neutro atrvez de lampadas

assis
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 24 abr 2008, 21:50

neutro atrvez de lampadas

Mensagem por assis » 07 mai 2008, 22:24

Seria posivel conseguir um bom neutro( capaz de ligar uma furadeira ou uma maquina de solda), ligando em estrela, tres lampadas de 127v em tensão de rede de 220 v trifasico?



Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5129
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Profissão: Electricista
Localização: PORTO
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 144 vezes

Re: neutro atrvez de lampadas

Mensagem por nelmindo » 07 mai 2008, 23:41

nunca irás ter um "neutro" ligando dessa maneira. Irás ter sempre um desequilibrio nas tensões, ainda por cima numa "furadeira" que tem uma carga dinamica. Mesmo usando receptores com a mesma carga nas outras fazes, ao "a" usares, vais voltar a desequilibrar a estrela e vais estar nisto eternamente, sempre a tentar equilibrar, e já estou a falar por alto, porque nem se fala nestes sistemas em componentes indutivas, que estarão associadas, dificultanto ainda mais o equilibrio

miguelitomiranda
Curioso
Curioso
Mensagens: 26
Registado: 21 out 2010, 14:54

Re: neutro atrvez de lampadas

Mensagem por miguelitomiranda » 02 nov 2010, 19:01

ah uma maneira de resoler o problema... medes a corrente que te gasta o "furadeiro ou maquina de soldar" depois tens de arranjar um riostato que te permita gastar uma corrente igual a do aparelho ... ai podes obter um equilibrio de corrente ...

agora tens de ter em conta que esse equipamento tem de ter um consumo contante
Miguel Castro

RJSC
Curioso
Curioso
Mensagens: 7
Registado: 24 dez 2009, 00:34
Localização: Aveiro

Re: neutro atrvez de lampadas

Mensagem por RJSC » 12 dez 2010, 17:39

Se não há outra hipótese apostava numa boa estaca de terra com muito baixa impedância, mas se há disjuntor diferencial na instalação não funciona.

Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 4991
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Profissão: Professor/Lic. Controlo Industrial
Localização: Braga
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: neutro atrvez de lampadas

Mensagem por Duzia12 » 21 jan 2011, 12:06

Complicação, como o Nelmindo explicou isso é impossível para grandes cargas.
Última edição por Duzia12 em 24 jan 2011, 19:16, editado 1 vez no total.

csquadro1
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 19 jan 2011, 17:43

Re: neutro atrvez de lampadas

Mensagem por csquadro1 » 23 jan 2011, 19:27

corrijam-me se estiver enganado, mas para quê o neutro? se temos 220V trifásicos (tensão composta 220V, tensão simples 110V), então temos 220 entre 2 fases, o importante é a diferença de potencial de 220 V, podendo assim ligar um berbequim de 220V sem qualquer problema a duas fases.
Última edição por csquadro1 em 24 jan 2011, 00:11, editado 2 vezes no total.

jorgealves
Curioso
Curioso
Mensagens: 35
Registado: 19 dez 2010, 19:32
Localização: Ericeira, Portugal
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: neutro atrvez de lampadas

Mensagem por jorgealves » 23 jan 2011, 21:06

só que assim estava em bifasico o que é muito diferente de monofasico, certo?

monofasico= 1 fase, tensão simples entre fase e neutro\terra de 230v em Portugal e 110V no Brasil (penso eu de que),

bifasico= 2 fases, tensão composta entre duas fases 440v em portugal e 220v no Brasil(penso eu).

Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 4991
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Profissão: Professor/Lic. Controlo Industrial
Localização: Braga
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: neutro atrvez de lampadas

Mensagem por Duzia12 » 24 jan 2011, 19:06


jose cardoso
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 123
Registado: 19 jun 2010, 09:21
Localização: porto
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: neutro atrvez de lampadas

Mensagem por jose cardoso » 29 jan 2011, 08:43

jorgealves Escreveu:só que assim estava em bifasico o que é muito diferente de monofasico, certo?

monofasico= 1 fase, tensão simples entre fase e neutro\terra de 230v em Portugal e 110V no Brasil (penso eu de que),

bifasico= 2 fases, tensão composta entre duas fases 440v em portugal e 220v no Brasil(penso eu).
BOAS, como é que tens 440 v entre duas fases? já ouviste falar que cada fase esta desfasada 120º?
teras a volta de 380 volts entre duas fases.

Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5129
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Profissão: Electricista
Localização: PORTO
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 144 vezes

Re: neutro atrvez de lampadas

Mensagem por nelmindo » 29 jan 2011, 11:47

jose cardoso Escreveu:
jorgealves Escreveu:só que assim estava em bifasico o que é muito diferente de monofasico, certo?

monofasico= 1 fase, tensão simples entre fase e neutro\terra de 230v em Portugal e 110V no Brasil (penso eu de que),

bifasico= 2 fases, tensão composta entre duas fases 440v em portugal e 220v no Brasil(penso eu).
BOAS, como é que tens 440 v entre duas fases? já ouviste falar que cada fase esta desfasada 120º?
teras a volta de 380 volts entre duas fases.
Portugal: 400V (tensão composta)

miguelitomiranda
Curioso
Curioso
Mensagens: 26
Registado: 21 out 2010, 14:54

Re: neutro atrvez de lampadas

Mensagem por miguelitomiranda » 15 fev 2011, 18:27

não é preciso muito...

o que eu faria era o seguinte...

arranjava um motor trifasico.. e um gerador monofasico ... e lagava.os ... envolvendo mecanica xD
Miguel Castro

Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 4991
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Profissão: Professor/Lic. Controlo Industrial
Localização: Braga
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: neutro atrvez de lampadas

Mensagem por Duzia12 » 15 fev 2011, 19:01

Isso era uma boa solução

Martantonio
Curioso
Curioso
Mensagens: 8
Registado: 19 jan 2011, 01:14
Profissão: Eletricista
Localização: Évora

Re: neutro atrvez de lampadas

Mensagem por Martantonio » 23 fev 2011, 23:06

Não estou bem certo, mas consegues com um transformador se tiveres duas fases, ligar qualquer aparelho.

Avatar do Utilizador
andrebotelho
Curioso
Curioso
Mensagens: 26
Registado: 04 mar 2011, 22:41
Localização: Cadaval

Re: neutro atrvez de lampadas

Mensagem por andrebotelho » 04 mar 2011, 23:11

O melhor é arranjares um transformador triângulo/estrela com relação 1:1.
###########
Cumprimentos.
André Botelho

digitest
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 03 mar 2011, 23:11
Localização: guimaraes

Re: neutro atrvez de lampadas

Mensagem por digitest » 06 mar 2011, 17:15

ola boas a todos ,podes mandar bobinar um transformador ,qualquer bobinador faz isso na boa , entram 400v e sai 230v com neutro mas tens de ter atenção a um pequeno ponto o que quer que seja que ligues a fase não deve ser a mesma que esta a ser usada para criar o neutro.

Responder

Voltar para “Protótipos Elétricos”