Algumas Questões com produção de gelo.

byte
Curioso
Curioso
Mensagens: 22
Registado: 10 mai 2010, 20:30
Enviou: 4 vezes

Algumas Questões com produção de gelo.

Mensagem por byte »

Boa Tarde!
Queria vêr se alguem me poderia ajudar a entender alguns defeitos que aparenta o gelo produzido pelas maquinas de gelo scotsman MC1210,utiliza o R404A.
Imagino que nao seja muito comum o contacto com maquinas de gelo.
O defeito principal e o gelo produzido nao sair totalmente brilhante e vidrado, parece estalado.
Medindo as pressões, na baixa está nos 2,5bar como anunciado pelo fabricante, já na alta está com 18-19 bar quando deveria estar nos 14,5 bar.
Será esta a causa? e se sim alguem poderia explicar o porquê.
Uma outra questão é,com que regularidade deveria o filtro secador ser trocado?

Obrigado desde já a quem puder dar uma ajuda.


CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Algumas Questões com produção de gelo.

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Colega byte, essa unidade é recente ou já tem algum tempo de uso?
Esse problema já vem do principio ou é e agora?
Foi alvo de alguma reparação recentemente?
Essa unidade é de condensação a ar ou a água?
Como deve compreender não somos obrigados a adivinhar alguns dos detalhes...
É como ir ao médico com uma dor de cabeça:
este vai-nos colocar algumas questões e mandar fazer uma análises

Cps
A. Castro
byte
Curioso
Curioso
Mensagens: 22
Registado: 10 mai 2010, 20:30
Enviou: 4 vezes

Re: Algumas Questões com produção de gelo.

Mensagem por byte »

Boas.
Peço desculpa pela falha.
As maquinas em questão estao com uns 8 anos de uso.

Na verdade não saberei responder com axatidao se o defeito vem de sempre, sou recente na empresa e quando pergunto se sempre foi assim a resposta que obtenho é de que sempre foi assim, mas tambem eles teem apenas 1 ano de empresa.

As unicas reparaçoes que vao tendo é de ventilador de condensador e sondas de temp. quer evaporador como condensador.

Com a resposta anterior já se percebe a da seguinte, mas é refrigerada a ar.

Obrigado pela resposta.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Algumas Questões com produção de gelo.

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Colega byte, alerto para os seguintes pontos a verificar:
-estado de limpeza da bateria do condensador do lado em que entra o ar;
-verificação do sentido de rotação do motor em relação às pás da ventoinha da ventilação da bateria do condensador;
-se tiver variador de velocidade verificar que o motor está na boa rotação

Verifique a temperatura da linha de liquido e compare com a régua de temperatura/pressão do 404. Se se verificar
uma grande discrepância entre os valores da máquina e os da régua, poderá ter nessa máquina uma mistura de fluidos.

Compare os consumos (em Amperes) da máquina com o que está escrito na etiqueta da mesma.

Se puder observe se os capilares da distribuição do fluido ganham gelo à entrada do evaporador.

Filtro secador: compare a temperatura de entrada com a de saída do fluido; se a diferença for
notória é porque está parcialmente obstruído.

Se nada disto resolver vai ter que recolher o fluido e meter uma carga a peso de acordo com as instruções da
maquina e regular a válvula de expansão para obter um melhor resultado.

Cps
A. Castro
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8063
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Algumas Questões com produção de gelo.

Mensagem por Mário »

Boas

Do que recordo o gelo para sair cristalino a temperatura não pode ser muito baixa, ou seja, o arrefecimento da agua tem que ser lento. Vê se consegues que a pressão da baixa suba um pouco para ficar perto dos -10ºC.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
cduque
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 01 ago 2014, 10:27
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Algumas Questões com produção de gelo.

