Escócia: maior central do mundo de energia das marés permitirá alimentar um terço do país

Responder
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Escócia: maior central do mundo de energia das marés permitirá alimentar um terço do país

Mensagem por projclvm »

Entre o território escocês da Grã-Bretanha e as Ilhas Orkney existe o Estuário de Pentland, local onde as marés podem atingir os 29km/h. Por outras palavras, muita energia subaproveitada.

A MeyGen, empresa de energias renováveis, quer tirar partido desta quantidade de energia limpa potencial com a instalação da maior central de aproveitamento da energia das marés do mundo no local. Se o projecto corresponder às expectativas, a energia produzida poderá dar para alimentar um terço da Escócia.

Em média, as marés diárias no Estuário de Pentland rondam os 17,7km/h, velocidade ideal para a instalação de uma central de aproveitamento de energia. A central está projectada para gerar 398 megawatts de electricidade por ano, ultrapassando a central do Lago Sihwa, na Coreia do Sul, que produz 254 megawatts por ano, refere o Inhabitat.

O projecto envolve a instalação de 61 turbinas no fundo oceânico, sendo que vão ser fixadas com pilares de cimento. Cada turbina tem pás giratórias, tal como as turbinas eólicas, pelo que o aspecto da central será o de uma quinta eólica mas submersa.

http://greensavers.sapo.pt/2014/11/03/e ... o-do-pais/


Responder

Voltar para “Energias Renováveis”