Inspeções elétricas

Responder
NotreDame
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 06 jan 2020, 10:39
Profissão: Eletrotécnico
Localização: Lisboa

Inspeções elétricas

Mensagem por NotreDame »

Boa tarde!
Neste momento para realizar pedidos de vistoria de uma instalação elétrica de qualquer tipo de potência, é mesmo necessário termos a ficha eletrotécnica visada pela EDP?



ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5557
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Profissão: Eletricista
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 197 vezes

Re: Inspeções elétricas

Mensagem por ENERGY »

NotreDame Escreveu: 16 fev 2020, 18:35 Boa tarde!
Neste momento para realizar pedidos de vistoria de uma instalação elétrica de qualquer tipo de potência, é mesmo necessário termos a ficha eletrotécnica visada pela EDP?
Boas
Até 41,4Kvas não é preciso.
No entanto a potencia para a qual se pretende a certificação já tem de estar previamente disponível no NIP para o qual se vai pedir a certificação.
Cpts.
Energy

NotreDame
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 06 jan 2020, 10:39
Profissão: Eletrotécnico
Localização: Lisboa

Re: Inspeções elétricas

Mensagem por NotreDame »

ENERGY Escreveu: 17 fev 2020, 20:26
NotreDame Escreveu: 16 fev 2020, 18:35 Boa tarde!
Neste momento para realizar pedidos de vistoria de uma instalação elétrica de qualquer tipo de potência, é mesmo necessário termos a ficha eletrotécnica visada pela EDP?
Boas
Até 41,4Kvas não é preciso.
No entanto a potencia para a qual se pretende a certificação já tem de estar previamente disponível no NIP para o qual se vai pedir a certificação.
Mas para a EDP me enviar um NIP não é preciso enviar a ficha eletrotécnica? Dá para tratar de tudo online ou tem de ser em loja?

ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5557
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Profissão: Eletricista
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 197 vezes

Re: Inspeções elétricas

Mensagem por ENERGY »

NotreDame Escreveu: 17 fev 2020, 21:23
ENERGY Escreveu: 17 fev 2020, 20:26
NotreDame Escreveu: 16 fev 2020, 18:35 Boa tarde!
Neste momento para realizar pedidos de vistoria de uma instalação elétrica de qualquer tipo de potência, é mesmo necessário termos a ficha eletrotécnica visada pela EDP?
Boas
Até 41,4Kvas não é preciso.
No entanto a potencia para a qual se pretende a certificação já tem de estar previamente disponível no NIP para o qual se vai pedir a certificação.
Mas para a EDP me enviar um NIP não é preciso enviar a ficha eletrotécnica? Dá para tratar de tudo online ou tem de ser em loja?
Boas
Se o local de consumo já está criado, já existe NIP
Se o local de consumo é novo, tem de pedir ramal de alimentação, e a EDPD cria esse novo local de consumo e respetivo NIP
Cpts.
Energy

NotreDame
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 06 jan 2020, 10:39
Profissão: Eletrotécnico
Localização: Lisboa

Re: Inspeções elétricas

Mensagem por NotreDame »

ENERGY Escreveu: 18 fev 2020, 23:05
NotreDame Escreveu: 17 fev 2020, 21:23
ENERGY Escreveu: 17 fev 2020, 20:26
NotreDame Escreveu: 16 fev 2020, 18:35 Boa tarde!
Neste momento para realizar pedidos de vistoria de uma instalação elétrica de qualquer tipo de potência, é mesmo necessário termos a ficha eletrotécnica visada pela EDP?
Boas
Até 41,4Kvas não é preciso.
No entanto a potencia para a qual se pretende a certificação já tem de estar previamente disponível no NIP para o qual se vai pedir a certificação.
Mas para a EDP me enviar um NIP não é preciso enviar a ficha eletrotécnica? Dá para tratar de tudo online ou tem de ser em loja?
Boas
Se o local de consumo já está criado, já existe NIP
Se o local de consumo é novo, tem de pedir ramal de alimentação, e a EDPD cria esse novo local de consumo e respetivo NIP
certo...
Coloco a questão, porque no formulário de submissão de pedido de inspeção do IEP, aparece como campos obrigatórios a submissão da ficha eletrotécnica visada pela EDP, a colocação do NIP e do CPE.
Por isso questiono, se temos mesmo de ter estes dados todos antes da certificação?
Se sim, se essa responsabilidade deve ser na fase de projeto ou do eletricista aquando do PLR?

ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5557
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Profissão: Eletricista
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 197 vezes

Re: Inspeções elétricas

Mensagem por ENERGY »

Boas
Quando do pedido de Inspeção, deve já ter todos os documentos necessários em sua posse, para agilizar o processo.
Se assim não for o processo pode ficar suspenso até à entrega dos documentos.
Cpts.
Energy

NotreDame
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 06 jan 2020, 10:39
Profissão: Eletrotécnico
Localização: Lisboa

Re: Inspeções elétricas

Mensagem por NotreDame »

Sim, no IEP esses campos aparecem como obrigatórios!
Mas de quem é essa responsabilidade? Do instalador ou do projetista?
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

lcmmonteiro
Pré Oficial
Pré Oficial
Mensagens: 603
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Profissão: Eletricista
Localização: Barreiro
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 24 vezes

Re: Inspeções elétricas

Mensagem por lcmmonteiro »

O termo de responsabilidade de execução e emitido por quem executa a instalação.