Mensagem por cduque »

Viva!
Caro colega Byte,

Tal como o colega Mário indicou, a razão mais provável para o gelo não sair cristalino é a demasiada rapidez na sua formação. Penso que as máquinas com a referência MC que indica eram máquinas a R22 e provavelmente alguém poderá ter feito o retrofit para R404A. Se for esse o caso a potência frigorífica aumentou, diminuiu a temperatura de evaporação e aumentou a temperatura de condensação. Como consequências directas aumenta o consumo absorvido no compressor (não haverá problema se o motor e as protecções estiverem sobredimensionadas), aumenta a produção de gelo mas o gelo sai baço.

Poderá procurar pelo nº de série qual o fluido para o qual a máquina foi concebida e se for este o caso tem algumas opções, manter a máquina tal como está se não houver reclamações sobre a apresentação do gelo, ou mudar o fluido frigorigéneo e a válvula de expansão para um fluido mais semelhante ao R22 (há alguns eventuais inconvenientes) ou reduzir a carga de fluido frigorigéneo (mas também neste caso pode prejudicar a recuperação de óleo).

Portanto a primeira opção, se for praticável explicando a situação ao dono da máquina, pode até ser a que menores problemas acarreta.

A verdade é que em certos casos, como por exemplo nas máquinas de gelo, o retrofit de R22 para outros fluidos pode trazer vários problemas, alguns imprevistos e maus funcionamentos sistemáticos. Aconselho-lhe algum cuidado com essa situação...

Cumpts,
C.Duque
byte
Curioso
Curioso
Mensagens: 22
Registado: 10 mai 2010, 20:30
Enviou: 4 vezes

Re: Algumas Questões com produção de gelo.

Mensagem por byte »

Boa tarde aos colegas!!

Muito obrigado pelas vossas respostas.

Vou respondendo já aquilo que posso.

As máquinas são originalmente com R404a. Descartada a possiblidade de algum retrofit.
No minimo a maquina terá que chegar aos -15Cº, tem um sensor no evaporador que informa o microprocessador que quando chega aos -15Cº inicia o programa por tempo , que neste caso e após chegar aos -15Cº serão 17 minutos.

Mas essa informaçao de que deve o gelo ser feito lentamente é de todo util. Muito provavelmente será por aí mesmo.
Em caso de a carga de gas não ser suficiente temos logo no inicio pressão de 2,5 bar ou seja cerca de -25Cº, ao invés de 4,4bar -10Cº e ir descendo gradualmente até os 2,5bar.

No caso o gelo nao se apresenta basso isso apenas acontece quando a linha de agua esta com defeito, seja por agua insuficiente ou o aspersor obstruido.
No caso é gelo com rachadelas mas sem que se separe.
deixo imagem como anexo de um cubo de gelo completamente brilhante e solido e outro com as rachadelas.

Outros testes referidos pelo colega acima irei tentarfazer ainda hoje.

Muito obrigado a todos mais uma vez.
Anexos
IMG_20160321_190352.jpg
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8063
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Algumas Questões com produção de gelo.

Mensagem por Mário »

Boas

Vê se ele não se está a partir na descongelação.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
byte
Curioso
Curioso
Mensagens: 22
Registado: 10 mai 2010, 20:30
Enviou: 4 vezes

Re: Algumas Questões com produção de gelo.

Mensagem por byte »

Exatamente isso, ele parte na descongelação!!!
Alguma sugestão?
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8063
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Algumas Questões com produção de gelo.

Mensagem por Mário »

Boas
byte Escreveu:Exatamente isso, ele parte na descongelação!!!
Alguma sugestão?
Descongelação muito rápida.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
byte
Curioso
Curioso
Mensagens: 22
Registado: 10 mai 2010, 20:30
Enviou: 4 vezes

Re: Algumas Questões com produção de gelo.

Mensagem por byte »

A resposta tem todo o sentido.
A nivel de teste quando faltava 1 minuto para o programa acabar e antes que abrisse a eletrovalvula para a descongelaçao, desliguei a maquina, esperei uns 5 minutos e voltei a ligar, resultado foi gelo perfeito.

Não tendo como regular a descongelaçao, leva-me de novo a pensar que a causa possa ser a pressão de alta estar demasiado alta.
Quais as causas que poderão levar a que a alta pressão fique demasiado alta?

