programa CX-one

Responder
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 329
Registado: 16 out 2011, 22:26
Localização: Mealhada
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

programa CX-one

Mensagem por Mestreclima »

Boas, alguem sabe onde comprar e custos para programa CX-one. a versão mais básica, pois será só para iniciação


Cump.

Rochinha
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: programa CX-one

Mensagem por joao-pt »

Experimenta contactar um destes representantes:
http://www.diferencial.pt - 234 730 360
http://www.biaut.pt - 212 809 180
http://www.flexbor.com - 261 334 600
http://www.fxautomation.com - 219 400 420
http://www.clv.pt - 225 508 520 / 214 254 612

Conta com 4 dígitos (~1.500€).
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: programa CX-one

Mensagem por nelmindo »

joao.pt Escreveu:Experimenta contactar um destes representantes:
http://www.diferencial.pt - 234 730 360
http://www.biaut.pt - 212 809 180
http://www.flexbor.com - 261 334 600
http://www.fxautomation.com - 219 400 420
http://www.clv.pt - 225 508 520 / 214 254 612

Conta com 4 dígitos (~1.500€).
CX-One Lite acho que custa +/- 300€
Limitado aos autómatos básicos, tipo o CP1E e CP1L

Pode tentar por exemplo o trial:
https://industrial.omron.us/en/products ... al-version
Não sei quais as limitações, nunca experimentei.
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 329
Registado: 16 out 2011, 22:26
Localização: Mealhada
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: programa CX-one

Mensagem por Mestreclima »

Obrigado pelos contactos
Fica nos 300€ mais IVA, para os mais básicos conforme dito

Pelas consultas tenho percebido que os automatos da OMRON são mais baratos mas mais limitados em relação aos SIEMENS.
Será que podem dar a vossa opinião?
Cump.

Rochinha
lowfps
Curioso
Curioso
Mensagens: 46
Registado: 24 out 2015, 14:27
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: programa CX-one

Mensagem por lowfps »

Mestreclima Escreveu:Obrigado pelos contactos
Fica nos 300€ mais IVA, para os mais básicos conforme dito

Pelas consultas tenho percebido que os automatos da OMRON são mais baratos mas mais limitados em relação aos SIEMENS.
Será que podem dar a vossa opinião?
Verifica se necessita realmente de um plc. Porque pelo teu nick tu deves provavelmente fazer avac e ha soluções muito mais em conta(não faço orçamentação mas ultimamente raramente se faz algo com um plc a não ser quadros de maquinas(raro))
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: programa CX-one

Mensagem por nelmindo »

Mestreclima Escreveu:Obrigado pelos contactos
Fica nos 300€ mais IVA, para os mais básicos conforme dito

Pelas consultas tenho percebido que os automatos da OMRON são mais baratos mas mais limitados em relação aos SIEMENS.
Será que podem dar a vossa opinião?
Todas as marcas, dentro das gamas equivalentes, andam todas equiparadas.
Agora há determinadas marcas que estão mais implementadas no mercado do que outras. Depois há marcas que em determinadas áreas de negócio, dominam.
Agora dizer que um Omron é mais limitado que um Siemens, sem explicação não é conclusão alguma. Por exemplo um S7-1200 pode ser comparado com um CJ2? E posso dizer-lhe que o 1200 é mais limitado...
A marca Delta por exemplo tem automatos baratos e poderosos para o preço.
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: programa CX-one

Mensagem por BLima »

viva Nelmindo!

O software da Delta é barato? Os PLC são poderosos em que sentido? São fáceis de programar? Há representantes em Portugal?
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
nokPT
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 228
Registado: 26 set 2008, 22:45
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: programa CX-one

Mensagem por nokPT »

Mestreclima Escreveu:Obrigado pelos contactos
...
Pelas consultas tenho percebido que os automatos da OMRON são mais baratos mas mais limitados em relação aos SIEMENS.
Será que podem dar a vossa opinião?
Os autómatos Siemens e Omron, não têm nada a ver um com o outro, o Siemens é muito melhor a vários níveis.

Na Omron, o que poupas em Hardware não chega para pagar o tempo que perdes para desenvolver a mesma coisa.
Ricardo Timóteo
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: programa CX-one

Mensagem por nelmindo »

BLima Escreveu:viva Nelmindo!

O software da Delta é barato? Os PLC são poderosos em que sentido? São fáceis de programar? Há representantes em Portugal?
Sim há representantes em Portugal. Um dele é a MecanicaModerna (Palhaça, Aveiro)
O software é gratuito.
Muitos deles já têm ethernet e RS-485 incorporada já de origem.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: programa CX-one

Mensagem por nelmindo »

nokPT Escreveu:
Mestreclima Escreveu:Obrigado pelos contactos
...
Pelas consultas tenho percebido que os automatos da OMRON são mais baratos mas mais limitados em relação aos SIEMENS.
Será que podem dar a vossa opinião?
Os autómatos Siemens e Omron, não têm nada a ver um com o outro, o Siemens é muito melhor a vários níveis.

