Ligar lampada

Acesso total utilizadores
luis62

Ligar lampada

Mensagem por luis62 »

Boa tarde

Necessito de ajuda para o seguinte:

Tenho um interruptor duplo, dentro de casa, que ligam e desligam duas lampadas, cada botão a sua claro.
Numa das lampadas, como está no exterior, eu queria apagá-la e acendel-a também de outro local.
Tem 3 condutores, fase, neutro e terra, terei de passar mais fio? Quantos? E no interruptor o que fazer?

Depois no novo interruptor que quero qplicar que fios vão e onde ligam.

A lampada é fluorescente, de 1.20 Eu sei fazer uma ligação normal para uma lampada, que já fiz algumas, agora para apagar num lado e noutro não sei.


Avatar do Utilizador
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 264
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Localização: Torres Vedras
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Ligar lampada

Mensagem por mitos »

Para fazer essa ligação terá que trocar o interruptor duplo (comutador de lustre ) por um comutador de escada duplo, no outro local terá de montar um comutador de escada simples, deverá interligar os mesmos por 3 fios (para facilitar deverá ser um preto e dois castanhos)

o preto vai ligar na saida do comutador de lustre novo e vai ligar ao fio quer ia para a lampada (a mesma passa a ser alimentada por um fio que sai do novo interruptor)

os fios castanhos interligam os dois comutadores de lustre
Esq ESC DPL.jpg
Esq ESC DPL.jpg (34.97 KiB) Visto 2340 vezes
untitled.png
untitled.png (37.45 KiB) Visto 2339 vezes
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
luis62

Re: Ligar lampada

Mensagem por luis62 »

Isso quer dizer que tenho de enfiar mais um fio (ou dois?) desde o interruptor actual até á lampada? Agora tem apenas fase neutro e terra.

Desculpa mas não percebo bem o desenho, porque não tem a lampada.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Ligar lampada

Mensagem por joao-pt »

As lâmpadas estão lá desenhadas com o respectivo desenho técnico (circulo com uma cruz).
luis62

Re: Ligar lampada

Mensagem por luis62 »

Se respondesse era à pergunta que fiz é que era bom!

Se eu percebesse de desenho técnico, não tinha feito a 2ª pergunta.

Sendo assim repito a pergunta. Tenho de enfiar mais algum condutor? porque actualmente apenas tenho um interruptor para ligar e desligar.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Ligar lampada

Mensagem por nelmindo »

luis62 Escreveu:Se respondesse era à pergunta que fiz é que era bom!

Se eu percebesse de desenho técnico, não tinha feito a 2ª pergunta.

Sendo assim repito a pergunta. Tenho de enfiar mais algum condutor? porque actualmente apenas tenho um interruptor para ligar e desligar.
Claro que as pessoas responderam à sua pergunta, no entanto como o senhor não se apresentou, as pessoas não são bruxas ao ponto de saber o seu nível de conhecimento técnico. Além de mais, os esquemas de técnico até são básicos de mais...
Num fórum técnico como este não pode esperar que façam esquemas "fofinhos" de liga aqui e liga acolá.
Num fórum técnico não pode "cantar de galo" quando as pessoas dispõe um pouco do seu tempo pessoal para o ajudar. As pessoas respondem como podem e como sabem...
E não vou continuar a bater...
Avatar do Utilizador
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 264
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Localização: Torres Vedras
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Ligar lampada

Mensagem por mitos »

mitos Escreveu:Para fazer essa ligação terá que trocar o interruptor duplo (comutador de lustre ) por um comutador de escada duplo, no outro local terá de montar um comutador de escada simples, deverá interligar os mesmos por 3 fios (para facilitar deverá ser um preto e dois castanhos)

o preto vai ligar na saida do comutador de lustre novo e vai ligar ao fio quer ia para a lampada (a mesma passa a ser alimentada por um fio que sai do novo interruptor)

os fios castanhos interligam os dois comutadores de lustre
Esq ESC DPL.jpg
untitled.png
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
Avatar do Utilizador
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 264
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Localização: Torres Vedras
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Ligar lampada

Mensagem por mitos »

untitled.png
untitled.png (131.84 KiB) Visto 2300 vezes
vamos lá pensar um pouco e ler o desenho...

vermelho - leva a corrente ao seu interruptor atual e passa a levar a corrente ao novo comutador de escada duplo...
no caso do que tem agora vai um fio do interruptor a lampada que pretende comandar... esse fio vai ligar a um fio que vem do comutador de escada novo...(liga no sitio marcada com um L dependendo da marca do equipamento)
fica com dois sitios para ligar fios em cada um dos comutadores de escada, são interligados como demonstra no desenho representado pelos dois fios pretos na parte de baixo do desenho.......

