tubo isogris vs tubo precableado

lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: tubo isogris vs tubo precableado

Mensagem por lcmmonteiro »

Boas.

Pode usar tanto anelado como isogris ou jotagris.

Pessoalmente opto por usar o isogris ou jotagris pela facilidade de trabalho e enfiamento no dia de amanhã.

Mas já usei imensas vezes o anelado e não tem problema nenhum. Apenas se amanhã precisar de substituir algum fio vai dar muito mais trabalho porque esse tubo solto é muito mau para enfiar...

Mas quanto a questão que coloca se pode ou não usar digo que sim pode usar tanto um como o outro sem problema.

Cumprimentos I


Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: tubo isogris vs tubo precableado

Mensagem por Faiante »

Boas as todos os ilustres participantes deste fórum.

Depois de ter lido todas as respostas e dúvidas aqui colocadas por pessoas muito experientes na matéria.
Fico com a sensação de que a Certiel foi muito mal acabada.
Vejamos porquê?

Tubo précablado dotado de 3 condutores de 2,5 mm2, com um comprimento de 70 metros! Então e a queda de tensão como fica?

Depois admiram-se de haver incêndios em apartamentos e moradias.
Isto para não falar da falta de conhecimento de regras técnicas, disciplinadas por regulamentação específica.

Cptos

JAG
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: tubo isogris vs tubo precableado

Mensagem por lcmmonteiro »

Faiante Escreveu: 04 dez 2020, 13:57 Boas as todos os ilustres participantes deste fórum.

Depois de ter lido todas as respostas e dúvidas aqui colocadas por pessoas muito experientes na matéria.
Fico com a sensação de que a Certiel foi muito mal acabada.
Vejamos porquê?

Tubo précablado dotado de 3 condutores de 2,5 mm2, com um comprimento de 70 metros! Então e a queda de tensão como fica?

Depois admiram-se de haver incêndios em apartamentos e moradias.
Isto para não falar da falta de conhecimento de regras técnicas, disciplinadas por regulamentação específica.

Cptos

JAG
Amigo faiante não sei onde foi buscar essa informação pois em momento algum se falou em colunas montantes ou espaços comuns.

Pessoalmente parto do principio que a dúvida colocada foi sempre para o interior de apartamentos revestidos a pladur.

De modo que não entendo essa sua observação embora compreenda respeite e concorde com a identificação da pequena e enorme detecção de um problema comum no nosso país.

Cumprimentos.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: tubo isogris vs tubo precableado

Mensagem por Faiante »

Olá meu caro " lcmmonteiro"

Permita-me que lhe diga que ao longo da minha vida profissional deparei-me com numerosas situações idênticas aquela que descrevi no meu post.

Aceito que muitos de vós não pactuem com aquilo que vos digo. Todavia, esta é a realidade que tenho visto e intervindo.

Nomeadamente, enquanto responsável nomeado pela EDP responsável pela fiscalização, assisti a muita matreirice feita pelos chamados
profissionais do sector elétrico.

Daí, ter postado no post anterior o que escrevi.

Tenho consciência extrema de que serei um espinho atravessado na garganta para muita gente, mas que hei-de fazer. Sou mesmo assim.
Não há nada a fazer amigo lcmmonteiro.

Sempre ao seu dispor meu amigo!


Cptos

JAG
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: tubo isogris vs tubo precableado

Mensagem por lcmmonteiro »

Faiante Escreveu: 05 dez 2020, 18:04 Olá meu caro " lcmmonteiro"

Permita-me que lhe diga que ao longo da minha vida profissional deparei-me com numerosas situações idênticas aquela que descrevi no meu post.

Aceito que muitos de vós não pactuem com aquilo que vos digo. Todavia, esta é a realidade que tenho visto e intervindo.

Nomeadamente, enquanto responsável nomeado pela EDP responsável pela fiscalização, assisti a muita matreirice feita pelos chamados
profissionais do sector elétrico.

Daí, ter postado no post anterior o que escrevi.

Tenho consciência extrema de que serei um espinho atravessado na garganta para muita gente, mas que hei-de fazer. Sou mesmo assim.
Não há nada a fazer amigo lcmmonteiro.

Sempre ao seu dispor meu amigo!


Cptos

JAG
Caro faiante em todo o tempo que conheço e participo neste fórum tenho estado atento às suas respostas pois noto que é uma pessoa com conhecimentos e experiência na área e tenho aprendido algumas coisas com a sua pessoa.

Apesar de é por várias vezes ter mostrado o meu agrado em algumas das suas intervenções concordo com muitas das mesmas.

