Um pouco desiludido com iluminação LED (tubulares)

ElectroescadaS
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 172
Registado: 08 fev 2010, 23:55
Localização: Parede
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 10 vezes
Contacto:

Um pouco desiludido com iluminação LED (tubulares)

Mensagem por ElectroescadaS »

Saudações

Fiz hoje pela primeira vez a alteração de uma armadura fluorescente de 58 Watts simples para uma tubular Led de 20 Watts cujo tamanho da lâmpada é exactamente igual mas tal não é o meu espanto que o fluxo luminoso desta tubular LED é extremamente fraco (2000 Lumens). Se uma fluorescente de 58 Watts tem cerca de 5000 Lumens de fluxo luminoso, as tubulares Leds não deveriam ter um fluxo algo parecido às fluorescentes?

Pergunto isto porque (se calhar estou errado) as lâmpadas de formato normal de LEDs para casquilhos E27 parecem-me ser de maior fluxo luminoso que as ditas económicas (neste ponto não sei quais os Lumens duma económica para uma LED)...


Imagem
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Um pouco desiludido com iluminação LED (tubulares)

Mensagem por ENERGY »

ElectroescadaS Escreveu: 09 out 2017, 19:44
Saudações

Fiz hoje pela primeira vez a alteração de uma armadura fluorescente de 58 Watts simples para uma tubular Led de 20 Watts cujo tamanho da lâmpada é exactamente igual mas tal não é o meu espanto que o fluxo luminoso desta tubular LED é extremamente fraco (2000 Lumens). Se uma fluorescente de 58 Watts tem cerca de 5000 Lumens de fluxo luminoso, as tubulares Leds não deveriam ter um fluxo algo parecido às fluorescentes?

Pergunto isto porque (se calhar estou errado) as lâmpadas de formato normal de LEDs para casquilhos E27 parecem-me ser de maior fluxo luminoso que as ditas económicas (neste ponto não sei quais os Lumens duma económica para uma LED)...
Boas
Na Philips tens por exemplo lâmpadas de 28W/35W/54W/80W, tudo isto para uma armadura com 1500mm, claro o preço é que é muito diferente.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Um pouco desiludido com iluminação LED (tubulares)

Mensagem por LVirtual »

Olha e eu é exactamente o contrário.
Substitui há 3 dias atrás a armadura da cozinha que era daquelas antigas quadradas de 58 cm porque uma das lâmpadas morreu. Substitui as duas mais arranjadores mas continuou morta. Fui ao aqui tinha lá uma armadura quase igual com lâmpadas de led em promoção. (20€). Nem exitei comprei logo. Supostamente a nova e lâmpadas de 11w. Agora parece que tenho uma estrela de neutrões em casa. Tenho tanta luz que desliguei uma das lâmpadas. Mesmo assim é luz a mais...
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
ElectroescadaS
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 172
Registado: 08 fev 2010, 23:55
Localização: Parede
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 10 vezes
Contacto:

Re: Um pouco desiludido com iluminação LED (tubulares)

Mensagem por ElectroescadaS »

LVirtual Escreveu: 09 out 2017, 20:50 Olha e eu é exactamente o contrário.
Substitui há 3 dias atrás a armadura da cozinha que era daquelas antigas quadradas de 58 cm porque uma das lâmpadas morreu. Substitui as duas mais arranjadores mas continuou morta. Fui ao aqui tinha lá uma armadura quase igual com lâmpadas de led em promoção. (20€). Nem exitei comprei logo. Supostamente a nova e lâmpadas de 11w. Agora parece que tenho uma estrela de neutrões em casa. Tenho tanta luz que desliguei uma das lâmpadas. Mesmo assim é luz a mais...
O AKI tem sempre materiais interessantes. Quando vou ao de Oeiras "perco-me" mas curiosamente paro na secção de "Jardinagem" (porque será)... :mrgreen:

Se calhar os Lumens dessas lâmpadas devem ser altos será? :shock:
Imagem
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Um pouco desiludido com iluminação LED (tubulares)

Mensagem por LVirtual »

