Automatização estpres eléctricos

Responder
mitrax
Curioso
Curioso
Mensagens: 55
Registado: 12 set 2008, 15:40
Localização: VNGaia
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Automatização estpres eléctricos

Mensagem por mitrax »

Bom dia,

Sei que o tema que aqui me trás já foi muito debatido por cá, no entanto não tenho encontrado nenhum tópico que se enquadre na solução que procuro.

No meu apartamento possuo estores elétricos com os standards botões de encravamento mecânico locais, não possuindo nenhum comando central que dê ordem de fecho/abertura a todos os estores, o que me obriga a fecha-los compartimento a compartimento. A minha ideia seria automatizar um pouco este processo, algo que me permitisse programar a abertura e fecho de todos os estores a uma determinada hora previamente definida.
Duas possibilidades do meu agrado seriam: - colocar um comando programável no quadro elétrico, preferencialmente wireless, que por sua vez através de algum relé desse ordem de fecho aos estores; - Colocar comandos programáveis locais em cada compartimento que substituíssem os existentes.

Alguma destas soluções seria viável? Conhecem alguma solução de marcado que se ajuste?

Saliento que no caso da primeira alternativa será praticamente impossível realizar a passagem de cablagem extra, uma vez que a que existe encontra-se embutida na parede.

Obrigado.

Cpts.


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Automatização estpres eléctricos

Mensagem por joao-pt »

Tens várias soluções, vê por exemplo a Livolo, a Shelly, a Fibaro, a Sonoff, a Schneider, entre tantas outras. Há mais soluções no mercado, umas mais caras outras mais baratas. Evita algo demasiado proprietário que em caso da marca falir te deixe com algo inútil.
mitrax
Curioso
Curioso
Mensagens: 55
Registado: 12 set 2008, 15:40
Localização: VNGaia
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Automatização estpres eléctricos

Mensagem por mitrax »

Qual a gama da Schneider?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Automatização estpres eléctricos

Mensagem por joao-pt »

Salvo erro é a Gama Unica Wireless, o nome é mesmo Unica.
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Automatização estpres eléctricos

Mensagem por Mario Lopes »

Boas tem um comando da efapel,que possivelmente fica mais em conta.
mitrax
Curioso
Curioso
Mensagens: 55
Registado: 12 set 2008, 15:40
Localização: VNGaia
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Automatização estpres eléctricos

Mensagem por mitrax »

Obrigado pelas sugestões.

Pelo analise que efectuei até ao momento, parece-me a solução da fibaro a melhor para as minhas necessidades. Isto porque pelo que entendi existe a possibilidade de fazer o comando dos reles atravês de um servidor NAS que possuo, evitando desta forma dispender dinheiro no gateway. A minha unica duvida é se poderei manter os meus inversores mecanicos actuais ou terei que substitui-los por botões de pressão. Alguém já testou algo semelhante?

Assim que tenha testado a solução ou possua mais informação partilho por aqui...
liggths
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 03 jan 2013, 10:03
Localização: Barreiro

Re: Automatização estpres eléctricos

Mensagem por liggths »

Boas
Pela experiencia que tenho, nas centralizações tenho usado os relés da efapel para o efeito, que recebem os inputs para descer ou subir, tanto dos botões que controlam a centralização ou do próprio botão do estore. Neste Caso só funciona com botão pois o relé recebe apenas impulso.
Consegue-se aplicar o relé dentro da caixa de aparelhagem do botão, é um pouco apertado mas execuível.

Relé : Efapel 81512 ou em alternativa 81511

Imagem
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Automatização estpres eléctricos

Mensagem por ENERGY »

mitrax Escreveu: 12 ago 2019, 11:01 Obrigado pelas sugestões.

Pelo analise que efectuei até ao momento, parece-me a solução da fibaro a melhor para as minhas necessidades. Isto porque pelo que entendi existe a possibilidade de fazer o comando dos reles atravês de um servidor NAS que possuo, evitando desta forma dispender dinheiro no gateway. A minha unica duvida é se poderei manter os meus inversores mecanicos actuais ou terei que substitui-los por botões de pressão. Alguém já testou algo semelhante?

Assim que tenha testado a solução ou possua mais informação partilho por aqui...
Boas
Tem aqui também outra ideia da Efapel, que é o comando geral 21311/45311S e os comandos locais podem ser 21312/45312S.
Os comandos 45311S/45312S já incluem o relê e ainda se pode adicionar comandos remotos
Cpts.
Energy
liggths
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 03 jan 2013, 10:03
Localização: Barreiro

Re: Automatização estpres eléctricos

Mensagem por liggths »

ENERGY Escreveu: 16 out 2019, 20:44
mitrax Escreveu: 12 ago 2019, 11:01 Obrigado pelas sugestões.

Pelo analise que efectuei até ao momento, parece-me a solução da fibaro a melhor para as minhas necessidades. Isto porque pelo que entendi existe a possibilidade de fazer o comando dos reles atravês de um servidor NAS que possuo, evitando desta forma dispender dinheiro no gateway. A minha unica duvida é se poderei manter os meus inversores mecanicos actuais ou terei que substitui-los por botões de pressão. Alguém já testou algo semelhante?

Assim que tenha testado a solução ou possua mais informação partilho por aqui...
Boas
Tem aqui também outra ideia da Efapel, que é o comando geral 21311/45311S e os comandos locais podem ser 21312/45312S.
Os comandos 45311S/45312S já incluem o relê e ainda se pode adicionar comandos remotos
Embora já tenha aplicado, apenas não sugeri este equipamentos devido ao custo elevado a que ficam, o qual na minha opinião não justifica. mas sim é uma outra opção, sem duvida
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Automatização estpres eléctricos

Mensagem por ENERGY »

liggths Escreveu: 16 out 2019, 20:59
ENERGY Escreveu: 16 out 2019, 20:44
mitrax Escreveu: 12 ago 2019, 11:01 Obrigado pelas sugestões.

Pelo analise que efectuei até ao momento, parece-me a solução da fibaro a melhor para as minhas necessidades. Isto porque pelo que entendi existe a possibilidade de fazer o comando dos reles atravês de um servidor NAS que possuo, evitando desta forma dispender dinheiro no gateway. A minha unica duvida é se poderei manter os meus inversores mecanicos actuais ou terei que substitui-los por botões de pressão. Alguém já testou algo semelhante?

Assim que tenha testado a solução ou possua mais informação partilho por aqui...
Boas
Tem aqui também outra ideia da Efapel, que é o comando geral 21311/45311S e os comandos locais podem ser 21312/45312S.
Os comandos 45311S/45312S já incluem o relê e ainda se pode adicionar comandos remotos
Embora já tenha aplicado, apenas não sugeri este equipamentos devido ao custo elevado a que ficam, o qual na minha opinião não justifica. mas sim é uma outra opção, sem duvida
Boas
A sua solução só fica mais barata se utilizar o relê 81511, porque se utilizar o 81512 já o preço é muito idêntico à solução que indiquei anteriormente.
Mas claro, é possível executar com qualquer das situações.
Cpts.
Energy
pedrosalereis
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 15 dez 2019, 15:53
Localização: Viana do Castelo

Re: Automatização estpres eléctricos

Mensagem por pedrosalereis »

Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”