Esclarecimento

Responder
jomecaar
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 09 dez 2016, 17:43

Esclarecimento

Mensagem por jomecaar »

Boa tarde a todos os amigos do Forum
Hoje e a primeira vez que me socorro deste forum ate porque so agora me registei e hoje mesmo me surgiu em casa um problema eletrico!
Hoje recebi o técnico na EDP Funciona e fiquei pasmado quando el ao ligar um aparelho as tomadas de corrente chegou a conclusão que alguma delas não tinham terra!!
Depois de ler algo sobre isso verifiquei que ao ligar a ponta vermelha do multímetro (770V corrente alterna) a fase dava cerca de 14V ligando a ponteira preta ao chão...Depois ligava a ponteira vermelha na fase e a ponteira preta na terra e dava 20V numas tomadas e cerca de 120V noutras tomadas ao passo que as tomadas que estavam boas davam 220V tal e qual ligar a ponteira preta ao neutro da tomada...resumindo qual será o problema que tenho em casa em alguma tomadas para numas dar cerca de 20V e outras cerca de 120V quando o normal seria com terra a funcionar a 100% darem todas cerca de 220V?!Por este motivo temos em casa legavo alguns pequenos choques quando nos encostamos ao frigorifico!!!!!
Obrigado pela eventual ajuda que me possam dar
Com os melhores cumprimentos

Joao Araujo


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5385
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Esclarecimento

Mensagem por nelmindo »

jomecaar Escreveu:Boa tarde a todos os amigos do Forum
Hoje e a primeira vez que me socorro deste forum ate porque so agora me registei e hoje mesmo me surgiu em casa um problema eletrico!
Hoje recebi o técnico na EDP Funciona e fiquei pasmado quando el ao ligar um aparelho as tomadas de corrente chegou a conclusão que alguma delas não tinham terra!!
Depois de ler algo sobre isso verifiquei que ao ligar a ponta vermelha do multímetro (770V corrente alterna) a fase dava cerca de 14V ligando a ponteira preta ao chão...Depois ligava a ponteira vermelha na fase e a ponteira preta na terra e dava 20V numas tomadas e cerca de 120V noutras tomadas ao passo que as tomadas que estavam boas davam 220V tal e qual ligar a ponteira preta ao neutro da tomada...resumindo qual será o problema que tenho em casa em alguma tomadas para numas dar cerca de 20V e outras cerca de 120V quando o normal seria com terra a funcionar a 100% darem todas cerca de 220V?!Por este motivo temos em casa legavo alguns pequenos choques quando nos encostamos ao frigorifico!!!!!
Obrigado pela eventual ajuda que me possam dar
Com os melhores cumprimentos

Joao Araujo
Recomendo que a instalação seja revista por um técnico.
jomecaar
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 09 dez 2016, 17:43

Re: Esclarecimento

Mensagem por jomecaar »

Obg amigo nelmindo pela ajuda
Gostava de tentar eu com meus conhecimentos ate porque sou um pouco curioso e por isso gostaria ter uma dica de como essa situação e possível!!!
Cumps
João Araujo
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8066
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Esclarecimento

Mensagem por Mário »

Boas
jomecaar Escreveu:Obg amigo nelmindo pela ajuda
Gostava de tentar eu com meus conhecimentos ate porque sou um pouco curioso e por isso gostaria ter uma dica de como essa situação e possível!!!
Cumps
João Araujo
Se no perfil só diz militar (nem qual a especialidade) fico sem saber que tipo de conhecimentos tem.

Não sabendo o que há de conhecimento (técnico) desse lado, só resta utilizar a resposta já dada.

Mas com a falta de terra nas tomadas e haver passagem de tensão (no frigorifico), pergunto se tem um megaohmimetro e um medidor de terras, porque se não tem nada feito.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
miguelcosta
Curioso
Curioso
Mensagens: 85
Registado: 08 jun 2008, 14:44
Localização: leeds uk
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Esclarecimento

Mensagem por miguelcosta »

Boa noite.

As mediçoes que voçê fez são normais existirem porque ao ligar umas das pontas do multimetro, independentemente da cor, ao chao esta a polas en contacto com a terra e sendo a terra basicamente um neutro é normal existir tençao e a tensao varia.lhe devivo ha variaçao de resistencia do chao.
Quanto a isso na minha opiniao nao tem problema.

As tomadas nao tendo terra é sim, um problema, imagine que se tivesse você poderia nao apanhar o choque do frigorifico e a proteçao diferencial poderia detectar a anomalia e evitar futuros problemas...

Na minha opiniao nos podemos usar nossas habilidades em muitas coisas mas nunca as devemos usar na electricidade.
Eu pessoalmente sendo electricista uso as minhas habilidades para desenrrascar alguns serviços canalizaçao, mas nunca as vou usar para o gás...

Devia chamar um tecnico...
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”