900 lumens 10 w daylight cada uma. As antigas fluorescentes eram 18 w mas estas parecem ter 4 vezes mais potência aparente. Não sei se disse antes mas foi no aki de Oeiras que comprei estas estrelas de neutrões. ;)
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
ElectroescadaS
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 172
Registado: 08 fev 2010, 23:55
Localização: Parede
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 10 vezes
Contacto:

Re: Um pouco desiludido com iluminação LED (tubulares)

Mensagem por ElectroescadaS »

LVirtual Escreveu: 09 out 2017, 21:46 900 lumens 10 w daylight cada uma. As antigas fluorescentes eram 18 w mas estas parecem ter 4 vezes mais potência aparente. Não sei se disse antes mas foi no aki de Oeiras que comprei estas estrelas de neutrões. ;)
Quando lá for tenho de ver essas lâmpadas porque tenho uma armadura dupla de 18 Watts na casa de banho (mania das Marias quererem muita luz)... :roll:

Eu associei o AKI pela sua localização como refere no seu perfil ali à direita... :arrow: :mrgreen:
Imagem
andrelima14
Curioso
Curioso
Mensagens: 62
Registado: 20 jul 2017, 11:26
Localização: Porto
Enviou: 13 vezes
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Um pouco desiludido com iluminação LED (tubulares)

Mensagem por andrelima14 »

a sensacao de luz proveniente de uma lâmpada LED é muito superior, e por isso a necessidade de potencia ser menor
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Um pouco desiludido com iluminação LED (tubulares)

Mensagem por joao-pt »

andrelima14 Escreveu: 10 out 2017, 19:06 a sensacao de luz proveniente de uma lâmpada LED é muito superior, e por isso a necessidade de potencia ser menor
A potência não é inferior por sensação nenhuma, é inferior porque as lâmpadas LED têm um rendimento superior para a mesma quantidade de luz, por esse motivo a potência é inferior.
ElectroescadaS
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 172
Registado: 08 fev 2010, 23:55
Localização: Parede
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 10 vezes
Contacto:

Re: Um pouco desiludido com iluminação LED (tubulares)

Mensagem por ElectroescadaS »

Mas tudo depende dos Lumens que as lâmpadas debitam correcto?
Imagem
andrelima14
Curioso
Curioso
Mensagens: 62
Registado: 20 jul 2017, 11:26
Localização: Porto
Enviou: 13 vezes
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Um pouco desiludido com iluminação LED (tubulares)

Mensagem por andrelima14 »

A cor da luz, também é importante. Agora, por exemplo, recomenda-se a utilização de luz branca na iluminação pública, porque a percecção de luz é maior e permite reduzir potências ou número de lâmpadas a utilizar
Avatar do Utilizador
[ThunderS]
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 03 out 2017, 01:06
Localização: Seixal
Enviou: 2 vezes

Re: Um pouco desiludido com iluminação LED (tubulares)

Mensagem por [ThunderS] »

Tenho a dizer que também decidi trocar as lâmpadas fluorescentes da cozinha. Pois já tinha uma fundida e um arrancador marado.

Fui ao Jumbo e vi lá umas lâmpadas chinesas (mas hj vem tudo de lá...) por 6€.. lâmpadas de 1.20Mts. 18W.

Arrisquei e comprei 2...

Infelizmente, como não existe uma norma padrão para efectuar as ligações deste tipo de lâmpadas, (já vi várias formas de efectuar estas ligações) tive de refazer a calha que tinha, (levou 2 minutos).

Quando acendi as luzes... Parecia que tinha o sol no tecto da cozinha.. Fiquei impressionado. Depois disso já lá fui comprar mais para substituir outras calhas.. e estão á mais de três meses a trabalhar e só tenho a dizer bem.
Última edição por [ThunderS] em 13 out 2017, 04:36, editado 1 vez no total.
ElectroescadaS
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 172
Registado: 08 fev 2010, 23:55
Localização: Parede
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 10 vezes
Contacto:

Re: Um pouco desiludido com iluminação LED (tubulares)