Na Omron, o que poupas em Hardware não chega para pagar o tempo que perdes para desenvolver a mesma coisa.
Não confundir conforto com limitações.
Quem se sente confortável com determinadas marcas é normal dizer que os outros têm limitações...
nokPT
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 228
Registado: 26 set 2008, 22:45
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: programa CX-one

Mensagem por nokPT »

nelmindo Escreveu: ...
Não confundir conforto com limitações.
Quem se sente confortável com determinadas marcas é normal dizer que os outros têm limitações...
É verdade que me sinto muito mais confortável com Siemens do que com Omron, também é verdade que não investi grande tempo em Omron, só uso Omron quando o cliente assim exige, já (em tempos) tentei mudar para Omron, mas sempre que meti Omron acabei por me arrepender...

A Omron quem limitações consideráveis (não quer dizer que a Siemens não tenha limitações)

Que eu saiba, uma das grandes limitações da Omron, é por exemplo as comparações, não fazes uma comparação e tens logo o resultado, tens que fazer a comparação e depois ir ver o estado das flags do processado (=, >, <), ou seja, se tiveres que fazer várias comparações em série, enquanto que na Siemens é uma série de "contactos", na Omron, tens que fazer uma comparação e guardar o resultado, depois fazer a outra comparação e guardar o respectivo resultado, depois ... no fim das comparações meter estes resultados em série. Não é tão direto nem tão produtivo.

Outra limitação (que eu saiba) a maioria dos PLCs Omron trabalham em BCD, alguns têm conversões BCD<->INT, mas mesmo aqui estão muito limitados em questões de operação.

Outra limitação, prende-se com a memória estática, na Siemens, pode-se organizar a memória em DBs e podemos crescer/alterar a estrutura de uma DB sem problemas (tirando o reset da memória), na Omron (que eu saiba) não é possível.

Outro problema que eu tive, foi programar o IP de um CJ1 (por USB), programei o IP e conseguia pingar, mas não conseguia comunicar por ethernet, só consegui comunicar quando fiz um power-cycle ao PLC, isso na Siemens não acontece a alteração do IP é imediata e fica imediatamente pronto a funcionar.

Na Siemens as comunicações PLC/Consolas são diretas, e se alteras umas Tag ou Endereço no programa do PLC, essa alteração é repercutida automaticamente na consola. Na Omron, nunca fiz isso, a ideia que tinha é que no "futuro" ia ser possível, não sei se o futuro já chegou...

Da mesma forma, na Siemens, comunicações entre PLCs, é muito direto, na omron nunca tentei fazer...

Comunicação PC/PLC Siemens, é grátis (usando o libnodave)

O suporte Siemens é fabuloso (muito há custa do forum deles, mas o suporte técnico da marca também funciona muito bem (com algum delay))

Há no entanto quem goste muito de Omron e ache a Siemens complicada, efectivamente a Siemens no início não é simples, é pensada para grandes instalações e depois o hardware é "castrado" nos pequenos autómatos para ser uma marca "universal", mas o pensamento/filosofia inicial de grandes instalações está lá, o que para pessoas com menos conhecimentos, trás alguma confusão e complexidade, mas depois de se perceber o princípio de funcionamento, torna-se fácil e quando estamos a usar outras marcas, notamos que "aquilo" nos faz falta e que se a marca que estamos a usar também tivesse tornava o trabalho mais facil.
Ricardo Timóteo
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: programa CX-one

Mensagem por nelmindo »

Não digo o contrário. Apenas disse, em tom de desafio, de modo a que as pessoas mostrem as diferenças, para que as pessoas não escolham de olhos fechados. Eu não sou apologista de inclinar marcas, cada um deve apostar numa e "partir pedra"...

Só um à parte, para defender o meu ponto de vista:



Este é um exemplo de uma competição mundial, onde simulam um ambiente industrial. Têm que construir a máquina fisicamente (montar os acionamentos, construir os circuitos elétricos e pneumáticos que estão por cima dos módulos) e programar os autómatos (que estão previamente cablados, apenas conectam a máquina por meio de uma ficha).
As marcas em jogo são:
SIEMENS
OMRON
FESTO
SCHNEIDER
MITSUBISHI
Allen Bradley

