Caderno Centerm - Dúvida

Avatar do Utilizador
vmcb
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 12 dez 2013, 12:19
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Caderno Centerm - Dúvida

Mensagem por vmcb »

Boas,

Deixo uma foto que tirei a uma etiqueta de um split para exclarecer uma dúvida.
Muito honestamente existem equipamentos nos quais têm bem explicito a informação da potência de calor e frio mas neste, só consegui visualizar, informação da pressão de trabalho admissivel (4.0MPa) na Alta (2.7MPa) e na Baixa (1.5MPa). De resto diz o tipo de refrigerante, voltagem e quantidade de fluído.

Por isso pergunto a quem necessita de escrever no caderno da Centerm este campo (potência frio/calor) o que fazem quando não existe informação, deixam em branco?

Na Centerm, não vale a pena porque quem atende não sabe dar resposta e nunca têm alguém disponível!!

Não sei se conseguem ver, porque o site onde alterava as dimensões mudou e só me deu este tamanho (o maior que estava para selecionar).
Imagem


Cumprimentos,
vmcb
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5385
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Caderno Centerm - Dúvida

Mensagem por nelmindo »

Ver na unidade interior
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Caderno Centerm - Dúvida

Mensagem por justme »

Boas,

Não sei se realmente necessita da informação dessa maquina ou se foi apenas um exemplo para documentar a sua indignação face ás exigencias da Centerm e a não exibição de informação fundamental na chapa de carateristicas por parte do fabricante.
Na duvida forneço-lhe uma captura da tabela do manual com essa informaçao:
Ar Cond CU-A95KE.JPG
Um abraço
Avatar do Utilizador
vmcb
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 12 dez 2013, 12:19
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Caderno Centerm - Dúvida

Mensagem por vmcb »

nelmindo Escreveu:Ver na unidade interior
Não deu para ver, pois está inserida dentro de um armário e teria que desarmar parte do mesmo (arquitetos)
justme Escreveu:Boas,

Não sei se realmente necessita da informação dessa maquina ou se foi apenas um exemplo para documentar a sua indignação face ás exigencias da Centerm e a não exibição de informação fundamental na chapa de carateristicas por parte do fabricante.
Na duvida forneço-lhe uma captura da tabela do manual com essa informaçao:
Agradeço a sua atenção. Brevemente irá ser necessária para escrever no caderno...esta imagem que coloquei da etiqueta, foi de outro equipamento e serviu para documentar o que tinha visto noutra situação idêntica, a tal falta de informação por parte do fabricante!
Ar Cond CU-A95KE.JPG
Um abraço
Aproveito para dizer que a Centerm já me informou, e que quando não existe informação necessária nos equipamentos, devemos colocar no respetivo campo, que não continha tal informação, ou não estava visível (isto para qualquer campo do caderno).

Respostas a Laranja
Cumprimentos,
vmcb
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Caderno Centerm - Dúvida

Mensagem por justme »

Boas,

agradeço o feedback.

Um abraço
Hidrocube
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 113
Registado: 11 jan 2015, 22:16
Localização: Sintra
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes
Contacto:

Re: Caderno Centerm - Dúvida

Mensagem por Hidrocube »

Boas;

A CENTERM deveria era te ter dito que as intervenções nas unidades a R-22 (manuseamento do fluido) estão proibidas desde o inicio deste ano ... mas patrão manda, empregado faz ...

F_B
Existe 10 tipos de pessoas, umas conhecem o código binário e outras não.
Avatar do Utilizador
vmcb
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 12 dez 2013, 12:19
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Caderno Centerm - Dúvida

Mensagem por vmcb »

Hidrocube Escreveu:Boas;

A CENTERM deveria era te ter dito que as intervenções nas unidades a R-22 (manuseamento do fluido) estão proibidas desde o inicio deste ano...Sim eu sei disso, a imagem que coloquei por acaso foi para referir uma dúvida de um outro equipamento que funciona com R410A cuja a etiqueta apresentava pouca informação tal como, a da imagem que coloquei acima (e foi aqui que a Centerm ajudou) não interpretes mal a situação.
Porque pelo que leio, julgo não ter escrito que existiu intervenção no mesmo. E julgo que deves também saber, que podes substituir o R22 (quando possível) como exemplo por este,
ISCEON® MO29 (R-422D) correto?! Referi o R422D, porque no geral não requer modificações no sistema e assim nesse caso existe intervenção nestes equipamentos
...mas patrão manda, empregado faz ...sim, isso é uma grande verdade, enfim.