Mensagem por ElectroescadaS »

andrelima14 Escreveu: 10 out 2017, 23:16 A cor da luz, também é importante. Agora, por exemplo, recomenda-se a utilização de luz branca na iluminação pública, porque a percecção de luz é maior e permite reduzir potências ou número de lâmpadas a utilizar

Ora aí está algo que os manda chuvas do meu emprego deviam investir nos candeeiros de iluminação publica que temos. Em vez de lâmpadas mistas (160W) bem que podiam comprar lâmpadas de LEDs apropriadas... :twisted:
Imagem
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Um pouco desiludido com iluminação LED (tubulares)

Mensagem por LVirtual »

e eu tenho a dizer que pela experiencia que adquiri na primeira compra de lampadas tubulares led,
as "supostas" cores destas lampadas mantem-se igual ás fluorescentes, ou seja no meu caso as lampadas
estao marcadas como "daylight". ja era assim nas fluorescentes, diversas cores baseadas na "cor" da luz do sol
em cada local. Por isso parece-me que se procurar-mos lampadas tubulares com a mesma marcaçao luminosa
das fluorescentes a substituir, ja nao teremos uma estrela pendurada no tecto.
A origem do meu problema que me fez partir para a soluçao led é exactamente igual à do ThunderS.
E a armadura que eu comprei é das pequenas, nem é de 1 metro e 20, e tive que desligar uma das lampadas para reduzir de estrela de neutroes para estrela tipo sol terrestre. ;)

Esta armadura que comprei tem as lampadas ligadas directas aos 230V, toda a electronica de arranque esta dentro do tubo.
Quanto a mim estas sao as ideais ate para libertar espaço e "lixo" dentro da armadura. e assim ja nao ha enganos a alterar
ligaçoes de balastros e arrancadores. é tirar tudo fora e ligar directo aos suportes de encaixe. alem disso a armadura fica extremamente leve
o que faz aguentar os parafusos e buchas de fixaçao mais uns 20 anos se calhar.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Avatar do Utilizador
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2013, 15:32
Localização: Coimbra

Re: Um pouco desiludido com iluminação LED (tubulares)

Mensagem por L.Sousa »

andrelima14 Escreveu: 10 out 2017, 23:16 A cor da luz, também é importante. Agora, por exemplo, recomenda-se a utilização de luz branca na iluminação pública, porque a percecção de luz é maior e permite reduzir potências ou número de lâmpadas a utilizar
Para iluminação pública detesto a luz branca, prefiro a cor laranja para além que os led's que andam a montar por aqui dão muito menos intensidade luminosa que essas luzes de vapor de sódio ou mercúrio a alta pressão.... Sempre detestei a corr branca pura para iluminação, acho-a imensamente desagradável aqui em casa tenho tudo led mas para os 3500 ºK, agora da iluminação pública estamos a perder imenso voltamos ao branco antigo horrível e com péssima capacidade de iluminação.....
L.Sousa
ElectroescadaS
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 172
Registado: 08 fev 2010, 23:55
Localização: Parede
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 10 vezes
Contacto:

Re: Um pouco desiludido com iluminação LED (tubulares)

Mensagem por ElectroescadaS »

L.Sousa Escreveu: 12 out 2017, 23:42
andrelima14 Escreveu: 10 out 2017, 23:16 A cor da luz, também é importante. Agora, por exemplo, recomenda-se a utilização de luz branca na iluminação pública, porque a percecção de luz é maior e permite reduzir potências ou número de lâmpadas a utilizar
Para iluminação pública detesto a luz branca, prefiro a cor laranja para além que os led's que andam a montar por aqui dão muito menos intensidade luminosa que essas luzes de vapor de sódio ou mercúrio a alta pressão.... Sempre detestei a corr branca pura para iluminação, acho-a imensamente desagradável aqui em casa tenho tudo led mas para os 3500 ºK, agora da iluminação pública estamos a perder imenso voltamos ao branco antigo horrível e com péssima capacidade de iluminação.....
Iluminações de cores "amareladas" para mim só em candeeiros de sala e/ou quartos.

Cozinhas/casas de banho e até a luz do meu candeeiro de escritório é tudo branquinho como o frigorífico...
Imagem
Responder

Voltar para “Dúvidas”