Deteção de pequena fuga em automovel
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- Velha Guarda
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Deteção de pequena fuga em automovel
Viva, trabalho numa oficina de reparação automóvel em que também fazemos alguns serviços de ar condicionado.
Hoje recebemos um cliente que carregou o ar condicionado do carro há cerca de 1 ano e recentemente deixou de funcionar, a primeira coisa a fazer foi ligar os manómetros para verificar as pressões e tinha não tinha absolutamente nada, os ponteiros nem sequer mexeram ao abrir as válvulas. Pensei então que pudesse ser uma fuga grande e pressurizei o sistema com azoto para procurar pela fuga, que esperava ser grande e conseguir ouvir, fui até aos 15bar e nada... depois peguei em agua com sabão e corri as tubagens todas que estavam acessíveis, condensador e junções. Não encontrei nada.
O único componente que não verifiquei foi o evaporar que estava inacessível e era necessário desmontar o tablier... o sistema ficou à pressão com azoto cerca de 2horas e o ponteiro não mexeu aparentemente nada.
Como se deve proceder para detectar estas fugas de pequena dimensão? Alguma sugestão?
Obrigado
Hoje recebemos um cliente que carregou o ar condicionado do carro há cerca de 1 ano e recentemente deixou de funcionar, a primeira coisa a fazer foi ligar os manómetros para verificar as pressões e tinha não tinha absolutamente nada, os ponteiros nem sequer mexeram ao abrir as válvulas. Pensei então que pudesse ser uma fuga grande e pressurizei o sistema com azoto para procurar pela fuga, que esperava ser grande e conseguir ouvir, fui até aos 15bar e nada... depois peguei em agua com sabão e corri as tubagens todas que estavam acessíveis, condensador e junções. Não encontrei nada.
O único componente que não verifiquei foi o evaporar que estava inacessível e era necessário desmontar o tablier... o sistema ficou à pressão com azoto cerca de 2horas e o ponteiro não mexeu aparentemente nada.
Como se deve proceder para detectar estas fugas de pequena dimensão? Alguma sugestão?
Obrigado
- Mário
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Re: Deteção de pequena fuga em automovel
Boas
1º Sabes de refrigeração? espero que sim.
Deixa com azoto 12 horas, e depois deixas em vazio 8 horas e vê se perde.
Verificaste com a lampada se havia fugas?
Onde podes ter fuga;
Condensador quando está quente (vê se o condensador não tocou num passeio, alguns tocam) e aparecem as fissuras.
Evaporador algumas marcas (defeitos de fabrico que aparecem passado os anos).
Tubos
Válvula de expansão (O´rings)
Compressor, retentor ou pelo corpo ((união (tem oring))
Uma básica, as válvulas de carga.
Cump.
Mário
1º Sabes de refrigeração? espero que sim.
Deixa com azoto 12 horas, e depois deixas em vazio 8 horas e vê se perde.
Verificaste com a lampada se havia fugas?
Onde podes ter fuga;
Condensador quando está quente (vê se o condensador não tocou num passeio, alguns tocam) e aparecem as fissuras.
Evaporador algumas marcas (defeitos de fabrico que aparecem passado os anos).
Tubos
Válvula de expansão (O´rings)
Compressor, retentor ou pelo corpo ((união (tem oring))
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" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
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Re: Deteção de pequena fuga em automovel
Viva, obrigado pelas dicas.
Sim, sei alguma coisa, tive formação para poder trabalhar em sistemas de ar condicionado automóvel e também é um tema pelo qual me interesso e vou tentando ir aprendendo/estudando conforme os problemas vão aparecendo.
Para esse teste mais extenso vou ter que combinar com o dono do carro para ver qual a disponibilidade para o deixar.
Sim, verifiquei com a lâmpada UV, também não encontrei nada. O compressor é uma possibilidade, estava cheio de óleo do motor em cima, mas também é possível que tivesse algum do AC misturado. Vou tentar contactar o homem e pedir para ele lavar bem o motor e compressor para tentar perceber depois se verte por ai.
O condensador estava intacto e sem qualquer humidade.
Também verifiquei as ligações à válvula de expansão do lado do motor, as que estavam do lado do evaporador estão completamente fora de vista.
As válvulas de recarga também verifiquei com espuma própria e estavam boas, é um problema recorrente, diria que cerca de 20% dos carros que por cá passam têm uma válvula a verter.
O evaporador só vai ser verificado em ultimo recurso e caso o cliente decida avançar com a reparação que será dispendiosa se o problema for lá.
Sim, sei alguma coisa, tive formação para poder trabalhar em sistemas de ar condicionado automóvel e também é um tema pelo qual me interesso e vou tentando ir aprendendo/estudando conforme os problemas vão aparecendo.
Para esse teste mais extenso vou ter que combinar com o dono do carro para ver qual a disponibilidade para o deixar.
Sim, verifiquei com a lâmpada UV, também não encontrei nada. O compressor é uma possibilidade, estava cheio de óleo do motor em cima, mas também é possível que tivesse algum do AC misturado. Vou tentar contactar o homem e pedir para ele lavar bem o motor e compressor para tentar perceber depois se verte por ai.