para fazer estas ligações tem de existir maneira de passar fios entre os dois pontos de comando como é logico

nas ligações da lampada não mexe...
com uma busca na internet por comutação de escada aparecem muitos esquemas de ligações
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
aureliocoimbra
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 163
Registado: 28 jun 2012, 13:08
Localização: Coimbra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Ligar lampada

Mensagem por aureliocoimbra »

Foi para isto que se fez o 25 de Abril...
luis62

Re: Ligar lampada

Mensagem por luis62 »

Obrigado pela explicação amigo "mitos".

Um pouco de boa vontade nunca fez mal a ninguém.

Apresentação? Eu sei fazer uma ligação normal para uma lampada, que já fiz algumas, agora para apagar num lado e noutro não sei. Penso que quando referi, no 1º post, o que está escrito acima, diz tudo. Mas.....
aureliocoimbra
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 163
Registado: 28 jun 2012, 13:08
Localização: Coimbra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Ligar lampada

Mensagem por aureliocoimbra »

Para é que serve a secção de Apresentação de Membros :?:
luis62

Re: Ligar lampada

Mensagem por luis62 »

Disse bem, Apresentação de Membros.

Aqui nos curiosos não é preciso estar registado, para alguém que queira uma explicação esporádica, como foi o meu caso.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Ligar lampada

Mensagem por nelmindo »

Apanhou-me num "bom dia"...
Para fazer o que quer precisa de comprar um comutador de escada duplo e um normal.
Uma das teclas desse comutador de escada duplo continua a acender a luz de dentro (lâmpada #1). Não esquecer de fazer o pequeno shunt como representado no esquema, entre os dois comutadores de escada do comutador de escada duplo.
A quantidade de fios a acrescentar não sei. Não especificou lá muito bem como é que estão os troços, nem onde estão a fazer-se as derivações. Como o pessoal continua a fazer de bruxo, o circuito que propus, é para imaginar que o interruptor duplo ou comutador de lustre (para os amigos) que tem instalado, está dentro de uma caixa funda e as derivações fazem-se todas dentro da mesma caixa. Assim a caixa de aparelhagem, acumula a função de caixa de derivação. Fazendo de conta que continuamos a ser bruxos, essa caixa deve ter 3 tubos. Um para fazer chegar fazer e neutro e outros dois para levar as fases e neutros para cada uma das lâmpadas. Se a suposição estiver correta, só tem que acrescentar o tubo dessa caixa até ao comutador de escada que pretende instalar, para comandar também a lâmpada exterior. Logo esse tubo tem que ter 3 condutores novos como representado no esquema.
Este esquema não é passível de ser usado, se existirem outros cenários, como por exemplo só ter dois tubos, um com a chegada de fase e neutro e outro com a saída de 3 fios (um deles pelo menos azul) para uma das lâmpadas e supondo que a derivação esteja numa delas.
Outro cenário de bruxedo é a série da aparelhagem que tem (isto se a comprou) ou a que vai ter (porque, como não sabe o que comprar, está à espera de saber por aqui, o que comprar...), não permite "ensinar" como deve ligar atrás. Assim sendo, apresento o esquema eléctrico aceite pela maioria (não representando as lâmpadas porque não sabe que símbolo é).

Tudo isto no "suponhamos"...
luis62

Re: Ligar lampada

Mensagem por luis62 »

Bem explicadinho sim senhor. Melhor era impossível.

Mas resolvi outra coisa, porque penso que é mais fácil. No interruptor que já lá está aplicado (duplo) vou fazer no fundo um furo para o exterior. No exterior abro um buraco à medida e aplico 1 caixa. Já fico com interruptor no exterior. O objectivo do interruptor no exterior é apenas para não andar às voltas para apagar e acender lâmpada. Depois substituo o interruptor duplo por um simples e passo fio para caixa de fora e leva interruptor simples. Acho que poipo muito trabalho e chatices.

E olhe. Insista no euromilhões, que chega lá!!! :lol:

Obrigado
zezefenix
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 11 jan 2013, 21:05
Localização: porto

Re: Ligar lampada

Mensagem por zezefenix »

Tem que fazer comutação de escada. Logo tens que passar mais 2 fios. Não faltam esquemas internet.
Responder

Voltar para “Curiosos”