Preços de Projectos

Responder
Avatar do Utilizador
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 619
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Localização: Faro
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Preços de Projectos

Mensagem por carlos_cfr7 »

epa, essas empregadas trabalhando 8h por dia (64€/dia-80€/dia)tiram mais que eu como engenheiro...
qd aparecer uma vaga pra empregada de limpezas acho que vou aceitar que 1600€ por mes,nao era nada mau. mlhor mesmo so o empresario de empregadas de limpeza.. Agr com as raparigas do leste e as brasileiras, que levam 4€/h esses preços ja n sao aceites..

Falas aí de algumas despesas que só tem quem quer, o preço das copias nao é problema pra ninguem, deslocaçao, pois nao faço contas com que mora longe da civilizaçao..de 500 em 500m ha centros de copias numa cidade. Licenças?? de que? office? autocad? windows?? só paga kem ker, linux é gratis, tens o openoffice que veio do linux que faz o mesmo e tens o qcad (tb em linux), bem mais limitado que o autocad, mas para um projecto de ITED chega. se o volume de projectos justificar, logo s compra o autocad.

Nao sei quanto a ti, mas eu faço um projecto duma moradia em 4h, com desenhos em autocad, esquemas, pormenores, fichas e memoria descritiva. Se o tecnico ITED souber se organizar, os 60€ ja é uma benece..
perco 10min na staples normalment a noite, qd n esta la ninguem nem apanho transito e tou a 5 min de la. quem diz a staples diz qq centro de copias..

Isto tudo pra dizer que nao me admiro que os tecnicos projectistas peçam pco dinheiro pelos projectos.. pk se eles se souberem organizar, msm sem perceberem mt de ITED limpam umas boas notas... Se calhar bem mais do que akeles que tem mts conhecimentos mas nao se sabem organizar, msm levando metade do preço...


Eng. de electrónica e telecomunicações
Avatar do Utilizador
smonteiro
Curioso
Curioso
Mensagens: 96
Registado: 04 mar 2008, 15:40
Localização: Guarda
Contacto:

Re: Preços de Projectos

Mensagem por smonteiro »

Se estás assim tão interessado, há por aqui muito quem precise de alguem de confiança para cuidar da casa e paga dentro desses valores.
Quanto ao valor dos projectos, digas o que disseres, para mim, €60 continua a ser um valor ridículo.
Bons projectos.
Sérgio Monteiro
www.spmengenharia.com
JoaoMar
Curioso
Curioso
Mensagens: 30
Registado: 03 jan 2008, 16:50

Re: Preços de Projectos

Mensagem por JoaoMar »

60 euros realmente é um valor ridiculo. è por causa destes preços é que todos os dias me deparo com erros enormes na execução de projectos e já cheguei a uma conclusão interessante, normalmente esses erros são mais comuns nas pessoas que fazem imensos projectos do que nas pessoas que fazem projectos exporadicamente.
Acho que chegamos a um ponto de facilitismo óbvio em que nem sequer respeitamos a opinião dos outrso quanto mais respeitarmo-nos a nós mesmos. Não é fácil para quem andou a pagar propinas durante 5 anos e sabe o quanto custa faze-lo entender como pode haver colegas de profissão que chegam a um nivel tão baixo de apenas pedir 60 euros por um projecto ITED. Penso que isso é sobrevalorizarem-se a si mesmos e aos da sua classe trabalhadora. Enfim... qualquer dia pagamos para trabalhar...
Avatar do Utilizador
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 619
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Localização: Faro
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Preços de Projectos

Mensagem por carlos_cfr7 »

Eu tambem acho ridiculo, mas visto que pode ser feito por quem nao percebe mt de telecomunicaçoes, bastando um curso de algumas regras basicas, e nao tendo mt a perder se derem barraca, nao me admiro desses valores.. e ainda ganham bem

Ha quem pagou propinas e andou uns 17anos na escola, mas isso nao é necessario para fazer projectos, basta um curso prai de 300€ e a 4ª classe pra saber ler.