O condensador estava intacto e sem qualquer humidade.
Também verifiquei as ligações à válvula de expansão do lado do motor, as que estavam do lado do evaporador estão completamente fora de vista.
As válvulas de recarga também verifiquei com espuma própria e estavam boas, é um problema recorrente, diria que cerca de 20% dos carros que por cá passam têm uma válvula a verter.
O evaporador só vai ser verificado em ultimo recurso e caso o cliente decida avançar com a reparação que será dispendiosa se o problema for lá.
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Re: Deteção de pequena fuga em automovel
Para o evaporador à carros que é necessário desmontar o tablier todo.
Outra hipótese não muito boa, é carregares o AC e com aditivo veres onde vai brilhar.
Cump.
Mário
Outra hipótese não muito boa, é carregares o AC e com aditivo veres onde vai brilhar.
Cump.
Mário
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Re: Deteção de pequena fuga em automovel
Vivam.
O veículo em causa tem alguma valvula de segurança, que possa actuar, libertando pressão excessiva?
Como sabem o calor dilata os corpos e neste caso, o funcionamento do sistema de refrigeração aumenta e de que maneira a temperatura...
Não seria mau de todo deixar o carro a trabalhar durante umas horas e observar as pressoes do fluido.
Cps
A. Castro
O veículo em causa tem alguma valvula de segurança, que possa actuar, libertando pressão excessiva?
Como sabem o calor dilata os corpos e neste caso, o funcionamento do sistema de refrigeração aumenta e de que maneira a temperatura...
Não seria mau de todo deixar o carro a trabalhar durante umas horas e observar as pressoes do fluido.
Cps
A. Castro
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Re: Deteção de pequena fuga em automovel
Pois Mário, o problema é mesmo esse, para verificar visualmente evaporador são necessárias umas 8h de trabalho para montar e voltar a montar tudo.
A segunda hipótese apesar de não ser ideal é justificável a meu ver, cometo algum crime se carregar o sistema com r134a junto com aditivo UV e pedir ao cliente para usar o AC diariamente e passar na oficina passados cerca de 15 dias para verificar?
CF,Lda, neste carro por acaso não reparei nela... Tenho-as visto em alguns carros montadas mesmo no compressor, costumam até ter um selo para sabermos se abriram ou não. Quando o carro voltar verifico.
Pressões só depois de carregar, mas provavelmente nunca vão ser tão altas que seja capazes de fazer a válvula de descarga actuar porque existe um sensor na linha de alta pressão que em que o sinal é usado para desactivar o compressor em caso de falta de gás ou pressão excessiva. A não ser que exista uma obstrução antes do sensor mas ai também não se consegue ver nos manómetros porque a válvula de carrega fica logo ao lado do sensor.
Mais uma vez obrigado a ambos pelas dicas, ainda é uma área em que estou verde e toda a ajuda é bem vinda.
A segunda hipótese apesar de não ser ideal é justificável a meu ver, cometo algum crime se carregar o sistema com r134a junto com aditivo UV e pedir ao cliente para usar o AC diariamente e passar na oficina passados cerca de 15 dias para verificar?
CF,Lda, neste carro por acaso não reparei nela... Tenho-as visto em alguns carros montadas mesmo no compressor, costumam até ter um selo para sabermos se abriram ou não. Quando o carro voltar verifico.
Pressões só depois de carregar, mas provavelmente nunca vão ser tão altas que seja capazes de fazer a válvula de descarga actuar porque existe um sensor na linha de alta pressão que em que o sinal é usado para desactivar o compressor em caso de falta de gás ou pressão excessiva. A não ser que exista uma obstrução antes do sensor mas ai também não se consegue ver nos manómetros porque a válvula de carrega fica logo ao lado do sensor.
Mais uma vez obrigado a ambos pelas dicas, ainda é uma área em que estou verde e toda a ajuda é bem vinda.
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Re: Deteção de pequena fuga em automovel
Boas
Mário
A Azuljorgemiguel4 Escreveu:Pois Mário, o problema é mesmo esse, para verificar visualmente evaporador são necessárias umas 8h de trabalho para montar e voltar a montar tudo.
A segunda hipótese apesar de não ser ideal é justificável a meu ver, cometo algum crime se carregar o sistema com r134a junto com aditivo UV e pedir ao cliente para usar o AC diariamente e passar na oficina passados cerca de 15 dias para verificar?
Basta 2 ou 3 dias e depois passas a lampada.
O fusível "valvula de segurança" fica dentro do compressor.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
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Re: Deteção de pequena fuga em automovel
Não me esqueci de vocês, estava a espera que voltasse cá o carro mas ainda não apareceu...
Mario, também já tenho visto em alguns essa válvula montada na tampa traseira do compressor, normalmente com um selo autocolante que abre caso a válvula actue.
Mario, também já tenho visto em alguns essa válvula montada na tampa traseira do compressor, normalmente com um selo autocolante que abre caso a válvula actue.