Como preparar uma base de trabalho...???

Responder
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Como preparar uma base de trabalho...???

Mensagem por amoreira »

Esta é certamente uma questão fulcral para todos os que trabalham com
o AutoCAD, na minha opinião uma boa base de trabalho é meio caminho
andado para as coisas correrem bem.

Em anexo deixo um documento que pode servir de base para dar inicio
a esta questão, acho que seria bastante interessante discutir este tema
afinal ficariamos todos a ganhar, o que dizem?
Anexos
BPT.rar
(5.12 KiB) Transferido 188 vezes


Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Avatar do Utilizador
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 579
Registado: 08 out 2007, 19:16
Localização: Algures no Planeta Terra
Agradecimento recebido: 1 vez
Contacto:

Re: Como preparar uma base de trabalho...???

Mensagem por Cipriano »

Sinceramente não faço nada disso :)

Julgo que antes de tudo, deviam de personalizar o autocad ao seu gosto, como por exemplo criar as suas canetas (.ctb) para a impressão, definir os vossos próprios comandos para ser mais fácil e rápido de trabalhar.
Depois disto, quando recebo um projecto de um arquitecto, a primeira coisa que faço é a abrir a planta e limpar os hatchs todos como disse o moreira, crio um layer chamado "Planta" e coloco lá todos os layers. Depois de ter a planta pronta, abro um novo desenho e configuro para começar a desenhar, efectuando os seguintes passos:
1º - "st" - comando para escolher o tipo de letra (uso o simplex.shx com heigh 0.18 e width factor 0.8)
2º - "sn" - comando para poder desenhar sempre acertadamente sem me ter de preocupar se as linhas vão alinhar ou não quando estou a desenhar
3º - "lts" - comando para definir o factor da escala (normalmente uso 0.05)
4º - Criar a Layer do projecto "ited" (se for para realizar um projecto ited e activar a layer como actual)

Depois de terem os desenhos prontos é começar a criar os Layouts. Iserirem os formatos adequados, as legendas, e criar as viewports onde as coloco depois num layer chamado "view" e congelo para que não sai na impressão. Uma vez criada a viewport, clico duas vezes no centro dela onde irei ter acesso ao model e faço um Zoom Extend, comando "z + ENTER + e" depois faço o seguinte comando "z + ENTER + c + ENTER + clico com o rato no meu do desenho que quero que apareça nesse layout e escrevo 1xp + ENTER" Atenção o 1xp é para quem desenha á escala de 1:100, o 1xp faz com que o desenho apareça no viewport a essa escala.

Se tiverem alguma dúvida é só avisar. Apenas expliquei aqui o básico e muito simples para serem rápidos e eficazes.
Desculpem se a explicação estiver um bocado mal explicada :oops: mas alguma duvida apitem :)
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: Como preparar uma base de trabalho...???

Mensagem por amoreira »

Cipriano Escreveu:Sinceramente não faço nada disso :)

Julgo que antes de tudo, deviam de personalizar o autocad ao seu gosto, como por exemplo criar as suas canetas (.ctb) para a impressão, definir os vossos próprios comandos para ser mais fácil e rápido de trabalhar.
Depois disto, quando recebo um projecto de um arquitecto, a primeira coisa que faço é a abrir a planta e limpar os hatchs todos como disse o moreira, crio um layer chamado "Planta" e coloco lá todos os layers. Depois de ter a planta pronta, abro um novo desenho e configuro para começar a desenhar, efectuando os seguintes passos:
1º - "st" - comando para escolher o tipo de letra (uso o simplex.shx com heigh 0.18 e width factor 0.8)
2º - "sn" - comando para poder desenhar sempre acertadamente sem me ter de preocupar se as linhas vão alinhar ou não quando estou a desenhar
3º - "lts" - comando para definir o factor da escala (normalmente uso 0.05)
4º - Criar a Layer do projecto "ited" (se for para realizar um projecto ited e activar a layer como actual)

Depois de terem os desenhos prontos é começar a criar os Layouts. Iserirem os formatos adequados, as legendas, e criar as viewports onde as coloco depois num layer chamado "view" e congelo para que não sai na impressão. Uma vez criada a viewport, clico duas vezes no centro dela onde irei ter acesso ao model e faço um Zoom Extend, comando "z + ENTER + e" depois faço o seguinte comando "z + ENTER + c + ENTER + clico com o rato no meu do desenho que quero que apareça nesse layout e escrevo 1xp + ENTER" Atenção o 1xp é para quem desenha á escala de 1:100, o 1xp faz com que o desenho apareça no viewport a essa escala.