Agora na parte que toca aos serviços da EDP a situação muda um pouco e não querendo atacar ninguém também existem muitos erros criados pelos ditos técnicos da edp ou cme como lhe quiserem chamar. Alguns deles já assistidos por mim e mesmo com a minha observação que passa apenas como espectador fazem no e é a maneira deles que está correta.

De modo que não vou entrar em guerras por aí.

Quanto ao resto concordo plenamente com algumas. Chamadas de atenção de sua parte que na minha opinião são sempre bem vindas não só a correção para a execução responsável como até para aprendizagem de terceiros.

No que puder ajudar e fazer parte em melhorias cá estarei disponível sempre.

Cumprimentos
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: tubo isogris vs tubo precableado

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro " por lcmmonteiro"

Concordo plenamente com tudo aquilo que postou no seu último post.
Não posso deixar de estar mais de acordo consigo.
A EDP de hoje não é aquilo que eu encontrei, quando entrei nesta empresa.

Poderei ser um pouco agressivo na exposição textual, mas não deixa de ser apenas uma capa protetora, pois estou sempre ao lado dos que
ou não sabem ou precisam de ajuda.

Ora trocando isto por miúdos, direi que sou um coração de manteiga. Todos nós no início das nossas carreiras pouco sabemos e, só com o passar
dos anos vamos aprendendo, muitas das vezes com os nossos erros e também com os erros dos outros.
Confrange-me, muito daquilo que lei e vejo aqui postado, até porque me faz alguma pena ler certos comentários de deita abaixo.

Muito agradecido por tudo meu caro amigo. Conte sempre comigo naquilo que eu souber.


Cptos

JAG
MigTav
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 31 ago 2021, 00:08
Localização: Ponta Delgada

Re: tubo isogris vs tubo precableado

Mensagem por MigTav »

Olá a todos
Tenho uma questão relativa a tubagem mais concreto à união em tubos de tipos diferentes.
Canalizações embebidas:
O tubo gris é o melhor para trabalhar em pavimentos/tectos betonados, contudo é pessimo para um bom acabamento nas caixas chumbadas na alvenaria.
O tubo vd com curvas bem feitas e com aplicação de boquilhas faz um trabalho perfeito a esse nivel. Mais demorado mas bom. Não gosto de ver caixas todas abertas com os tubos gris sem boquilhas a entrar na aparelhagem.
Há algum contra a uniao num troço recto do tubo gris ao vd. Já o fiz, mas pergunto se legalmente há alguma oposição a isso.
Obg
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: tubo isogris vs tubo precableado

Mensagem por lcmmonteiro »

. O tubo gris é o melhor para trabalhar em pavimentos/tectos betonados, contudo é pessimo para um bom acabamento nas caixas chumbadas na alvenaria
Pode explicar?

O tubo isogris permite trabalhar com boquilhas permitindo um excelente acabamento.

Pessoalmente não recomendo a transição de uniões de tubos de diferentes gamas principalmente dentro das massas. Mas existem situações em que e possível executar de forma segura.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: tubo isogris vs tubo precableado

Mensagem por mpinto »

Quando uso tubo gris prefiro nunca usar emendas. Se as boquilhas são duras e resistente trabalha-se bem com o tubo gris. Se as boquilhas são fracas, prefiro usar boquilhas maiores e passar o tubo para dentro da caixa, depois de cravar, corto o tubo certo. Se a boquilha for muito mole e deixar o tubo sem passar a boquilha na totalidade, corre o risco de sair do sitio. A menos que crave logo os tubos e garanta que não se vai mover. Este procedimento não me choca uma vez que o tubo gris é macio e não vai ferir os condutores durante o enfiamento. Muitos técnicos não usam boquilha para o tubo gris mas não fica um trabalho muito bonito. No entanto nunca ouvi dizer, mesmo no tempo da CERTIEL, que alguém tenha tido problemas com isso.
MigTav
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 31 ago 2021, 00:08
Localização: Ponta Delgada

Re: tubo isogris vs tubo precableado

Mensagem por MigTav »

Explico:
O tubo vd permite "memorizar" uma curvatura, não fica em esforço, com aplicação da boquilha faz entradas perfeitas nas caixas. Pelo que no troço recto da parede, ascendente ou descendente, se aplicar a união para o gris o serviço fica muito perfeito nas caixas.
Sendo que os diametros são os mesmos, só o materal difere, a duvida é se é permitido o uso de união entre estes 2 tubos.

Ps: não gosto de ver caixas todas abertas na traseira com os tubos gris a entrarem na aparelhagem ao molhe...
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: tubo isogris vs tubo precableado

Mensagem por mpinto »

Não há nada que o proíba.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”