comutador de escada duplo com 6 fios

Responder
Denitsabulgaria
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 13 jan 2020, 09:06
Localização: Lisboa

comutador de escada duplo com 6 fios

Mensagem por Denitsabulgaria »

Tenho que trocar comutador de escada duplo junto a porta da saída da casa no corredor .Tenho 6 fios no total 5 pretos e 1 castanho e nao sei como os devo ligar porque nao sei de onde eles vem.E para ligar só uma lampada no corredor.Normalmente como e um corredor devia de ser 2 comutadores e o do meio o inversor do grupo ,mas o esquema seria só com 3 fios e eu tenho 6 .
Alguém me pode ajudar ja abri o os dois comutadores do corredor ambos tem 6 fios ligados nao sei como esta o inversor porque se encontra atrás do um armário.


eliopinto
Curioso
Curioso
Mensagens: 51
Registado: 04 dez 2019, 16:11
Localização: porto

Re: comutador de escada duplo com 6 fios

Mensagem por eliopinto »

não será a alimentação do circuito ou mesmo a linha de lampada?
Denitsabulgaria
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 13 jan 2020, 09:06
Localização: Lisboa

Re: comutador de escada duplo com 6 fios

Mensagem por Denitsabulgaria »

pois e isso que nao consigo perceber nao faço mesmo ideia o porque os 6 fios,nao tenho certeza ,mas parece me que ha mais luzes ligadas aos mesmos comutadores por exemplo se calhar a luz fora da porta de casa .
Nao faço ideia
eliopinto
Curioso
Curioso
Mensagens: 51
Registado: 04 dez 2019, 16:11
Localização: porto

Re: comutador de escada duplo com 6 fios

Mensagem por eliopinto »

tem que verificar para poder ter uma melhor ajuda sobre esse assunto.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: comutador de escada duplo com 6 fios

Mensagem por lcmmonteiro »

O comutador de escada trabalha apenas com 2 fios. O terceiro fio num comutador recebe a fase e no outro comutador leva o retorno da fase a lampada ou lampadas.

O comutador de escada duplo basicamente e o mesmo mas com 2 teclas ou seja sao 2 circuitos separados que fazem a comutação entre 2 comutadores permitindo controlar em 2 pontos 2 conjuntos de lâmpadas.

O inversor ao receber os 2 fios de cada comutador permite o controlo do mesmo circuito em 3 pontos.

Se na mesma caixa tem 6 fios tem que entender qual a finalidade. Pode ter acontecido que quem lhe fez essa instalação ter usado a mesma caixa de aparelhagem para fazer as respetivas comutacoes que embora nao seja o. Correto mas pode funcionar.

Se nao tem o conhecimento necessário para realizar tal intervenção remendo que contacte um técnico que o possa ajudar a entender a sua instalação.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: comutador de escada duplo com 6 fios

Mensagem por ENERGY »

Denitsabulgaria Escreveu: 13 jan 2020, 09:59 Tenho que trocar comutador de escada duplo junto a porta da saída da casa no corredor .Tenho 6 fios no total 5 pretos e 1 castanho e nao sei como os devo ligar porque nao sei de onde eles vem.E para ligar só uma lampada no corredor.Normalmente como e um corredor devia de ser 2 comutadores e o do meio o inversor do grupo ,mas o esquema seria só com 3 fios e eu tenho 6 .
Alguém me pode ajudar ja abri o os dois comutadores do corredor ambos tem 6 fios ligados nao sei como esta o inversor porque se encontra atrás do um armário.
Boas
Se tem comutador de escada duplo significa que tem o comando de 2 pontos de luz distintos.
Como já foi referido entre comutadores tem dois condutores, depois num dos comutadores recebe alimentação e no outro sai a alimentação para um dos pontos de luz.
Agora tem de verificar com um multímetro quais são os condutores diretos entre comutadores, depois é só ligar.
Este trabalho é simples mas para quem tem experiencia, por isso se não tem experiencia, e não consegue interpretar esquemas elétricos, o melhor é não mexer, caso contrario nunca mais vai funcionar.
Cpts.
Energy
Denitsabulgaria
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 13 jan 2020, 09:06
Localização: Lisboa

Re: comutador de escada duplo com 6 fios

Mensagem por Denitsabulgaria »

Obrigada pelas respostas acho que vou conseguir resolver ,o que me fez a confusão foram os 6 fios por norma conheço o equema só com 3 ,2 que vem do inversor e um que sai para a lâmpada, não tenho multimetro ,mas vou tentar com um ligador de patilha e o busca polus . Obrigada
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: comutador de escada duplo com 6 fios

Mensagem por ENERGY »

Denitsabulgaria Escreveu: 14 jan 2020, 06:21 Obrigada pelas respostas acho que vou conseguir resolver ,o que me fez a confusão foram os 6 fios por norma conheço o equema só com 3 ,2 que vem do inversor e um que sai para a lâmpada, não tenho multimetro ,mas vou tentar com um ligador de patilha e o busca polus . Obrigada
Boas
Se está familiarizado com comutadores de escada simples, esse é duplo cada tecla é um comutador e as ligações são iguais.
Cpts.
Energy
Denitsabulgaria
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 13 jan 2020, 09:06
Localização: Lisboa

Re: comutador de escada duplo com 6 fios

Mensagem por Denitsabulgaria »

Obrigada tenho algum conhecimento, mas não é soficiente pelos vistos .
Estes dias vou tentar de resolver e digo qualquer coisa.
Com os melhores cumprimentos
Responder

Voltar para “Dúvidas”