Peço desculpa ao colega @CF,LDA por nao ter ainda colocado testes sugeridos, mas hoje nao me foi possivel ainda mais que a unica pinça amperimetrica que tinha comigo tem uma escala minima de 200A, o que me leva a não confiar medir 2 ou 3A com ela.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8063
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Algumas Questões com produção de gelo.

Mensagem por Mário »

Boas

A alta "alta" podes ter incondensáveis, a descongelação é por gás quente, vê se consegues que o ventilador do condensador ligue mais cedo.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Algumas Questões com produção de gelo.

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Colega byte, não tem que pedir desculpas...
As razões pelas quais a alta pressão anda alta demais já as enumerei mais abaixo. Estas são decorrentes do normal
funcionamento da unidade, e de a mesma ter, eventualmente, passado por muitas mãos. Há outras, as que vêm
com a máquina, daí eu ter feito as perguntas que fiz.
Eu "torci o nariz" quando escreveu que a máquina estava com a pressão de baixa normal e pressão de alta mais elevada que os valores
recomendados pela marca; Esses valores que escreveu foram obtidos no inicio de um ciclo de trabalho, a meio do ciclo ou no fim?

Cps
A. Castro
Hidrocube
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 113
Registado: 11 jan 2015, 22:16
Localização: Sintra
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes
Contacto:

Re: Algumas Questões com produção de gelo.

Mensagem por Hidrocube »

Boas.
Mário Escreveu:Boas

A alta "alta" podes ter incondensáveis, a descongelação é por gás quente, vê se consegues que o ventilador do condensador ligue mais cedo.

Cump.
Mário
Pode ser isto ...

Se a zona de condensação está em bom "funcionamento e limpa", eu parava o equipamento deixava a pressão estabilizar, mediria a temperatura ambiente envolvente o equipamento vs. temperatura de saturação do fluido.

Se existir diferenças de temperaturas, tens certamente gases não condensáveis no circuito frigorífico (p.e. ar no seu interior).

CumpS!
Existe 10 tipos de pessoas, umas conhecem o código binário e outras não.
byte
Curioso
Curioso
Mensagens: 22
Registado: 10 mai 2010, 20:30
Enviou: 4 vezes

Re: Algumas Questões com produção de gelo.

Mensagem por byte »

-estado de limpeza da bateria do condensador do lado em que entra o ar;
Condensadores estão limpos.
-verificação do sentido de rotação do motor em relação às pás da ventoinha da ventilação da bateria do condensador;
-se tiver variador de velocidade verificar que o motor está na boa rotação
Sentido do ventilador está correto, não tem variador e estao todos com a rotaçao nominal deles, alias nos ultimos 4 meses substitui praticamente todos os motores dos ventiladores, que sao 12 no total.
Verifique a temperatura da linha de liquido e compare com a régua de temperatura/pressão do 404. Se se verificar
uma grande discrepância entre os valores da máquina e os da régua, poderá ter nessa máquina uma mistura de fluidos.
Aferiçao combina com valores da regua.
Compare os consumos (em Amperes) da máquina com o que está escrito na etiqueta da mesma.
Consumos nominais tendo em conta evaporação e condensação segundo fabricante do motor.
http://www.tecumseh.com/~/media/Europe/ ... 26JU-T.PDF

Se puder observe se os capilares da distribuição do fluido ganham gelo à entrada do evaporador.
Nao consegui ver até a entrada do evaporador.
Filtro secador: compare a temperatura de entrada com a de saída do fluido; se a diferença for
notória é porque está parcialmente obstruído.
Sensivelmente a mesma temperatura.
Se a zona de condensação está em bom "funcionamento e limpa", eu parava o equipamento deixava a pressão estabilizar, mediria a temperatura ambiente envolvente o equipamento vs. temperatura de saturação do fluido.
Medi a temperatura em que o ambiente envolvente estava com +18Cº e na maquina media alta e baixa +10Cº
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”