Futuro do KNX

Responder
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 12 vezes

Futuro do KNX

Mensagem por migjac » 18 out 2018, 09:48

Na vossa opinião acham que o knx será competitivo?
Com a amazon, apple, google, Samsung Smarthings, Xiaomi, Home Assistant aparecerem com soluções com pouca programação e facilmente customizável não vos parece que o KNX terá os dias contados?

Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Profissão: Engenheiro Eletrotécnico
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 24 vezes

Re: Futuro do KNX

Mensagem por Gil82 » 18 out 2018, 09:57

Boas!

Para soluções completas não estou a ver o KNX com os dias contados.
Para quem não quer um sistema completo tem várias opções como as que foram anunciadas. Depende do que o cliente deseja.

Cumps!

RicardoENTA
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 09 out 2016, 14:14
Profissão: Estudante
Agradecimento recebido: 9 vezes

Mensagem por RicardoENTA » 18 out 2018, 10:05

Não podes comparar um protocolo de comunicação com marcas…
A vantagem do KNX é poder ter numa instalação domótica vários equipamentos de várias marcas (que estejam no protocolo). Até acho simples a maneira como se programa no KNX.
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"

rfssantos
Curioso
Curioso
Registado: 09 jun 2011, 11:44

Mensagem por rfssantos » 12 nov 2018, 15:37

O KNX também integra com essas pseudo soluções. É um protocolo multimarca, por isso há-de sempre haver alguém que o integre com o novo brinquedo de IoT.
Eu não considero IoT domótica, já que são, demasiadas vezes, soluções avulsas. Mas tenho uns botões da amazon (dash buttons) para integrar (Hackear) com KNX. Aí sim, para todos os sítios onde me dava jeito ter um interruptor mas não o coloquei (são wifi a pilhas).
Ou colocar a amiga Alexa a ligar as luzes da sala (knx), o que é relativamente simples.
Cuidado écom esses aparelhos na mesma subnet da rede caseira. A segurança deles deixa a desejar (IoT= problemas de segurança informática).
Uma solução é colocar numa rede "guest" (perde-se a capacidade de controlar a instalação) ou criar regras de firewall (o echo dot não precisa de contactar o meu computador pessoal)

jjaa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 19 fev 2013, 13:37
Enviou: 6 vezes

Mensagem por jjaa » 06 dez 2018, 16:30

Boas,

Efectivamente, IoT, não é domótica é algo mais amplo e que também pode ser domótica, como em tudo na informática, é necessário ter cuidado com quem faz o quê.

Normalmente a segurança é o maior problema nestes sistemas.

Pessoalmente, estou a fazer casa e, além de KNX e sistemas de marca, conto ter umas quantas Raspebrry PI a fazer uma série de serviços (se conseguir manter a paciência e não optar por soluçõs no mercado) incluindo, muito provavelmente, integração com Google.

Digo muito provavelmente porque não sou grande adepto de ter acessos online - a casa deve ser inteligente por si só, se tiver que a controlar a partir do telemóvel, não a posso considerar automática e muito menos inteligente...

De facto a programação é simples. Mais complicado às vezes é perceber o que o fabricante quer dizer, nas fichas de programação dos equipamentos.

Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitante