Corrente de defeito aleatória?

Acesso total utilizadores
Responder
Arpiba
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 31 mar 2016, 10:39

Corrente de defeito aleatória?

Mensagem por Arpiba »

Cumprimentos a todos

O interruptor diferencial (2P-40A/30mA) instalado no quadro da minha habitação desarma, quanto a mim, de forma completamente aleatória. Explicando melhor:

Daqui a bocado, ou daqui a uma semana ou daqui a um mês, o diferencial desarma. Não mexo em nada, armo-o e lá fica armado mais uma hora ou 10 ou 100 ou 1000.

Uma única vez não rearmou. Aproveitei e fui desligando, nos disjuntores monopolares, os respectivos sectores. Nunca armou, nem com todos os sectores abertos. Exultei porque finalmente o electricista poderia identificar o problema (correntes no neutro????). Passados 15 minutos tentei novamente armá-lo, armou e assim ficou sei lá quanto tempo.

Também desarmou no decurso de uma interrupção de fornecimento que se prolongou por cerca de 2 horas !!!

Foi por essa ocasião que decidi comprar um novo (Schneider E9R14240 com as mesmas características eléctricas) já que admiti não haver corrente de defeito, mas sim avaria na protecção. A situação manteve-se.

Os equipamentos que possuo são de uso diário. Trabalhei em manutenção industrial pelo que não sou completamente leigo e não consigo eleger uma condição de causa/efeito.

Como devem imaginar, quando o electricista cá chega está tudo normal, mesmo depois de ligar todos os equipamentos e iluminação.

Por que ponta do problema devo pegar? Ou seja, que metodologia devo utilizar para identificar o problema?

Desde já os meus agradecimentos pelas sugestões que me derem.


BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Corrente de defeito aleatória?

Mensagem por BLima »

Convém ver o aperto dos bornes. Até os das tomadas.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Corrente de defeito aleatória?

Mensagem por Mário »

Boas

Desliga o frigorifico, e testa-o.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Corrente de defeito aleatória?

Mensagem por joao-pt »

Se ainda aí tens os dois diferenciais, deixa um deles conforme está mas excluindo o circuito do frigorífico e instala o outro de forma a incluir apenas o frigorífico, tal como o Mário sugeriu.
pauloviegas
Curioso
Curioso
Mensagens: 93
Registado: 06 abr 2007, 18:30
Localização: Portalegre
Enviou: 2 vezes

Re: Corrente de defeito aleatória?

Mensagem por pauloviegas »

Eu tenho um acontecimento parecido em casa mas já descobri o que é. No meu caso e o ferro de passar em 10 vezes que é utilizado o ferro faz disparar o diferencial 1 vez e depois tem dias que faz disparar 5 vezes seguidas. Are eu descobrir que era o ferro...
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 328
Registado: 16 out 2011, 22:26
Localização: Mealhada
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Corrente de defeito aleatória?

Mensagem por Mestreclima »

Boas, ja tive um cliente que teve situação identica, só quando trocou uma extensão (e nem era dos chineses) é que resolveu a questão.
Testei a tripla (extenção), com diferencial de 10mA e tinha vezes que mesmo sem carga actuava o diferencial
Cump.

Rochinha
Arpiba
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 31 mar 2016, 10:39

Re: Corrente de defeito aleatória?

Mensagem por Arpiba »

BLima Escreveu:Convém ver o aperto dos bornes. Até os das tomadas.
Caro Bruno obrigado pela sugestão. Foi das primeiras acções. Reapertei os do quadro e mais uns quantos (pois, não foram todos)
Arpiba
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 31 mar 2016, 10:39

Re: Corrente de defeito aleatória?

Mensagem por Arpiba »

Mário Escreveu:Boas

Desliga o frigorifico, e testa-o.

Cump.
Mário

Caro Mário obrigado. Não estou muito virado para aí, mas ... ... vou meter o outro ao serviço.
Arpiba
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 31 mar 2016, 10:39

Re: Corrente de defeito aleatória?

Mensagem por Arpiba »

joao.pt Escreveu:Se ainda aí tens os dois diferenciais, deixa um deles conforme está mas excluindo o circuito do frigorífico e instala o outro de forma a incluir apenas o frigorífico, tal como o Mário sugeriu.

Caro João obrigado. Vou de facto debruçar-me sobre o frigorífico.
Arpiba
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 31 mar 2016, 10:39

Re: Corrente de defeito aleatória?

Mensagem por Arpiba »

pauloviegas Escreveu:Eu tenho um acontecimento parecido em casa mas já descobri o que é. No meu caso e o ferro de passar em 10 vezes que é utilizado o ferro faz disparar o diferencial 1 vez e depois tem dias que faz disparar 5 vezes seguidas. Are eu descobrir que era o ferro...

Caros Paulo Viegas obrigado. O ferro é novo porque não estava a "gostar" da resistência de isolamento do velho.
Arpiba
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 31 mar 2016, 10:39

Re: Corrente de defeito aleatória?

Mensagem por Arpiba »

Mestreclima Escreveu:Boas, ja tive um cliente que teve situação identica, só quando trocou uma extensão (e nem era dos chineses) é que resolveu a questão.
Testei a tripla (extenção), com diferencial de 10mA e tinha vezes que mesmo sem carga actuava o diferencial
Caro Rochinha obrigado. Vou "olhar" também para essa questão.
Responder

Voltar para “Curiosos”