Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Avatar do Utilizador
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 278
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Localização: Póvoa de Varzim
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Mensagem por Kykoo »

papacurvas Escreveu: 15 mai 2020, 00:11 Esperava um exemplo igual mas com motorizações diferentes ( gasolina/gasóleo/hibrido/elétrico) assim se fazem comparações.
Quantos modelos eléctricos de gama de entrada é que conhece que tenham o mesmo modelo em versões de combustão?

Mas pk temos de comprar novo?!?
Queixa-se que não sei comparar e depois quer comparar viaturas usadas sabendo que as mesmas estão em diferentes estados de conservação, adicionando múltiplas variáveis, em vez de comparar nominalmente à saída da linha de produção. Decida-se! :)

Fala e muito bem da nossa economia, mas o que vejo mais são pessoas a comprar a cima das suas possibilidades.
Se a coisa que melhor demonstra isso são os carros, compra se marcas primium e depois não se cumpre o plano de manutenção do fabricante, não se vai a oficina oficial, peças é da "concorrência"...... Concordo em absoluto!

Um VE é para todos? Não. Tem constrangimentos ? Sim. Mas também os tiveram os primeiros a comprar o modelo T.
Vejo que concorda comigo, indo ao principio da minha intervenção em que os veículos eléctricos não são uma ainda uma solução, uma vez que a aquisição dos mesmos não é transversal. Há quem possa comprar um veículo a combustão e não ter a mesma capacidade financeira para um modelo eléctrico básico.

O que peço sempre quando se fala em comprar um carro " já ponderas te um elétrico? " Vamos lá ver os prós e contras e fazer as contas.
No final a conclusão pode ser um GPL ou hibrido.
Diria mais, pode até ser de nem comprar carro nenhum!

Devemos estar gratos por ter por onde escolher, se podermos ajudar o ambiente melhor.

Mais alguma informação: https://www.deco.proteste.pt/auto/autom ... s-de-euros
Sem dúvida que o factor ambiental deveria ser uma preocupação de todos, contudo não podemos deixar de observar a realidade à nossa volta. Efectivamente a procura dos veículos eléctricos tem sentido um ligeiro aumento, contudo quantos modelos encontramos no top 25 das viaturas mais vendidas em portugal? Qual o preço médio de compra desse top 25? Pois é...

Era bom termos todos veículos super-eficientes e amigos do ambiente? Era. Vai acontecer? Não sei.
Ainda por cima com a tempestade que aí vem, mais difícil vai ser ainda...


Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
ruicarlov
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 11 mai 2020, 18:18
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Mensagem por ruicarlov »

Kykoo Escreveu: 14 mai 2020, 17:41 Eu não sou contra os veículos electricos!

Se quer números, começamos pelo principal: a aquisição!
Bastam os 20000€ de diferença entre a aquisição do veículo eléctrico e um veículo a combustão interna, no mesmo segmento. Diga-me como e quando acha que vai recuperar essa diferença? Se acha que sim, desafio-o a provar o contrário. Também gosto muito de números...
Ok, para comparações o mais próximo possível, que tal um carro que existe em várias versões, como o Hyundai Kauai.
O PVP do modelo a gasóleo de 136cv é de 25 056€
O PVP do modelo 100% elétrico 136cv é 38 505€

Vamos a outro exemplo: peugeot 208.
Versão gasolina 130 cv, com PVP 23 220€
Versão elétrica 136 cv, com PVP 30 350€

Só assim comparamos laranjas com laranjas. Embora os VE sejam mais caros, não chegam a 20000€ de diferença para os seus equivalentes a combustão. Agora naturalmente que o problema é que ainda não existem nas gamas de entrada baixas, tipo Pegueot 108.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Mensagem por ohmico »

papacurvas Escreveu: 14 mai 2020, 19:24 Kykoo pelo post parecia me que era contra os VE.

Se não se importar eu ficava me pela troca de ideias em vez de desafios.

Qual a marca/modelo/versão dentro da mesma categoria com essa diferença de 20K ?
ohmico Escreveu: 14 mai 2020, 19:14 À falta de melhor vão enganando o pessoal com a utilização na armazenagem de energia.
Porque diz isso ?

Boas,

http://www.valorcar.pt/pt/novidades/17/ ... de-energia

Ohmico
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Mensagem por ohmico »

ruicarlov Escreveu: 15 mai 2020, 16:05
Kykoo Escreveu: 14 mai 2020, 17:41 Eu não sou contra os veículos electricos!