F_B
A resposta a Laranja
Cumprimentos,
vmcb
Hidrocube
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 113
Registado: 11 jan 2015, 22:16
Localização: Sintra
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes
Contacto:

Re: Caderno Centerm - Dúvida

Mensagem por Hidrocube »

Caro vmcb;

O "drop-in" directo também não o deverias fazer perante a lei (vais manusear fluido que deveria supostamente ir para destruição juntamente com o equipamento), mais informo ainda que o fluidos "substitutos" apresentam perdas de rendimento e eficiência na ordem dos 10 ~ 40%, o que nos leva por outros caminhos e para um testamento quase eterno, onde num país que já se sabe o que gasta, temos que poupar e fazer "trafulhices" até algum ser apanhado ... assim sendo, tudo que nasce tem um fim, sendo cimento, tijolo, plantas, wte ... O equipamento com "décadas" de vida, pois a sua produção acabou à mais de uma década (R-22) já merece um RIP mais que justo, pois o R-410A está para acabar também (prevê-se para 2030), sendo o seu substituto o R-32 ao qual algumas grandes marcas estão a começar já a vender, p.e. Daikin em termos de "periquitos".

O técnico que anda no campo, ou mesmo Eng. AVAC & R que se aguente à bronca, pois quando for apanhado porque alguém da concorrência o denunciou, pois fiscalização por enquanto só actua por queixa, eu quero ver o que vai acontecer, ou seja paga e não bufa, como casos que tenho conhecimento.

btw, e normalmente o patrão foge com o rabo à seringa ... se é que me faço entender. ;)

F_B
Existe 10 tipos de pessoas, umas conhecem o código binário e outras não.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Caderno Centerm - Dúvida

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Às uns 10 anos atrás, quando andei nas formações dos fluidos, o que ficou assente foi que as máquinas a R22 teriam que ser ou substituidas, ou substituir o R22 por um dos novos fluídos, obrigatóriamente, a partir de 2015...
O R22 deixou de se fabricar há alguns anos (4 ou 5 anos, se a memória não me atraiçoa) e as poucas máquinas em que substitui o fluido, devido a fugas ou substituição de compressores queimados foi sempre com R417A, sem qualquer alteração fisica do sistema.
Mas há outros para fazer o mesmo.
Cps
A. Castro
Hidrocube
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 113
Registado: 11 jan 2015, 22:16
Localização: Sintra
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes
Contacto:

Re: Caderno Centerm - Dúvida

Mensagem por Hidrocube »

CF,Lda Escreveu:Vivam.
Às uns 10 anos atrás, quando andei nas formações dos fluidos, o que ficou assente foi que as máquinas a R22 teriam que ser ou substituidas, ou substituir o R22 por um dos novos fluídos, obrigatóriamente, a partir de 2015...
O R22 deixou de se fabricar há alguns anos (4 ou 5 anos, se a memória não me atraiçoa) e as poucas máquinas em que substitui o fluido, devido a fugas ou substituição de compressores queimados foi sempre com R417A, sem qualquer alteração fisica do sistema.
Mas há outros para fazer o mesmo.
Cps
A. Castro
Boas;

A produção do virgem acabou em 2010, sendo os 5 restantes anos para o "drop-in" directo (substituição de um por outro) ou retrofit (substituição de componentes do circuito frigorífico) ao qual e ressalvando com perdas de rendimento no R417A até máquinas < 2 KW potencia térmica e o R422D para > 2KW. Isto porque muitos equipamentos trabalham com válvulas de pressão diferencial ao qual apresentam erros de p.e. temperaturas de saturação onde o controle mecânico e electrónico já é existente.

F_B
Existe 10 tipos de pessoas, umas conhecem o código binário e outras não.
Avatar do Utilizador
vmcb
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 12 dez 2013, 12:19
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Caderno Centerm - Dúvida

Mensagem por vmcb »

Posso afirmar sem problema algum, que os fluídos que uso são/foram sempre antes referidos/s pela marca, sendo o R422D o mais aconselhável para substituir o R22 (falo em sistemas split (Gama domestica) e é óbvio que se houver intervenção num equipamento com R22, o mesmo tem de ser enviado Pará destruição! E mais, um ex formador da Centerm mencionou-me que o R422D era o que ele também aconselhava para o mesmo tipo de intervenção sem necessitar de alterar componentes (tal como refere a Danfoss). Agora penso que isto anda tudo um pouco às aranhas, pois mesmo nas formações na Centerm os técnicos entre si, tinham informações/ideologias diferentes! Para mim o que prevalece sempre, é o que o fabricante aconselha.

