Proteger iluminação / Balastro eletrónico queimado

Responder
Ric.Silva
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 01 set 2014, 17:35

Proteger iluminação / Balastro eletrónico queimado

Mensagem por Ric.Silva »

Boa tarde :wink:


Recentemente dediquei-me a estudar o que se poderá passar na iluminação da minha casa e aqui neste fórum espero encontrar soluções ao meu problema.

Tenho na minha cozinha uma luminária com 2 lâmpadas fluorescentes T8 de 30W cada, com balastro eletrónico. O meu problema são as vezes que tenho de trocar de balastro e lâmpadas pois eles queimam constantemente. Estamos a falar de uma período de 6 meses ou até, como já aconteceu, semanas.
Também tenho pela casa vários candeeiros com lâmpadas incandescentes que a qualquer momento queimam ao ligar o interruptor.

Na minha garagem tenho uma pequena oficina e quando ligo máquinas (compressor, serras elétricas, etc..) reparo que a iluminação pisca. O mesmo acontece quando ligo o aspirador por exemplo.
Picos de tensão que provavelmente queimam as lâmpadas e eletrónica.

Na minha pesquisa que fiz encontrei este texto: http://dicasdogilsoneletricista.blogspo ... ro-de.html e parece-me que a solução do meu problema será a instalação de um DPS.
A minha duvida é: A instalação de um DPS resolveria os problemas de balastros queimados e lâmpadas a piscar em manobras de ligar/desligar?
Última edição por Ric.Silva em 01 set 2014, 23:28, editado 1 vez no total.


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5380
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Proteger iluminação / Balastro eletrónico queimado

Mensagem por nelmindo »

Não acredito que um descarregador de sobretensões resolva o seu problema. O seu problema pode ser 2 coisas:
-Temperaturas elevadas
-Balastros electrónicos de baixa qualidade

O descarregador de sobretensões é para sobretensões geralmente de origem atmosférica, como deve perceber são na ordem dos milhares de volts. Tensões por exemplo na ordem dos 270V, eles não costumam "actuar".

http://www05.abb.com/global/scot/scot20 ... %20dps.pdf
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Proteger iluminação / Balastro eletrónico queimado

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se usar balastros eletrónicos da Osram/Philips, e respetivas lampâdas das mesmas marcas, dependendo do tipo de uso e local da instalação, poderão durar entre muitos meses e alguns anos.

Ric.Silva Escreveu:Boa tarde :wink:


Recentemente dediquei-me a estudar o que se poderá passar na iluminação da minha casa e aqui neste fórum espero encontrar soluções ao meu problema.

Tenho na minha cozinha uma luminária com 2 lâmpadas fluorescentes T8 de 36W cada, com balastro eletrónico. O meu problema são as vezes que tenho de trocar de balastro e lâmpadas pois eles queimam constantemente. Estamos a falar de uma período de 6 meses ou até, como já aconteceu, semanas.
Também tenho pela casa vários candeeiros com lâmpadas incandescentes que a qualquer momento queimam ao ligar o interruptor.

Na minha garagem tenho uma pequena oficina e quando ligo máquinas (compressor, serras elétricas, etc..) reparo que a iluminação pisca. O mesmo acontece quando ligo o aspirador por exemplo.
Picos de tensão que provavelmente queimam as lâmpadas e eletrónica.

Na minha pesquisa que fiz encontrei este texto: http://dicasdogilsoneletricista.blogspo ... ro-de.html e parece-me que a solução do meu problema será a instalação de um DPS.
A minha duvida é: A instalação de um DPS resolveria os problemas de balastros queimados e lâmpadas a piscar em manobras de ligar/desligar?
Cpts.
Energy
Ric.Silva
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 01 set 2014, 17:35

Re: Proteger iluminação / Balastro eletrónico queimado

Mensagem por Ric.Silva »

Boa noite


Aquecimento penso que não seja pois a luminária é aberta dos lados e o espaço entre as lâmpadas e o balastro não é acanhado.

A luminária vinha de origem com um balastro da marca DIGITEC 2x40W (36) e a substituição era feita por um balastro igual. (não sei se é boa marca)

Entretanto já encomendei um balastro eletrónico da marca OSRAM modelo Quicktronic Professional Optimal 2x18-40W. Pois para lâmpadas de 30W é o único que encontro com a potência correta.

Será que os 10W ou 6W a mais no balastro é a razão para isto acontecer?
Pergunto isto pois já li duas versões:
1º - O balastro ajusta-se a potencia da lâmpada fornecendo menos corrente;
2º - O balastro está dimensionado para determinada potência e a corrente aplicada é a mesma independente da lâmpada ter mais ou menos Watt.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”