A ficha electrotécnica se existe projeto e emitida pelo projetista.

O termo de responsabilidade do projeto e emitido pelo projetista.

Pode por vezes ser a mesma pessoa a realizar ambos. Tal como pode em algumas situações ser o proprio projetista a emitir ambos. Isso tudo depende do tipo de parceria que exista.

O mais comum e cada um emitir o seu termo individual pois muitas vezes nem se conhecem.

flaviopinheiro
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 02 ago 2017, 14:23
Profissão: electricista
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Inspeções elétricas

Mensagem por flaviopinheiro »

Boa tarde, deparei-me hoje que as instalações com potência inferior ou igual a 6.9kva não preciso inspecção.
Pois a uns meses só seria a partir de 10.35kva... Será?

lcmmonteiro
Pré Oficial
Pré Oficial
Mensagens: 603
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Profissão: Eletricista
Localização: Barreiro
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 24 vezes

Re: Inspeções elétricas

Mensagem por lcmmonteiro »

As instalações elétricas do tipo C estão sujeitas a inspeção inicial, exceto as instalações de habitação com potência igual ou inferior a 6,90 kVA.
Ainda assim, a entidade exploradora pode solicitar uma inspeção, se assim o entender.

Exemplos:
Habitação com 6,9 kVA: Não carece de inspeção
Habitação com 10,35 kVA: Sujeita a inspeção (a partir de 20/08/2018)
Habitação com 13,8 kVA: Sujeita a inspeção
Loja (qualquer potência): Sujeita a inspeção
Restaurante (qualquer potência): Sujeita a inspeção
Oficina (qualquer potência): Sujeita a inspeção

flaviopinheiro
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 02 ago 2017, 14:23
Profissão: electricista
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Inspeções elétricas

Mensagem por flaviopinheiro »

Desde já obrigado pela sua resposta. Fiquei esclarecido

NotreDame
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 06 jan 2020, 10:39
Profissão: Eletrotécnico
Localização: Lisboa

Re: Inspeções elétricas

Mensagem por NotreDame »

lcmmonteiro Escreveu: 21 fev 2020, 08:06 O termo de responsabilidade de execução e emitido por quem executa a instalação.

A ficha electrotécnica se existe projeto e emitida pelo projetista.

O termo de responsabilidade do projeto e emitido pelo projetista.

Pode por vezes ser a mesma pessoa a realizar ambos. Tal como pode em algumas situações ser o proprio projetista a emitir ambos. Isso tudo depende do tipo de parceria que exista.

O mais comum e cada um emitir o seu termo individual pois muitas vezes nem se conhecem.
Obrigado pelo esclarecimento.
Fazem o pedido de viabilidade online? A ficha eletrotécnica é visada pela EDP?

NotreDame
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 06 jan 2020, 10:39
Profissão: Eletrotécnico
Localização: Lisboa

Re: Inspeções elétricas

Mensagem por NotreDame »

NotreDame Escreveu: 22 fev 2020, 00:00
lcmmonteiro Escreveu: 21 fev 2020, 08:06 O termo de responsabilidade de execução e emitido por quem executa a instalação.

A ficha electrotécnica se existe projeto e emitida pelo projetista.

O termo de responsabilidade do projeto e emitido pelo projetista.

Pode por vezes ser a mesma pessoa a realizar ambos. Tal como pode em algumas situações ser o proprio projetista a emitir ambos. Isso tudo depende do tipo de parceria que exista.

O mais comum e cada um emitir o seu termo individual pois muitas vezes nem se conhecem.
Obrigado pelo esclarecimento.
Fazem o pedido de viabilidade online? A ficha eletrotécnica é visada pela EDP?
Conseguem responder a estas questões?

dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 245
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Profissão: Projectista
Localização: Leiria
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 25 vezes

Re: Inspeções elétricas

Mensagem por dsrsantos »

NotreDame Escreveu: 22 fev 2020, 00:00 Obrigado pelo esclarecimento.
Fazem o pedido de viabilidade online? A ficha eletrotécnica é visada pela EDP?
Eu faço os pedidos para os e-mails das áreas operacionais da EDP. (os mesmos para onde se enviavam os projectos no tempo da Certiel)

ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5557
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Profissão: Eletricista
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 197 vezes

Re: Inspeções elétricas

Mensagem por ENERGY »

lcmmonteiro Escreveu: 21 fev 2020, 15:07 As instalações elétricas do tipo C estão sujeitas a inspeção inicial, exceto as instalações de habitação com potência igual ou inferior a 6,90 kVA.
Ainda assim, a entidade exploradora pode solicitar uma inspeção, se assim o entender.

Exemplos:
Habitação com 6,9 kVA: Não carece de inspeção
Habitação com 10,35 kVA: Sujeita a inspeção (a partir de 20/08/2018)
Habitação com 13,8 kVA: Sujeita a inspeção
Loja (qualquer potência): Sujeita a inspeção
Restaurante (qualquer potência): Sujeita a inspeção
Oficina (qualquer potência): Sujeita a inspeção
Boas
Atenção que se a Instalação elétrica de 6.9Kvas estiver inserida num edifício com mais I.E já necessita de certificação.
E nos casos de frações que têm 3.45Kvas e quer pedir aumento de potencia para 6.9Kvas se o total das potencias do edifício ultrapassar 10.35Kvas, tem também de apresentar projeto da I.E a certificar.
Cpts.
Energy

Responder

Voltar para “Legislação Técnica”