Se quer números, começamos pelo principal: a aquisição!
Bastam os 20000€ de diferença entre a aquisição do veículo eléctrico e um veículo a combustão interna, no mesmo segmento. Diga-me como e quando acha que vai recuperar essa diferença? Se acha que sim, desafio-o a provar o contrário. Também gosto muito de números...
Ok, para comparações o mais próximo possível, que tal um carro que existe em várias versões, como o Hyundai Kauai.
O PVP do modelo a gasóleo de 136cv é de 25 056€
O PVP do modelo 100% elétrico 136cv é 38 505€

Vamos a outro exemplo: peugeot 208.
Versão gasolina 130 cv, com PVP 23 220€
Versão elétrica 136 cv, com PVP 30 350€

Só assim comparamos laranjas com laranjas. Embora os VE sejam mais caros, não chegam a 20000€ de diferença para os seus equivalentes a combustão. Agora naturalmente que o problema é que ainda não existem nas gamas de entrada baixas, tipo Pegueot 108.
Boas,

estes preços já incluem as baterias??

Ohmico
Avatar do Utilizador
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 278
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Localização: Póvoa de Varzim
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Mensagem por Kykoo »

ruicarlov Escreveu: 15 mai 2020, 16:05
Kykoo Escreveu: 14 mai 2020, 17:41 Eu não sou contra os veículos electricos!

Se quer números, começamos pelo principal: a aquisição!
Bastam os 20000€ de diferença entre a aquisição do veículo eléctrico e um veículo a combustão interna, no mesmo segmento. Diga-me como e quando acha que vai recuperar essa diferença? Se acha que sim, desafio-o a provar o contrário. Também gosto muito de números...
Ok, para comparações o mais próximo possível, que tal um carro que existe em várias versões, como o Hyundai Kauai.
O PVP do modelo a gasóleo de 136cv é de 25 056€
O PVP do modelo 100% elétrico 136cv é 38 505€

Vamos a outro exemplo: peugeot 208.
Versão gasolina 130 cv, com PVP 23 220€
Versão elétrica 136 cv, com PVP 30 350€

Só assim comparamos laranjas com laranjas. Embora os VE sejam mais caros, não chegam a 20000€ de diferença para os seus equivalentes a combustão. Agora naturalmente que o problema é que ainda não existem nas gamas de entrada baixas, tipo Pegueot 108.
Mas afinal vamos comparar meios de transporte ou vamos colocar a bitola na potência entre motores? Vamos também colocar no binário? Aceleração? Espaço interior? Sensação de condução? Vamos por a bitola na autonomia: qual o eléctrico que se pode comparar?

Volto a dizer que a minha intervenção tem por base num critério muito simples:
Um português médio, necessita de veículo próprio (para ir para o trabalho, levar os miúdos à escola, ir ás compras, passear, etc). Agora pergunto:
Qual o veículo que ele pode comprar entre os EV e os de CI? Não vou dar exemplos, porque já os dei atrás.

Um veículo eléctrico custa no mínimo 30k! Se for analizado o preço médio dos 25 veículos mais vendidos em portugal sabem qual o valor médio?
Vamos continuar a teimar que toda a gente pode dar 600€/mês por um carro eléctrico? Eu não falo por mim, falo pelas estatísticas...

Reitero que infelizmente, o veículo eléctrico ainda não é solução, pois não pode ser considerado por todos aqueles que actualmente necessitam de um carro, devido aos preços! A Lamborghini, Porsche, Ferrari não deixa de vender pois não? Agora pergunto: é uma solução que todos podem ter ou é apenas para um nicho de mercado?
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Mensagem por Mário »

Boas

https://www.wattson.pt/carros/hyundai-k ... ic-64-kwh/

https://www.wattson.pt/carros/peugeot-e-208-gt/

Se for hibrido tenho o Panamera 4 E-Hybrid 10 Years Edition
A partir de EUR 136 255,00 mas fazem desconto de cliente com frota

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ruicarlov
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 11 mai 2020, 18:18
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Mensagem por ruicarlov »

ohmico Escreveu: 15 mai 2020, 16:52 Boas,

estes preços já incluem as baterias??