Para terminar, está enganado num ponto, de me dizer que estou a manusear fluido que deveria ir para destruição, juntamente com o equipamento. A parte, juntamente com o equipamento está mal, o fluido sim, tem de ir para destruição.

Retirado da APA:

17 - Qual o prazo de utilização de equipamentos contendo HCFCs?
Os equipamentos que contenham ou dependam de HCFC, como é o caso do R22, podem continuar a funcionar após 31-12-2014. Contudo a partir desta data e independentemente da quantidade de fluido frigorigéneo presente no equipamento, não será possível efetuar a manutenção desses equipamentos com utilização de substâncias regulamentadas.

Assim não é possível utilizar HCFC revalorizados ou reciclados para fins de manutenção e reparação dos equipamentos e para qualquer outro tipo de manutenção é preciso ter em conta o artigo 6.º do Regulamento n.º 1005/2009, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de Setembro de 2009, que proíbe a colocação no mercado de produtos e equipamentos que contenham substâncias regulamentadas ou delas dependam.

Deste modo, os equipamentos que contenham ou dependam de HCFC, como é o caso do R22, podem ser sujeitos a deteção de fugas após 31-12-2014, e quando deixarem de operar (devido às proibições acima mencionadas), podem ser convertidos (enchimento com substância que não seja ODS), ou desmantelados. Se os equipamentos não necessitarem de manutenção, podem operar indefinidamente, não sendo obrigatório substituir o referido gás até ao final de 2014.
Cumprimentos,
vmcb
Hidrocube
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 113
Registado: 11 jan 2015, 22:16
Localização: Sintra
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes
Contacto:

Re: Caderno Centerm - Dúvida

Mensagem por Hidrocube »

vmcb Escreveu:Posso afirmar sem problema algum, que os fluídos que uso são/foram sempre antes referidos/s pela marca, sendo o R422D o mais aconselhável para substituir o R22 (falo em sistemas split (Gama domestica) e é óbvio que se houver intervenção num equipamento com R22, o mesmo tem de ser enviado Pará destruição! E mais, um ex formador da Centerm mencionou-me que o R422D era o que ele também aconselhava para o mesmo tipo de intervenção sem necessitar de alterar componentes (tal como refere a Danfoss). Agora penso que isto anda tudo um pouco às aranhas, pois mesmo nas formações na Centerm os técnicos entre si, tinham informações/ideologias diferentes! Para mim o que prevalece sempre, é o que o fabricante aconselha.
Caro vmcb;

Aconselhavél por qual marca? Daikin? Mitsubishi? Carrier? Ou será fabricantes de "electrodomésticos" que se refere? Sabe, aqueles que fabricam tudo e mais alguma coisa ... Dou-lhe o exemplo das marcas de AC acima referidas não dão garantia de peças do circuito frigorífico que funcionem a R-22, como p.e. compressores, etc.

Sinceramente nem me escreva sobre esses, nem sei que adjectivo arranjar para esses srs. da APIEF; CENTERM; APA ... sofro de urticaria quando escrevo ou falo deles ... mas concordo que haja certificação para a malta do AVAC & R, agora discordo é com os fédiveres que se passam por lá, mas pronto, andando para a frente ... Quanto aos alternativos já existe estudos, claro que muita malta não tem acesso a eles, mas vou deixar aqui algo que depois ficará ao seu critério de avaliação:
Imagem
vmcb Escreveu:Para terminar, está enganado num ponto, de me dizer que estou a manusear fluido que deveria ir para destruição, juntamente com o equipamento. A parte, juntamente com o equipamento está mal, o fluido sim, tem de ir para destruição.


