Controlar motor de uma cortinha sobe e desce ???

Responder
ivofilipe
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 08 out 2014, 10:06

Controlar motor de uma cortinha sobe e desce ???

Mensagem por ivofilipe »

Boas tardes,

Tenho uma pequena dúvida,

Como posso controlar a subida e descida de um motor de uma cortinha com um contacto seco??
No quadro apenas tenho um contacto seco normalmente aberto, e tenho os 230V.

Atraves de relés ou contactores consigo fazer este control?

obrigado.


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5385
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Controlar motor de uma cortinha sobe e desce ???

Mensagem por nelmindo »

ivofilipe Escreveu:Boas tardes,

Tenho uma pequena dúvida,

Como posso controlar a subida e descida de um motor de uma cortinha com um contacto seco??
No quadro apenas tenho um contacto seco normalmente aberto, e tenho os 230V.

Atraves de relés ou contactores consigo fazer este control?

obrigado.
À partida sim, mas em mais dados... é difícil opinar.
ivofilipe
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 08 out 2014, 10:06

Re: Controlar motor de uma cortinha sobe e desce ???

Mensagem por ivofilipe »

É uma situação de um tapete rolante, nesse tapete tem uma corina metalica com um motor normal 230V, mandamos 230 por um lado a cortina sobe e mandamos por outro a cortina desce.. essa cortina separa duas salas diferentes.. o motor tem contactos fim de curso, por isso pode ter sempre corrente. a curtina supostamente é para estar sempre levantada, so em caso de incêndio ela baixa, temos um contacto que vem da CDI normalmente aberto que passa a normalmente fechado.
tenho de alimentar esse motor e controla-lo com esse contacto.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Controlar motor de uma cortinha sobe e desce ???

Mensagem por ENERGY »

Boas
Assim sendo, o contato que vem da CDI vai prevalecer sobre os comandos manuais de Botoneiras, na questão de descer a cortina.
Pode utilizar as botoneiras de comando das grades de proteção dos estabelecimentos, etc.

ivofilipe Escreveu:É uma situação de um tapete rolante, nesse tapete tem uma corina metalica com um motor normal 230V, mandamos 230 por um lado a cortina sobe e mandamos por outro a cortina desce.. essa cortina separa duas salas diferentes.. o motor tem contactos fim de curso, por isso pode ter sempre corrente. a curtina supostamente é para estar sempre levantada, so em caso de incêndio ela baixa, temos um contacto que vem da CDI normalmente aberto que passa a normalmente fechado.
tenho de alimentar esse motor e controla-lo com esse contacto.
Cpts.
Energy
Meca
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 01 out 2014, 01:32

Re: Controlar motor de uma cortinha sobe e desce ???

Mensagem por Meca »

Boas,

Sim, podes utilizar os relés para o circuito de comando ( botão, fins curso e sinal da CDI), os contactores para o circuito de potência (Motor).

O automatismo da CDI para descer a cortina em caso de incêndio passa sempre por um contacto fechado, por questões de segurança.

Cumpts,
pr0z
Curioso
Curioso
Mensagens: 28
Registado: 07 out 2014, 23:29

Re: Controlar motor de uma cortinha sobe e desce ???

Mensagem por pr0z »

Meca Escreveu: O automatismo da CDI para descer a cortina em caso de incêndio passa sempre por um contacto fechado, por questões de segurança.
Cumpts,
Infelizmente, por questões de "facilitismo técnico", por vezes o contacto utilizado é aberto. Exemplo: Há uma determinada marca de elevadores, a qual não vou referir o nome, que APENAS funciona por contacto aberto. Deveria ser fechado e consegue-se inverter esta situação com um relé para inverter o estado (sai FECHADO da CDI, mas invertemos no relé para ABERTO).

Há sempre alguma relutância em usar contactos fechados, por parte dos técnicos. Nunca entendi porquê, se em caso de corte acidental de cabo, se descobre logo, caso contrário só na manutenção do semestre/ano seguinte é que se detecta a situação.
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”