Boa noite, comecei a estudar comandos eléctricos e estou com uma dúvida para um trabalho no cade simu. Basicamente tenho que usar o mesmo botão em duas partes do circuito, posso usa-lo duas vezes ou uso uma vez e depois uso um contacto auxiliar(com o nome do botão) de modo a representa-lo?
Desde já obrigado.
Cumprimentos, Guilherme.
Comandos eléctricos (contactos auxiliares)
-
Guilherme.8
- Faça a sua apresentação

- Mensagens: 3
- Registado: 29 mar 2019, 20:59
- Profissão: Estudante
- Localização: Lisboa
-
edeluz
- Pré Oficial

- Mensagens: 668
- Registado: 09 out 2016, 16:59
- Profissão: Electricista
- Enviou: 102 vezes
- Agradecimento recebido: 19 vezes
Re: Comandos eléctricos (contactos auxiliares)
Olá,Guilherme.8 Escreveu: ↑29 mar 2019, 21:09 Boa noite, comecei a estudar comandos eléctricos e estou com uma dúvida para um trabalho no cade simu. Basicamente tenho que usar o mesmo botão em duas partes do circuito, posso usa-lo duas vezes ou uso uma vez e depois uso um contacto auxiliar(com o nome do botão) de modo a representa-lo?
Desde já obrigado.
Cumprimentos, Guilherme.
Depende o que o botão vai fazer. Coloca o esquema aqui para melhor conseguirmos ajudar/esclarecer.
Cumps
-
Guilherme.8
- Faça a sua apresentação

- Mensagens: 3
- Registado: 29 mar 2019, 20:59
- Profissão: Estudante
- Localização: Lisboa
Re: Comandos eléctricos (contactos auxiliares)
edeluz Escreveu: ↑29 mar 2019, 22:07Olá,Guilherme.8 Escreveu: ↑29 mar 2019, 21:09 Boa noite, comecei a estudar comandos eléctricos e estou com uma dúvida para um trabalho no cade simu. Basicamente tenho que usar o mesmo botão em duas partes do circuito, posso usa-lo duas vezes ou uso uma vez e depois uso um contacto auxiliar(com o nome do botão) de modo a representa-lo?
Desde já obrigado.
Cumprimentos, Guilherme.
Depende o que o botão vai fazer. Coloca o esquema aqui para melhor conseguirmos ajudar/esclarecer.
Cumps
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
- Duende
- Velha Guarda

- Mensagens: 135
- Registado: 03 set 2008, 16:24
- Profissão: Electromecânico
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 9 vezes
Re: Comandos eléctricos (contactos auxiliares)
Boa noite,
Se não estou em erro...
Se precisas que o botão Bval1 acione 2 comandos em simultâneo, então para a bobine KM21 terás o Bval1 13/14, e para a bobine KA1 terás o Bval1 23/24.
Será um botão de 2 contactos NO
Espero ter ajudado
Cumprimentos
Se não estou em erro...
Se precisas que o botão Bval1 acione 2 comandos em simultâneo, então para a bobine KM21 terás o Bval1 13/14, e para a bobine KA1 terás o Bval1 23/24.
Será um botão de 2 contactos NO
Espero ter ajudado
Cumprimentos
-
Guilherme.8
- Faça a sua apresentação

- Mensagens: 3
- Registado: 29 mar 2019, 20:59
- Profissão: Estudante
- Localização: Lisboa
Re: Comandos eléctricos (contactos auxiliares)
Boa noite, é exactamente isso, apenas não sabia se podia por o botão duas vezes, visto que em termos físicos só existe 1 botão Bvai1. Dai querer por um contacto auxiliar a "fazer de botão Bvai1".
Obrigado pela ajuda!!
Cumprimentos