Se tiverem alguma dúvida é só avisar. Apenas expliquei aqui o básico e muito simples para serem rápidos e eficazes.
Desculpem se a explicação estiver um bocado mal explicada :oops: mas alguma duvida apitem :)
Amigo Cipriano,

Se calhar já devia ter escrito isto no tópico inicial, mas ainda não é tarde.

A minha ideia (se todos estiverem de acordo) não é dizer como todos têm ou deveriam de
trabalhar, mas sim elaborar um documento que sirva de base para todos, se calhar temos de pensar
que estaríamos a escrever para um livro, percebes? Não podemos criar um documento á nossa imagem.

Por ex. o nome dos "layers" ou "layouts" e meramente indicativo, e os CTB's ou STB's cada um usa como quiser,
em relação á personalização do AutoCAD, isso é outra história que podíamos discutir noutro tópico.


Julgo que antes de tudo, deviam de personalizar o autocad ao seu gosto, como por exemplo criar as suas canetas (.ctb) para a impressão, definir os vossos próprios comandos para ser mais fácil e rápido de trabalhar.
(Por mim é discutido noutro tópico)

Depois disto, quando recebo um projecto de um arquitecto, a primeira coisa que faço é a abrir a planta e limpar os hatchs todos como disse o moreira, crio um layer chamado "Planta" e coloco lá todos os layers. Depois de ter a planta pronta, abro um novo desenho e configuro para começar a desenhar, efectuando os seguintes passos:
1º - "st" - comando para escolher o tipo de letra (uso o simplex.shx com heigh 0.18 e width factor 0.8)
(simplex.shx é um exemplo, podem escolher outra, as regras recomendam fontes .shx porque são mais leves)

2º - "sn" - comando para poder desenhar sempre acertadamente sem me ter de preocupar se as linhas vão alinhar ou não quando estou a desenhar
(aqui ficará ao critério de cada um)

3º - "lts" - comando para definir o factor da escala (normalmente uso 0.05)
(opcional)

4º - Criar a Layer do projecto "ited" (se for para realizar um projecto ited e activar a layer como actual)

Depois de terem os desenhos prontos é começar a criar os Layouts. Iserirem os formatos ( EM QUE UNIDADES SUGERES
mm OU METROS) adequados, as legendas, e criar as viewports onde as coloco depois num layer chamado "view" e congelo para que não sai na impressão (TAL COMO EU DIGO NO DOCUMENTO ACTIVAS A OPÇÃO "NO PRINT". Uma vez criada a viewport, clico duas vezes no centro dela onde irei ter acesso ao model e faço um Zoom Extend, comando "z + ENTER + e" depois faço o seguinte comando "z + ENTER + c + ENTER + clico com o rato no meu do desenho que quero que apareça nesse layout e escrevo 1xp + ENTER" Atenção o 1xp é para quem desenha á escala de 1:100, o 1xp faz com que o desenho apareça no viewport a essa escala(NÃO É BEM ASSIM, DEPENDE DE DUAS COISAS DAS UNIDADES EM QUE
ESTÁ A ARQUITECTURA E O FORMATO)

Então e o XREF não usas??

Não deixem que este tópico siga uma conversa a dois, participem

Obrigado!

Se tiverem alguma dúvida é só avisar. Apenas expliquei aqui o básico e muito simples para serem rápidos e eficazes.
Desculpem se a explicação estiver um bocado mal explicada :oops: mas alguma duvida apitem :)[/quote]
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Avatar do Utilizador
Checkmat
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 132
Registado: 12 fev 2008, 20:46
Localização: Porto / Viseu

Re: Como preparar uma base de trabalho...???

Mensagem por Checkmat »

Boas

Penso que vocês fazem muitas operações, muitos comandos (zooms, views, etc, etc) para que?

1- Eu pego na arquitectura, apenas limpo os layers que não interessa, faço um "purge" para limpar o lixo
2- Crio os layers que me interessam
3- Tá logo a trabalhar

8) Simples e eficaz 8)
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: Como preparar uma base de trabalho...???

Mensagem por amoreira »

Checkmat Escreveu:Boas

Penso que vocês fazem muitas operações, muitos comandos (zooms, views, etc, etc) para que?

1- Eu pego na arquitectura, apenas limpo os layers que não interessa, faço um "purge" para limpar o lixo
2- Crio os layers que me interessam
3- Tá logo a trabalhar

8) Simples e eficaz 8)
Assim que puder vou explicar ponto por ponto a importância dos tais "Zooms, view, etc, etc..
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Avatar do Utilizador
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 579
Registado: 08 out 2007, 19:16
Localização: Algures no Planeta Terra
Agradecimento recebido: 1 vez
Contacto:

Re: Como preparar uma base de trabalho...???