Pergunto-lhe se é proibido pode se mexer, mas não se deve mexer, tipo Marcelo de Sousa entende? ;)
vmcb Escreveu:Retirado da APA:

17 - Qual o prazo de utilização de equipamentos contendo HCFCs?
Os equipamentos que contenham ou dependam de HCFC, como é o caso do R22, podem continuar a funcionar após 31-12-2014. Contudo a partir desta data e independentemente da quantidade de fluido frigorigéneo presente no equipamento, não será possível efetuar a manutenção desses equipamentos com utilização de substâncias regulamentadas.

Assim não é possível utilizar HCFC revalorizados ou reciclados para fins de manutenção e reparação dos equipamentos e para qualquer outro tipo de manutenção é preciso ter em conta o artigo 6.º do Regulamento n.º 1005/2009, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de Setembro de 2009, que proíbe a colocação no mercado de produtos e equipamentos que contenham substâncias regulamentadas ou delas dependam.

Deste modo, os equipamentos que contenham ou dependam de HCFC, como é o caso do R22, podem ser sujeitos a deteção de fugas após 31-12-2014, e quando deixarem de operar (devido às proibições acima mencionadas), podem ser convertidos (enchimento com substância que não seja ODS), ou desmantelados. Se os equipamentos não necessitarem de manutenção, podem operar indefinidamente, não sendo obrigatório substituir o referido gás até ao final de 2014.
Já leu o que vai entrar em Julho deste ano que foi aprovado no ano passado e vai passar a ser aplicado no exame de fluorados em Julho deste ano?

Pois ...

F_B
Existe 10 tipos de pessoas, umas conhecem o código binário e outras não.
Avatar do Utilizador
vmcb
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 12 dez 2013, 12:19
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Caderno Centerm - Dúvida

Mensagem por vmcb »

Caro vmcb;

Aconselhavél por qual marca? Daikin?...estes sei que não dão garantias quando se substitui o R22... Mitsubishi? Carrier? Ou será fabricantes de "electrodomésticos" que se refere? Sabe, aqueles que fabricam tudo e mais alguma coisa ...refere-se à Panasonic, que há uns anos era das concorrências mais forte da Daikin, agora é que não é nada? Dou-lhe o exemplo das marcas de AC acima referidas não dão garantia de peças do circuito frigorífico que funcionem a R-22, como p.e. compressores, etc.

Sinceramente nem me escreva sobre esses, nem sei que adjectivo arranjar para esses srs. da APIEF; CENTERM; APA ... sofro de urticaria quando escrevo ou falo deles ... mas concordo que haja certificação para a malta do AVAC & R, agora discordo é com os fédiveres que se passam por lá, mas pronto, andando para a frente ... Quanto aos alternativos já existe estudos, claro que muita malta não tem acesso a eles, mas vou deixar aqui algo que depois ficará ao seu critério de avaliação:

Sim sem dúvida, que as prestações dos gases que podem substituir o R22 não têm o mesmo "comportamento" digamos assim e isso nunca escrevi o contrário, apenas que sempre utilizámos o que aconselhavam.

vmcb Escreveu:Para terminar, está enganado num ponto, de me dizer que estou a manusear fluido que deveria ir para destruição, juntamente com o equipamento. A parte, juntamente com o equipamento está mal, o fluido sim, tem de ir para destruição.


Pergunto-lhe se é proibido pode se mexer, mas não se deve mexer, tipo Marcelo de Sousa entende? ;)
Quem dita as leis é que tem de estudar todas as "envolventes" sobre o assunto, para que não exista dúvidas sobre tal (que eles próprios criam).

Deste modo, os equipamentos que contenham ou dependam de HCFC, como é o caso do R22, podem ser sujeitos a deteção de fugas após 31-12-2014, e quando deixarem de operar (devido às proibições acima mencionadas), podem ser convertidos (enchimento com substância que não seja ODS) Tenho que "seguir" pelo que leio e é apresentado como "solução" no site da entidade competente...ou desmantelados. Se os equipamentos não necessitarem de manutenção, podem operar indefinidamente, não sendo obrigatório substituir o referido gás até ao final de 2014.[/quote]

Já leu o que vai entrar em Julho deste ano que foi aprovado no ano passado e vai passar a ser aplicado no exame de fluorados em Julho deste ano? ...Desde que fiz o exame, têm andado a mudar até à presente data, "todos os meses" é uma boa nova :shock: ...já agora diga-me sff, o que vão aprontar então? :(

Pois ...

