo...
Estou a prever que daqui a algumas semanas vai voltar a este forum, ou ao outro onde surpreendeu alguns profissionais de electronica, a perguntar porque é que a sua engenhoca deixou de funcionar...

Cps
A. Castro
L200
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 07 out 2020, 16:42
Localização: Famalicão

Re: Qual o relé adequado

Mensagem por L200 »

CF,Lda Escreveu: 09 out 2020, 22:45 Vivam.
Bravo, Sr José, tiro-lhe o chapéu!
O Sr é um homem prendado: Motorista... adestrador de galinhas... ainda conseguiu surpreender alguns profissionais de electronica!...Se calhar, sem relé também fazia o mesmo...
Estou a prever que daqui a algumas semanas vai voltar a este forum, ou ao outro onde surpreendeu alguns profissionais de electronica, a perguntar porque é que a sua engenhoca deixou de funcionar...

Cps
A. Castro
Não se preocupe que não irei voltar mais sobre este tema, nem a minha engenhoca vai deixar de funcionar,
Por ser motorista não quer dizer que não tenha conhecimento do assunto,caso contrário nunca iria eu próprio fazer este tipo de projeto, contratava alguém,
Muito obrigado
rui14
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 116
Registado: 31 ago 2010, 11:25
Localização: AVEIRO
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Qual o relé adequado

Mensagem por rui14 »

fiquei sem saber o que é um atuador de 12V
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Qual o relé adequado

Mensagem por joao-pt »

rui14 Escreveu: 10 out 2020, 07:10 fiquei sem saber o que é um atuador de 12V
Pelo contexto do tópico presume-se que seja um atuador linear com tensão de trabalho a 12V DC. Há quem chame pistão elétrico, cilindro (pneumático) elétrico, entre outros nomes.
L200
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 07 out 2020, 16:42
Localização: Famalicão

Re: Qual o relé adequado

Mensagem por L200 »

rui14 Escreveu: 10 out 2020, 07:10 fiquei sem saber o que é um atuador de 12V
Se quiser posso pesquisar no google e enviar-lhe uma foto, mas talvez seria mais fácil você próprio o fazer,
No seu browser digite www.google.pt de seguida no campo de pesquisa digite a palavra atuador e pressione a tecla enter,
Vai-lhe aparecer milhares deles de toda a forma e feitio, caso seja muito complicado não se preocupe támos cá para o ajudar,
Posso enviar-lhe uma foto do mesmo
Obrigado
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8066
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Qual o relé adequado

Mensagem por Mário »

Boas

Oh "L200", quando se pretende alguma informação convém que seja o mais detalhada possível.
Dizer "atuador, actuador" convém explicar qual o tipo de actuador, dado que não somos adivinhos.
Como já está resolvido, ficámos sem saber que tipo de actuador foi aplicado.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”