Mensagem por Cipriano »

moreira Escreveu:
Cipriano Escreveu:Sinceramente não faço nada disso :)

Julgo que antes de tudo, deviam de personalizar o autocad ao seu gosto, como por exemplo criar as suas canetas (.ctb) para a impressão, definir os vossos próprios comandos para ser mais fácil e rápido de trabalhar.
Depois disto, quando recebo um projecto de um arquitecto, a primeira coisa que faço é a abrir a planta e limpar os hatchs todos como disse o moreira, crio um layer chamado "Planta" e coloco lá todos os layers. Depois de ter a planta pronta, abro um novo desenho e configuro para começar a desenhar, efectuando os seguintes passos:
1º - "st" - comando para escolher o tipo de letra (uso o simplex.shx com heigh 0.18 e width factor 0.8)
2º - "sn" - comando para poder desenhar sempre acertadamente sem me ter de preocupar se as linhas vão alinhar ou não quando estou a desenhar
3º - "lts" - comando para definir o factor da escala (normalmente uso 0.05)
4º - Criar a Layer do projecto "ited" (se for para realizar um projecto ited e activar a layer como actual)

Depois de terem os desenhos prontos é começar a criar os Layouts. Iserirem os formatos adequados, as legendas, e criar as viewports onde as coloco depois num layer chamado "view" e congelo para que não sai na impressão. Uma vez criada a viewport, clico duas vezes no centro dela onde irei ter acesso ao model e faço um Zoom Extend, comando "z + ENTER + e" depois faço o seguinte comando "z + ENTER + c + ENTER + clico com o rato no meu do desenho que quero que apareça nesse layout e escrevo 1xp + ENTER" Atenção o 1xp é para quem desenha á escala de 1:100, o 1xp faz com que o desenho apareça no viewport a essa escala.

Se tiverem alguma dúvida é só avisar. Apenas expliquei aqui o básico e muito simples para serem rápidos e eficazes.
Desculpem se a explicação estiver um bocado mal explicada :oops: mas alguma duvida apitem :)
Amigo Cipriano,

Se calhar já devia ter escrito isto no tópico inicial, mas ainda não é tarde.

A minha ideia (se todos estiverem de acordo) não é dizer como todos têm ou deveriam de
trabalhar, mas sim elaborar um documento que sirva de base para todos, se calhar temos de pensar
que estaríamos a escrever para um livro, percebes? Não podemos criar um documento á nossa imagem.

Por ex. o nome dos "layers" ou "layouts" e meramente indicativo, e os CTB's ou STB's cada um usa como quiser,
em relação á personalização do AutoCAD, isso é outra história que podíamos discutir noutro tópico.


Julgo que antes de tudo, deviam de personalizar o autocad ao seu gosto, como por exemplo criar as suas canetas (.ctb) para a impressão, definir os vossos próprios comandos para ser mais fácil e rápido de trabalhar.
(Por mim é discutido noutro tópico)

Depois disto, quando recebo um projecto de um arquitecto, a primeira coisa que faço é a abrir a planta e limpar os hatchs todos como disse o moreira, crio um layer chamado "Planta" e coloco lá todos os layers. Depois de ter a planta pronta, abro um novo desenho e configuro para começar a desenhar, efectuando os seguintes passos:
1º - "st" - comando para escolher o tipo de letra (uso o simplex.shx com heigh 0.18 e width factor 0.8)
(simplex.shx é um exemplo, podem escolher outra, as regras recomendam fontes .shx porque são mais leves)

2º - "sn" - comando para poder desenhar sempre acertadamente sem me ter de preocupar se as linhas vão alinhar ou não quando estou a desenhar
(aqui ficará ao critério de cada um)

3º - "lts" - comando para definir o factor da escala (normalmente uso 0.05)
(opcional)

4º - Criar a Layer do projecto "ited" (se for para realizar um projecto ited e activar a layer como actual)

Depois de terem os desenhos prontos é começar a criar os Layouts. Iserirem os formatos ( EM QUE UNIDADES SUGERES
mm OU METROS) adequados, as legendas, e criar as viewports onde as coloco depois num layer chamado "view" e congelo para que não sai na impressão (TAL COMO EU DIGO NO DOCUMENTO ACTIVAS A OPÇÃO "NO PRINT". Uma vez criada a viewport, clico duas vezes no centro dela onde irei ter acesso ao model e faço um Zoom Extend, comando "z + ENTER + e" depois faço o seguinte comando "z + ENTER + c + ENTER + clico com o rato no meu do desenho que quero que apareça nesse layout e escrevo 1xp + ENTER" Atenção o 1xp é para quem desenha á escala de 1:100, o 1xp faz com que o desenho apareça no viewport a essa escala(NÃO É BEM ASSIM, DEPENDE DE DUAS COISAS DAS UNIDADES EM QUE
ESTÁ A ARQUITECTURA E O FORMATO)

Então e o XREF não usas??