Ohmico
Sim, claro. Poucas são as marcas que atualmente ainda usam o aluguer de baterias. É maioritariamente a Renault.
Kykoo Escreveu: 15 mai 2020, 18:18 Mas afinal vamos comparar meios de transporte ou vamos colocar a bitola na potência entre motores? Vamos também colocar no binário? Aceleração? Espaço interior? Sensação de condução? Vamos por a bitola na autonomia: qual o eléctrico que se pode comparar?
Você é que começou por dizer que os elétricos custavam 20000€ mais que CI para o mesmo segmento. Por isso coloquei carros iguais em tudo menos no método de propulsão. Quem os vir vê que são praticamente idênticos, logo comparação mais próxima não há.
Avatar do Utilizador
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 278
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Localização: Póvoa de Varzim
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Mensagem por Kykoo »

ruicarlov Escreveu: 15 mai 2020, 20:52 Você é que começou por dizer que os elétricos custavam 20000€ mais que CI para o mesmo segmento. Por isso coloquei carros iguais em tudo menos no método de propulsão. Quem os vir vê que são praticamente idênticos, logo comparação mais próxima não há.
Disse e repito que existem diferenças de 20000€ no mesmo segmento, não disse o mesmo modelo. Dei como exemplo o Zoe e o Twingo da mesma marca, do mesmo segmento! Qual a parte do meu post que não percebeu?

O objectivo da minha intervenção é: olhando para a realidade portuguesa, qual o carro eléctrico que um português médio consegue comprar, de forma a que os veículos eléctricos sejam uma solução universal?

Mais, vou-lhe perguntar directamente:
Quanto custa o veículo eléctrico que conhece que seja o mais acessível?
Quanto custa o veículo a combustão interna que seja o mais acessível?
Qual é o veículo mais vendido em Portugal?
Quais são os 5 modelos com aumento da procura?
Qual é o preço medio dos ligeiros de passageiros do Top 25?

É difícil de perceber que a procura está intrinsecamente ligada à disponíbilidade do poder de compra? Estamos a falar do mercado Português! Da última vez que vi, isto ainda era Portugal, a menos que agora sejamos todos alemães...

Fico a aguardar as suas respostas!

Como é óbvio, dentro da disponibilidade do poder de compra, cada um escolhe o que quer, eléctrico, plugin, diesel, gasolina e ninguém tem nada haver com isso!

Sinceramente parece-me que começa a haver um fundamentalismo nisto, o que é de lamentar, até porque de todos os comentários nem sequer parecem perceber que ninguém está contra os eléctricos. Parece mesmo difícil perceber o acesso e aplicabilidade da universalidade desta solução actualmente. Ou os eléctricos baixam de forma a que as pessoas os possam comprar ou espera-se que aumente o poder de compra!

Pergunta bônus: qual é que acha que vai acontecer primeiro?
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
papacurvas
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 25 abr 2020, 16:21
Localização: Moita
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Mensagem por papacurvas »

ohmico Escreveu: 15 mai 2020, 16:50
papacurvas Escreveu: 14 mai 2020, 19:24 Kykoo pelo post parecia me que era contra os VE.

Se não se importar eu ficava me pela troca de ideias em vez de desafios.

Qual a marca/modelo/versão dentro da mesma categoria com essa diferença de 20K ?
ohmico Escreveu: 14 mai 2020, 19:14 À falta de melhor vão enganando o pessoal com a utilização na armazenagem de energia.
Porque diz isso ?

Boas,

http://www.valorcar.pt/pt/novidades/17/ ... de-energia

Ohmico
Continuo sem perceber onde é que andam a enganar o pessoal…...
papacurvas
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 25 abr 2020, 16:21
Localização: Moita
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Mensagem por papacurvas »

Kykoo Escreveu: 15 mai 2020, 23:18
O objectivo da minha intervenção é: olhando para a realidade portuguesa, qual o carro eléctrico que um português médio consegue comprar, de forma a que os veículos eléctricos sejam uma solução universal?

Pergunta bônus: qual é que acha que vai acontecer primeiro?
Caro Kykoo

Neste momento o VE não é uma solução universal é mais uma alternativa que se deve equacionar ao comprar um carro. Como é o hibrido, GPL ou não comprar, como referiu e bem.

A realidade Portuguesa do português médio que EU vejo é comprar BMW e Mercedes com 8-10anos, importados e carregados de KM´S que mal o carro tem um problema maior, não têm dinheiro para o arranjar.

Vejo a existirem mais VE´s, não por vontade dos construtores mas por obrigação, a entrada dos Chineses na Europa aumentando a concorrência. Aumento do mercado de usados, possibilidade de troca de baterias com mais capacidade.

