Caixas de passagem enterradas

Responder
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 521
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Caixas de passagem enterradas

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Estou em mãos com um projeto de uma moradia inserida num terreno com áreas consideráveis.
Desde a P100 ao QE são cerca de 150 metros, e por isso estou a projetar caixas de passagem enterradas. Já que também terei circuitos provenientes desse QE para os portões automáticos, iluminação exterior, ect, estou na dúvida de posso utilizar as caixas de passagem anteriores, ou seja, a que fazem de passagem da alimentação ao QE para fazer passar outros circuitos.


Cumps!


dennisboy
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 15 dez 2019, 14:28
Localização: Peniche
Enviou: 1 vez

Re: Caixas de passagem enterradas

Mensagem por dennisboy »

Caixas de passagem é sempre bom facilita a enfiação dos cabos, agora junções ou derivação deveram ter a sua protecção contra as humidades, também lembrar dos cálculos das quebras de tensão.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Caixas de passagem enterradas

Mensagem por ENERGY »

Gil82 Escreveu: 21 dez 2019, 11:52 Boas!

Estou em mãos com um projeto de uma moradia inserida num terreno com áreas consideráveis.
Desde a P100 ao QE são cerca de 150 metros, e por isso estou a projetar caixas de passagem enterradas. Já que também terei circuitos provenientes desse QE para os portões automáticos, iluminação exterior, ect, estou na dúvida de posso utilizar as caixas de passagem anteriores, ou seja, a que fazem de passagem da alimentação ao QE para fazer passar outros circuitos.


Cumps!
Boas
Sim pode utilizar sem problemas, tem de cumprir as RTIEBT em termos de tubagem e cablagem etc.
Cpts.
Energy
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 521
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Caixas de passagem enterradas

Mensagem por Gil82 »

Obrigado pela rápida resposta!

Boas Festas! ;)
Dias.Rje
Curioso
Curioso
Mensagens: 24
Registado: 05 set 2018, 09:32
Localização: Almada
Enviou: 1 vez

Re: Caixas de passagem enterradas

Mensagem por Dias.Rje »

Boas,

Sim pode, como já foi dito de acordo com as RTIEBT os circuitos (tubos e cabos) deverão ser distintos e devidamente identificados de modo a não causar dúvidas. Atenção ao IP das caixas de derivação caso venha a utilizar.
Cumprimentos,
Ricardo Dias
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”