F_B[/quote]
Cumprimentos,
vmcb
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Caderno Centerm - Dúvida

Mensagem por justme »

Boas,
Hidrocube escreveu:
Aconselhavél por qual marca? Daikin? Mitsubishi? Carrier?
aqui vai a minha opinião:

Não me parece que um fabricante de aparelhos/componentes de AC vá aconselhar a usar um refrigerante substituto. Isso seria promover terceiros contra os seus próprios interesses que é vender equipamento novo.

Quem estará interessado em promover/aconselhar os refrigerantes alternativos serão como é óbvio as empresas que os fabricam (Dupont, Honeywell, etc). Apenas no caso de haver algum protocolo entre os fabricantes de componentes/equipamentos e os fabricantes de refrigerantes me parece provável que os primeiros fizessem esse exercicio de promoção.

Agora em relação ao uso dos refrigerantes alternativos com o objetivo de manter o equipamento, parece-me obvio que há vantagem nisso. Os refrigerantes substitutos não serão ideais, mas são aceitáveis. Terão mesmo algumas propriedades melhores que as originais e outras não tão boas. Pensando bem, seria pedir demais que instalações/aparelhos feitos á medida para um refrigerante tivessem melhor performances com outro refrigerante para os quais não foram projetados.
Hidrocube escreveu:
Já leu o que vai entrar em Julho deste ano que foi aprovado no ano passado e vai passar a ser aplicado no exame de fluorados em Julho deste ano?
Qual é a novidade que aí vem, onde posso consultar?

Quanto á APA, Centerm, Apief(APIRAC) e acrescento eu ADENE (entre outras), tenho sintomas semelhantes aos seus...

Um abraço
Hidrocube
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 113
Registado: 11 jan 2015, 22:16
Localização: Sintra
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes
Contacto:

Re: Caderno Centerm - Dúvida

Mensagem por Hidrocube »

vmcb Escreveu: ...estes sei que não dão garantias quando se substitui o R22...
A Daikin e não só ...
vmcb Escreveu: refere-se à Panasonic, que há uns anos era das concorrências mais forte da Daikin, agora é que não é nada?[/b]
Caro caso desconheça a Daikin fabricava VRV e Multis para a Panasonic antes de esta adquirir a Sanyo ... agora já tem ECO MULTI, ou wte ... Agora eu não tenho que defender a Daikin, mas esta anda sempre à frente dos outros em termos de inovação, pois a Daikin inventa, e os outros copiam. Atenção que não quero dizer com isto que não façam melhor, pois p.e. a Daikin inventou o VRV e eu gostava mais do da HITACHI.
vmcb Escreveu: Sim sem dúvida, que as prestações dos gases que podem substituir o R22 não têm o mesmo "comportamento" digamos assim e isso nunca escrevi o contrário, apenas que sempre utilizámos o que aconselhavam.
Eu também não escrevi que tinha escrito.:P
vmcb Escreveu:
Quem dita as leis é que tem de estudar todas as "envolventes" sobre o assunto, para que não exista dúvidas sobre tal (que eles próprios criam).
O pior meu caro, é que nem eles sabem e as interpretações são das mais várias, e é por isso é que eu fico furioso com eles! Já andam a ganhar e a malhar na malta do AC e quem eles arranjaram para malhar mais, adivinhe?! Brevemente perto dos instaladores de aquecimento:

>Clique Aqui<
vmcb Escreveu:
podem ser convertidos (enchimento com substância que não seja ODS)[/b] Tenho que "seguir" pelo que leio e é apresentado como "solução" no site da entidade competente...
Calma meu caro! Epah, eu ainda sou do tempo em que escrever a vermelho é ofensivo, e aliás sofro de "Verdite" desde pequeno. :)
Parto de um pressuposto que estamos num café a ter uma conversa sobre a vida profissional ... Eu refiro-me a certos obstáculos que as ditas entidades nos arranjam onde eles próprios não nos sabem clarificar, pois muita malta intrepta as leis à sua maneira. ;)
vmcb Escreveu: ...Desde que fiz o exame, têm andado a mudar até à presente data, "todos os meses" é uma boa nova :shock: ...já agora diga-me sff, o que vão aprontar então? :(
Leia o meu post a seguir de resposta sff ao colega daqui do fórum.

F_B
Última edição por Hidrocube em 11 fev 2015, 20:05, editado 1 vez no total.
Existe 10 tipos de pessoas, umas conhecem o código binário e outras não.
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”