Alterar quadro electrico de localizacao

Responder
mmoloch
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 23 jul 2014, 17:13

Alterar quadro electrico de localizacao

Mensagem por mmoloch »

Boas

Estou a remodelar uma moradia que tinha o contador eléctrico dentro do quintal e pedi ao empreiteiro para o mudar para o muro da moradia, já tinha lido aqui no forum que qualquer técnico credenciado pela edp poderia fazer essa troca se telefona-se para a edp antes de fazer o serviço e depois a edp iria selar o quadro.

O electricista da empresa que contratei para fazer a remodelação tem estado de férias e para a obra não atrasar mais o empreiteiro desencantou um electricista que apareceu na obra hoje pela primeira vez, na parte de manha este electricista andou a passar cobre para o novo local do contador e espetou lá perto uma vara para a terra, antes do almoço voltei a passar pela obra e o contador já estava desmontado do local antigo e estava la num canto no chão com o selo da edp cortado...

... agora ao fim da tarde voltei a passar pela obra e a porta da nova caixa do contador já estava montada, abri a porta e o contador já lá estava dentro e também já estava selado, quer dizer esta com o selo mas não me parece um selo novo, parece o selo que foi cortado com os fios enrolados, já não estava ninguém na obra para pedir esclarecimentos mas não acredito que a edp tenha ido hoje ao local por um selo novo no contador até porque no quadro interior ainda não foi instalado nada.

O que é que posso fazer para resolver este problema?... quero deixar a rede eléctrica da moradia totalmente legal.


Tenho outra questão, a moradia que estou a remodelar tem 47 anos e esteve arrendada durante 45 anos, o "quadro" eléctrico interior era estranho, era composto por duas partes, tipo duas caixas pretas enormes, uma delas com dois "botões" de disjuntor, um deles cortava a electricidade das tomadas e o outro da iluminação, a outra muito provavelmente seria o disjuntor diferencial, foi desmontado no inicio da obra e posto lá por uma caixa, agora andava a ler aqui pelo forum alguns tópicos e parece-me que este disjuntor diferencial também leva selo, eu não sei se tinha selo ou não quando foi desmontado mas sei que tenho nenhum selo cortado na caixa onde o guardaram, hoje de manha o empreiteiro andou a mexer nessa caixa para ver se estava lá tudo o que seria necessário para o instalar o que me deixou a pensar... será que vão instalar-me num quadro novo um disjuntor diferencial com 47 anos?

Já andei a ver os preços de disjuntor diferenciais online e não são assim tão caros que justifique usar o antigo mas só depois é que li que os disjuntor diferenciais também são selados.

Posso comprar um disjuntor diferencial novo e o instalar no quadro ou é a edp que vem o instalar?


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Alterar quadro electrico de localizacao

Mensagem por ENERGY »

Boas
O Eletricista pode muito bem ter combinado com a EDP , o dia e hora de hoje para proceder a selagem co contador, mas tambem pode já ter solicitado a selagem para outro dia e não existe por isso nada de irregular.
Se quer saber, e ficar descansado, peça ao Eletricista, que lhe envie o pedido de selagem.
Quando fala em Disjuntor Diferencial, será que é o (DCP) Limitador da EDP, fica instalado em local proprio no interior da instalação, e no quadro elétrico, quando agora fizeram ou vão fazer a selagem, vão tambem selar esse equipamento, isto se ele existia.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”