digam-me uma coisa...
é obrigatório ao abrigo da nova lei, um eletricista ter um seguro de responsabilidade civil?
ou caso o técnico chame uma entidade inspetora para certificar qualquer instalação, está livre de possuir o referido seguro?
Seguro de responsabilidade civil
-
Nelson Pinho
- Velha Guarda

- Mensagens: 698
- Registado: 05 nov 2012, 20:32
- Localização: Porto
- Enviou: 5 vezes
-
Electroo
- Curioso

- Mensagens: 81
- Registado: 21 nov 2016, 11:56
- Profissão: Estudante
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 4 vezes
Re: Seguro de responsabilidade civil
Nelson Pinho Escreveu: ↑06 jul 2018, 14:43 digam-me uma coisa...
é obrigatório ao abrigo da nova lei, um eletricista ter um seguro de responsabilidade civil?
ou caso o técnico chame uma entidade inspetora para certificar qualquer instalação, está livre de possuir o referido seguro?
Segundo Lei n.º 14/2015 - artigo 4º -> Entidades instaladoras e técnicos responsáveis pela execução de instalações elétricas de serviço particular
3 — Para as instalações elétricas de serviço particular
de baixa tensão, com potência até 41,4 kVA, inclusive, a
responsabilidade pela execução pode ser assumida por
um técnico responsável pela execução, a título individual,
desde que este disponha de um seguro de responsabilidade
civil válido para cobrir quaisquer danos corporais e materiais
sofridos por terceiros, no decurso e em resultado do
exercício da sua atividade, no valor mínimo de € 50 000.
4 — O seguro referido no número anterior pode ser
substituído por seguro, garantia financeira ou instrumento
equivalente, que cubra, nos termos previstos nos números
anteriores, as respetivas atividades a exercer em território
nacional, nos termos do artigo 13.º do Decreto -Lei
n.º 92/2010, de 26 de julho.
-
ENERGY
- Team Apoio

- Mensagens: 5557
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Profissão: Eletricista
- Localização: Portugal de Norte a Sul
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 197 vezes
Re: Seguro de responsabilidade civil
BoasNelson Pinho Escreveu: ↑06 jul 2018, 14:43 digam-me uma coisa...
é obrigatório ao abrigo da nova lei, um eletricista ter um seguro de responsabilidade civil?
ou caso o técnico chame uma entidade inspetora para certificar qualquer instalação, está livre de possuir o referido seguro?
Ter seguro sempre foi um ato obrigatório, que eu saiba as entidades Inspetoras não solicitam o comprovativo de tal seguro.
No entanto para quem vai agora fazer a inscrição na DGEG, esta sim, parece que já pede o comprovativo de seguro.
Mas em 2020 quando todos tivermos de fazer a inscrição/renovação de inscrição na DGEG aí parece que ninguém vai escapar, todos vão ter de apresentar o comprovativo, exceto os Técnicos que trabalham ao serviço de uma empresa, e aí pode ser o seguro dessa empresa a apresentar.
Mas para além deste seguro, existe outro que a maioria desconhece, que é o seguro de Responsabilidade Profissional.
Vou dar um pequeno exemplo, um eletricista instala uma tomada numa parede forrada a vidro, aperta um pouco mais os parafusos e o vidro estala, se enviar essa ocorrência para o seguro de responsabilidade civil, para este pagar o vidro, a resposta é imediata que não pagam, e encaminham para o Seguro de responsabilidade profissional, que a moiria não tem, e que devia de ser também obrigatório, e que a maioria das companhias se nega a fazer.
Cpts.
Energy
Energy
- Mário
- Team Apoio

- Mensagens: 7527
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Localização: Lisboa
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 136 vezes
Re: Seguro de responsabilidade civil
Boas
As companhias só fazem se o cliente tiver lá mais apólices , e é de responsabilidade empresarial.
O que tenho actualmente é de 1 milhão.
Cump.
Mário
As companhias só fazem se o cliente tiver lá mais apólices , e é de responsabilidade empresarial.
O que tenho actualmente é de 1 milhão.
Cump.
Mário
Lembrem-se ! Mais detalhes = Melhores respostas
Também: Se receberem uma resposta, é educado responder a ela.
Também: Se receberem uma resposta, é educado responder a ela.
-
ENERGY
- Team Apoio

- Mensagens: 5557
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Profissão: Eletricista
- Localização: Portugal de Norte a Sul
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 197 vezes
Re: Seguro de responsabilidade civil
Boas
Esse seguro de Responsabilidade Empresarial, cobre o risco profissional dos colaboradores ao serviço da empresa?
Cpts.
Energy
Energy
- Mário
- Team Apoio

- Mensagens: 7527
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Localização: Lisboa
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 136 vezes
Re: Seguro de responsabilidade civil
Boas
Cobre a responsabilidade que possa ser atribuída à empresa
Cump.
Mário
Cobre a responsabilidade que possa ser atribuída à empresa
Cump.
Mário
Lembrem-se ! Mais detalhes = Melhores respostas
Também: Se receberem uma resposta, é educado responder a ela.
Também: Se receberem uma resposta, é educado responder a ela.
-
Pimenta
- Velha Guarda

- Mensagens: 301
- Registado: 14 jan 2014, 22:57
- Profissão: Eng. Electrotécnico
- Localização: Vila Real
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 5 vezes
Re: Seguro de responsabilidade civil
Acho que a questão do colega não era bem essa...
O seguro de responsabilidade civil é obrigatório tal como na descrição da lei!
Agora, quem faz essa verificação, eu sinceramente não sei... alguém sabe?
O seguro de responsabilidade civil é obrigatório tal como na descrição da lei!
Agora, quem faz essa verificação, eu sinceramente não sei... alguém sabe?
-
Gil82
- Velha Guarda

- Mensagens: 232
- Registado: 14 abr 2010, 19:15
- Profissão: Engenheiro Eletrotécnico
- Localização: Barreiro
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 24 vezes
Re: Seguro de responsabilidade civil
Boas!
Ainda não fiz a inscrição da DGEG, mas poderei brevemente vir a fazer.
Para a realização de projetos a nível individual é necessário apresentar um seguro de responsabilidade civil a título individual ou chega o seguro da Ordem dos Engenheiros?
E na responsabilidade de execução o seguro pode ser no nome de uma empresa?
Cumps!
Ainda não fiz a inscrição da DGEG, mas poderei brevemente vir a fazer.
Para a realização de projetos a nível individual é necessário apresentar um seguro de responsabilidade civil a título individual ou chega o seguro da Ordem dos Engenheiros?
E na responsabilidade de execução o seguro pode ser no nome de uma empresa?
Cumps!