ti´s

Responder
Patricia
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 02 dez 2007, 23:52

ti´s

Mensagem por Patricia »

Boas,

já me ajudaram tanto... aki vai mais uma questão das mais básicas mas a minha falta de expreriencia faz com que recorra a voces.

É possivel agrupar ti´s numa cx de contador?

cptos


amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1170
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: ti´s

Mensagem por amoreira »

Patricia Escreveu:Boas,

já me ajudaram tanto... aki vai mais uma questão das mais básicas mas a minha falta de expreriencia faz com que recorra a voces.

É possivel agrupar ti´s numa cx de contador?

cptos
Os TI's são individuais por contagem, porque razão os queres agrupar?
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5252
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: ti´s

Mensagem por Duzia12 »

Normalmente os Ti são numa caixa prória a seguir á portinhola acho eu, para potencias superiores a 41,4 KVA

Um abraço
Avatar do Utilizador
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1517
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: ti´s

Mensagem por rebelocruz »

Boas

Não os ti's tem que ficar separados e por contador.
Cpt

Rebelo Cruz
Patricia
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 02 dez 2007, 23:52

Re: ti´s

Mensagem por Patricia »

Boa noite,

Obrigado oelas respostas, mas... _Onde posso ir buscar essa informação! Gostava de saber o porquê? Porque é que tem que estar numa caixa separada?

Bjos e obrigado.
Avatar do Utilizador
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 419
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: ti´s

Mensagem por Fernando »

Patricia umas das principais razões deve-se com as dimensões dos condutores

O cabo quando sai da Portinhola normalmente entra nessa 2ª caixa "para os TI´s) onde apenas faz a passagem "entra e sai" para a colocação dos referidos TIs.

Depois dessa caixa apenas saíram cabos VV ou VD de pequena dimensão directos ao contador.

Até porque era praticamente impossível fazeres um cabo por exemplo de 120mm passar-te dentro da caixa de contador.
gilpedroso
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 01 fev 2008, 15:41
Localização: Mafra

Re: ti´s

Mensagem por gilpedroso »

Normalmente é utilizada uma caixa CBQ para a instalação dos TI's
smalhao34
Curioso
Curioso
Mensagens: 64
Registado: 11 ago 2020, 22:06
Localização: Castelo Branco
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: ti´s

Mensagem por smalhao34 »

A medida dos condutores da caixa dos TI's para a caixa de contador podem ser de que secção? A minha experiência não é muita tal com a "Patricia", também tenho de recorrer ao fórum e assim se aprende mais ainda.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: ti´s

Mensagem por Faiante »

Boas noites "Patrícia"

Uma das razões por que se utiliza a BTE acima de 41.4 KVA, utilizando TIs que em eletrotecnia recebem o nome técnico de (transformadores
de intensidade, tem a ver com os condutores mas, acima de tudo com o facto de ser perigoso trabalhar com intensidades tão elevadas.
Sendo os contadores de difícil construção para correntes elevadas e altas tensões. Na prática, o limite das intensidades de corrente é de 120 A e o limite máximo de tensão de 750 V.
Assim, para utilizar em segurança os contadores de energia elétrica, é preciso adaptar, sempre que necessário, os valores da corrente e tensão da rede aos valores nominais dos
Contadores.
Senão vejamos:
Exemplo do que atrás ficou dito.

Potência a contratar - 80 KVA
Por se tratar de uma potência elevada será alimentada por ramal e contador trifásico de 100/5A
Irei descrever o porquê de 100/5A - Esta numeração significa o seguinte:
Sempre que no enrolamento primário do transformador neste caso (TI) circulem 100 amperes, então teremos, no secundário do mesmo TI a passar 5 Amperes. Como se pode verificar existe
uma pequena intensidade que apesar de nos parecer grande (5 A) necessita apenas que o quadro geral exista um interruptor diferencial de 300 mmA em trifásico.
Tomemos como exemplo:
Pela Lei de Ohm temos uma resistência de 80 Ω
Tensão primária 400 V : 5 A = 80 Ω
Posto isto, devo dizer-lhe que se a contagem for feita do lado da BT, os TIs (transformadores de intensidade) deverão, em princípio, ser instalados em caixa própria unicamente acessível à EDP.
Os TIs, serão sempre colocados em caixa própria de dimensões adequada à potência a contratar, imediatamente a seguir à portinhola. Esta caixa recebe o nome de - (caixa de Tis) e, devem ser
Seladas as tampas das placas de ligação dos mesmos.

Sempre que a contagem é efetuada em posto de transformação de alvenaria, a caixa é montada no interior da cabina, Os Tis são montados imediatamente à saída do transformador de potência,
Isto é nos bornes de saída do secundário do transformador. Caso o tipo de PT se apresente como AS ou AI, esta é montada no poste do PT, formando com o quadro geral do PT um ângulo de 90
Graus, podendo, no caso do AI a caixa do equipamento de contagem ser montada no interior do quadro geral.
Para a ligação entre armários de contagem e o quadro geral de baixa tensão será utilizado tubo VD ou, no caso dos PTs tipo AS, tubo de PVC (PN 10 kg/cm2) com o diâmetro de 2 ½” como os
respetivos bucins ou porca, contraporca e junta vedante.
Para as contagens de energia existem três tipos de contadores consoante os enrolamentos motores
Tipo de ligação dos enrolamentos motores:
1º - De acordo com o enrolamento motor, teremos contagem direta até 41.4 KVA
2º - Para potências superiores a 41.4 KVA – teremos contagem indireta por Tis
3º - No caso em que o cliente possua um posto de transformação em cabina de potência superior a 630 KVA, teremos um equipamento de média tensão a Tis e TTs (sigla que significa
transformador de tensão).

A energia que controlam: - energia ativa, energia reativa. Os circuitos trifásicos podem apresentar-se com três ou quatro fios e os dispositivos de tarificação que integram podem apresentar,
Uma, duas, três ou quatro tarifas.
Para montagem saliente ou para montagem de embutir o conjunto, deve apresentar um IP65 – IK 10, de acordo com a DMA EDP - Caixa de contagem DMA-C17-510/N da EDP.

Espero ter ajudado, com este pequeno contributo.

Cptos
JAG
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: ti´s

Mensagem por Mario Lopes »

Não se usa CBQ Que são caixas de coluna para tis. Tem caixas próprias para o efeito e vem equipadas com barramentos em cobre dimensionados para a amperagem pretendida.
Responder

Voltar para “Dúvidas”