Não deixem que este tópico siga uma conversa a dois, participem

Obrigado!

Se tiverem alguma dúvida é só avisar. Apenas expliquei aqui o básico e muito simples para serem rápidos e eficazes.
Desculpem se a explicação estiver um bocado mal explicada :oops: mas alguma duvida apitem :)
[/quote]

Acho os XREF desnecessários.
(NÃO É BEM ASSIM, DEPENDE DE DUAS COISAS DAS UNIDADES EM QUE
ESTÁ A ARQUITECTURA E O FORMATO)
Nem por isso, eu desenho tudo á escala em que o desenho está. Se o desenho vier em 1:1000, eu desenho sobre esse desenho a 1:1000 e no layout o 1xp mete logo o desenho á escala real em que ele está. Os formatos não me interessam, pois eu uso os meus, e muitas vezes até diminuo o formato pois muitos arquitectos desperdiçam muito papel deixando muito espaço em branco.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Avatar do Utilizador
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1517
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Como preparar uma base de trabalho...???

Mensagem por rebelocruz »

Boas

O que eu faço é eliminar tido o que não interessa, depois crio um layer de contrução cilvil, outro Legenda, ourto para mobiliário e outro para as folhas de palel, em seguida crio os layers para o projectro electrico ou ited.
Os layres para electricidade são:
-Tomadas;
-Alimentos aos Q.E e Classificação dos locais
-Iluminação normal
-Iluminação emergência;
-Alimentação equipamentos;
Posso criat mais mlayeres dependendo do projectos:
-Domótica;
-circuito relógios;
-Etc;
Quanto às escalas uso o que vem projecto.
Cpt

Rebelo Cruz
Avatar do Utilizador
Checkmat
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 132
Registado: 12 fev 2008, 20:46
Localização: Porto / Viseu

Re: Como preparar uma base de trabalho...???

Mensagem por Checkmat »

Boas

Claro, como eu disse simples e eficaz 8)
Em relação as escalas concordo com o Rebelocruz, até porque normalmente as escalas vêm em 1:100 ou 1:200 e não vou a andar a alterar escalas, faço como estão
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: Como preparar uma base de trabalho...???

Mensagem por amoreira »

Vamos lá reformular isto um pouco,

Imaginem que vos era encomendado um trabalho que consistia em criar uma base de trabalho "standard" não para um individuo singular trabalhar, mas sim para uma equipa
de trabalho (entenda-se como equipa de trabalho Inst. eléctricas, águas, esgotos, Avac, etc..) essa base teria de ser a mesma para todos, e que fosse fácil de se actualizar,
as bases de arquitectura a qualquer momento.

Ainda teriam de ter em conta que independentemente de como nos chegem as bases
de arquitectura todos os projectos teriam de ser tratados da mesma forma (escalas,
layouts, layers, xref, etc..) e sempre com a mesma imagem.

Sugestões?
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: Como preparar uma base de trabalho...???

Mensagem por amoreira »

moreira Escreveu:Vamos lá reformular isto um pouco,

Imaginem que vos era encomendado um trabalho que consistia em criar uma base de trabalho "standard" não para um individuo singular trabalhar, mas sim para uma equipa
de trabalho (entenda-se como equipa de trabalho Inst. eléctricas, águas, esgotos, Avac, etc..) essa base teria de ser a mesma para todos, e que fosse fácil de se actualizar,
as bases de arquitectura a qualquer momento.

Ainda teriam de ter em conta que independentemente de como nos chegem as bases
de arquitectura todos os projectos teriam de ser tratados da mesma forma (escalas,
layouts, layers, xref, etc..) e sempre com a mesma imagem.

Sugestões?
Sei que não é fácil arranjar um molde que sirva a todos, mas em anexo deixo aquilo que na minha
opinião seria o mínimo que cada um deveria de fazer, parece complicado mas na verdade é bastante
simples experimentem e comentem.
Anexos
BaseTB.rar
(1.02 MiB) Transferido 145 vezes
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Responder

Voltar para “Software”