Lidam com sinais digitais discretos e sinais analógicos 0-10V, comunicam com uma só HMI e todos autómatos (um por cada estação) trabalham todos em rede. Têm em montar tudo em (acho eu) menos de 20h e é um trabalho a dois. A idade máxima dos concorrentes é 25 anos.
Pelo que soube nos últimos anos, quem ficou no pódio ninguém usou SIEMENS e 30% dos concorrentes era SIEMENS...
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: programa CX-one

Mensagem por BLima »

nokPT Escreveu:
nelmindo Escreveu: ...
Não confundir conforto com limitações.
Quem se sente confortável com determinadas marcas é normal dizer que os outros têm limitações...
É verdade que me sinto muito mais confortável com Siemens do que com Omron, também é verdade que não investi grande tempo em Omron, só uso Omron quando o cliente assim exige, já (em tempos) tentei mudar para Omron, mas sempre que meti Omron acabei por me arrepender...

A Omron quem limitações consideráveis (não quer dizer que a Siemens não tenha limitações)

Que eu saiba, uma das grandes limitações da Omron, é por exemplo as comparações, não fazes uma comparação e tens logo o resultado, tens que fazer a comparação e depois ir ver o estado das flags do processado (=, >, <), ou seja, se tiveres que fazer várias comparações em série, enquanto que na Siemens é uma série de "contactos", na Omron, tens que fazer uma comparação e guardar o resultado, depois fazer a outra comparação e guardar o respectivo resultado, depois ... no fim das comparações meter estes resultados em série. Não é tão direto nem tão produtivo.

Outra limitação (que eu saiba) a maioria dos PLCs Omron trabalham em BCD, alguns têm conversões BCD<->INT, mas mesmo aqui estão muito limitados em questões de operação.

Outra limitação, prende-se com a memória estática, na Siemens, pode-se organizar a memória em DBs e podemos crescer/alterar a estrutura de uma DB sem problemas (tirando o reset da memória), na Omron (que eu saiba) não é possível.

Outro problema que eu tive, foi programar o IP de um CJ1 (por USB), programei o IP e conseguia pingar, mas não conseguia comunicar por ethernet, só consegui comunicar quando fiz um power-cycle ao PLC, isso na Siemens não acontece a alteração do IP é imediata e fica imediatamente pronto a funcionar.

Na Siemens as comunicações PLC/Consolas são diretas, e se alteras umas Tag ou Endereço no programa do PLC, essa alteração é repercutida automaticamente na consola. Na Omron, nunca fiz isso, a ideia que tinha é que no "futuro" ia ser possível, não sei se o futuro já chegou...

Da mesma forma, na Siemens, comunicações entre PLCs, é muito direto, na omron nunca tentei fazer...

Comunicação PC/PLC Siemens, é grátis (usando o libnodave)

O suporte Siemens é fabuloso (muito há custa do forum deles, mas o suporte técnico da marca também funciona muito bem (com algum delay))

Há no entanto quem goste muito de Omron e ache a Siemens complicada, efectivamente a Siemens no início não é simples, é pensada para grandes instalações e depois o hardware é "castrado" nos pequenos autómatos para ser uma marca "universal", mas o pensamento/filosofia inicial de grandes instalações está lá, o que para pessoas com menos conhecimentos, trás alguma confusão e complexidade, mas depois de se perceber o princípio de funcionamento, torna-se fácil e quando estamos a usar outras marcas, notamos que "aquilo" nos faz falta e que se a marca que estamos a usar também tivesse tornava o trabalho mais facil.
Obrigado pela partilha. Tb opto pela Siemens, mas o meu caso tenho trabalhado quase em exclusivo para essa marca,pois tive que fazer upgrades de S5 para S7. Com Omron tive apenas projectos muito pequenos e não fiquei com má impressão. Porém, penso que se fosse necessário controlar drives por profibus seria um martírio para mim.

Não querendo fugir ao tópico, porém com os variadores de frequência, prefiro os da ABB pois bem estruturados.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 329
Registado: 16 out 2011, 22:26
Localização: Mealhada
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: programa CX-one

Mensagem por Mestreclima »

Obrigado a todos.
Como referiram a minha actividade principal era Refrigeração. Com tanta burocracia fechei a empresa, na empresa actual tambem fazemos electricidade, coisa que fazia antes de tirar formação em refrigeração.
Estamos num meio em que poucos podem pagar a domotica, mas procuram soluções semelhantes.
Tenho um cliente que para ter iluminação nas escadas de vidro, acendem conforme vai subindo, pagou 800€ e já tinha os 4 sensores de movimento.
Colocaram um automato, para fazer as sequencia de subida e descida. porque ele só com os sensores tanto acendiam em escada como todos ao mesmo tempo.
Sei que já ha muitas soluções para pequena domotica mas sempre limitado ao que oferecem. Se o cliente pagar o mesmo e poder personalizar, poderá ser uma mais valia.
Cump.

Rochinha
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”