Aumento do poder de compra? nem por isso….. :?
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Mensagem por ohmico »

papacurvas Escreveu: 15 mai 2020, 23:21
ohmico Escreveu: 15 mai 2020, 16:50
papacurvas Escreveu: 14 mai 2020, 19:24 Kykoo pelo post parecia me que era contra os VE.

Se não se importar eu ficava me pela troca de ideias em vez de desafios.

Qual a marca/modelo/versão dentro da mesma categoria com essa diferença de 20K ?
ohmico Escreveu: 14 mai 2020, 19:14 À falta de melhor vão enganando o pessoal com a utilização na armazenagem de energia.
Porque diz isso ?

Boas,

http://www.valorcar.pt/pt/novidades/17/ ... de-energia

Ohmico
Continuo sem perceber onde é que andam a enganar o pessoal…...

Boas,

eu entendo que seja difícil de perceber, mas trata-se de baterias com a capacidade abaixo de 70% da capacidade nominal que são aplicadas na "ante-câmara" da vala comum.

Não é nem mais nem menos do que empurrar o problema da reciclagem para as calendas.

Já agora, falta falar da substituição da bateria ao fim de cerca de oito anos, quanto custa? ou será que os governos vão subsidiar os fabricantes, tal como é feito agora nos VE novos, sob o disfarce de subsídio ao comprador?

Tratemos deste assunto com seriedade e respeitando as opiniões quer a favor quer contra, mais a mais, que sem dúvida, a grande maioria está a favor da defesa do meio ambiente.

Defendamos o ambiente com consciência e sem radicalismos.

Ohmico
ruicarlov
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 11 mai 2020, 18:18
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Mensagem por ruicarlov »

ohmico Escreveu: 16 mai 2020, 14:20 Não é nem mais nem menos do que empurrar o problema da reciclagem para as calendas.

Já agora, falta falar da substituição da bateria ao fim de cerca de oito anos, quanto custa? ou será que os governos vão subsidiar os fabricantes, tal como é feito agora nos VE novos, sob o disfarce de subsídio ao comprador?
A indústria da reciclagem de algo tão complexo necessita de escala, que ainda não existe neste momento. Provavelmente será uma questão semelhante à das baterias de chumbo, cujo processo de reciclagem foi evoluindo com o tempo. A utilização como fonte de armazenamento, cuja exigência é muito menor do que a de um carro deve dar para vários anos de utilização. Processos de reciclagem já existem, é uma questão de tornar o processo mais eficiente e organizado, um pouco como tem vindo a acontecer com as baterias dos telemóveis.

Quando ao substituir uma bateria ao fim de 8 anos, estou para ver se isso será necessário. Os veículos de primeira geração tinham baterias com tempos de vida mais limitados, o que levou a alguma trocas. Nos modelos atuais a degradação das baterias tem progredido a um ritmo bastante menor. Estes carros ainda não estão há tempo suficiente no mercado para avaliar em termos médios o que acontece ao fim de 8 anos. Muito provavelmente estamos a caminhar no sentido de uma bateria poder ser para a vida útil de um carro, talvez menos para carros com muitos milhares de km e ciclos da bateria.
papacurvas
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 25 abr 2020, 16:21
Localização: Moita
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Mensagem por papacurvas »

eu entendo que seja difícil de perceber, mas trata-se de baterias com a capacidade abaixo de 70% da capacidade nominal que são aplicadas na "ante-câmara" da vala comum.
Gostei desta " antecâmara da vala comum"

Se alguém quiser vir aqui a minha "antecâmara" colocar uma bateria está a vontade para o fazer.

Mas de onde vem essa ideia que as baterias têm de ser substituídas ao final de 8 anos? Pode ter que ser ao fim de dois anos como 10 ou 20, se o dono continuar a conseguir fazer a sua vida normal com o carro, porque de substituir a bateria ?!?

Ruicarlov está se a criar um caminho evolutivo como foi o motor a combustão e outras tecnologias. Aqui a diferença, infelizmente, é que nem todas as marcas querem colocar dinheiro e saber em prol dessa evolução.
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Veículos elétricos têm um custo oculto, não são assim ecológicos

Mensagem por Mario Lopes »

OS eléctricos não são a solução ... Quando se sobe uma escada, não se passa para o ultimo degrau XD.
Responder

Voltar para “Eficiência Energética”