Tambem, para quem tirou uma licenciatura de 5anos em telecomunicaçoes, desenhar linhas e fazer contas de somar atenuaçoes nao é propriamente o que me deixa realizado... mas é so um aparte..

Sim isso dos erros é verdade, qt mais ao despacha se faz um projecto mais susceptivel é de ter erros. mas isso é em todo o lado. depende muito dos patroes de cada empresa. ha kem so queira facturar e quer tudo ao despacha, e ha muito cliente que quer tudo para ontem. erros desse tipo nao tem a ver se ha formaçao ou nao. e numa moradia nao ha muito que enganar, aquilo é smpre igual.. o mal de muitos projectos é nao haver coordenaçao com as outras especialidades. devia ser sempre um grupo de engenheiros ou tecnicos a fazer os projectos em conjunto para nao sobreporem as coisas. mas no nosso pais, ganha o pato bravo que faz mais barato, mesmo que ponha os ATEs em cima das mangueiras de incendio do predio...
Eng. de electrónica e telecomunicações
JoaoMar
Curioso
Curioso
Mensagens: 30
Registado: 03 jan 2008, 16:50

Re: Preços de Projectos

Mensagem por JoaoMar »

Caro colega disses-te tudo: "nao ha muito que enganar, aquilo é smpre igual...". É por causa disto que o País está como está! Enfim não vale a pena dizer mais nada... E já agora não compares uma pessoa que demorou 17 anos a tirar o curso com uma que levou 5 porque a que levou 17 anos pode ser bem melhor "no que faz" do que a que demorou 5.

Mas cada qual tem a sua opinião.
:)
Saudações...
Avatar do Utilizador
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 619
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Localização: Faro
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Preços de Projectos

Mensagem por carlos_cfr7 »

Diz-me la o que pode haver de diferente nas moradias pralem do numero e localizaçao das caixas terminais? alguma particularidade mais estranha e algumas personalizaçoes do cliente nao conta.. Tanto sao qs iguais que nas formaçoes de projectistas ITED eles dão um modelo e dizem que depois é sempre igual. obviamente é preciso escolher um ati pro numero de tomadas.. e os tubos pros diametros de cabo.
Posso dizer-te que ja fiz alguns hoteis, predios, estabelecimentos industriais, e muita moradia(no ano passado foram 200). Eu sei o que estou a dizer qd digo que as moradias sao smp iguais. quem é projectista ITED a serio, compreende-me..
nao sei se o pessoal por aí faz de cada moradia uma tese de doutoramento, mas aqui, é apenas mais um projecto na empresa.

sobre os 17 e os 5 anos, eu passei 17 anos na escola, desde o 1º ano ate ao 5º da licenciatura. nao me estou a referir a quem demora mais tempo a fazer o curso. ou expliquei-me mal ou percebeste mal. mas para fazer projectos de ITED só precisava da 4ª classe e um curso de 2 meses. Aos 18 anos ja podia ser projectista e assinar termos d responsabilidade..
Eng. de electrónica e telecomunicações
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Preços de Projectos

Mensagem por Varejo »

carlos_cfr7 Escreveu:Diz-me la o que pode haver de diferente nas moradias pralem do numero e localizaçao das caixas terminais? alguma particularidade mais estranha e algumas personalizaçoes do cliente nao conta.. Tanto sao qs iguais que nas formaçoes de projectistas ITED eles dão um modelo e dizem que depois é sempre igual. obviamente é preciso escolher um ati pro numero de tomadas.. e os tubos pros diametros de cabo.
Posso dizer-te que ja fiz alguns hoteis, predios, estabelecimentos industriais, e muita moradia(no ano passado foram 200). Eu sei o que estou a dizer qd digo que as moradias sao smp iguais. quem é projectista ITED a serio, compreende-me..
nao sei se o pessoal por aí faz de cada moradia uma tese de doutoramento, mas aqui, é apenas mais um projecto na empresa.

sobre os 17 e os 5 anos, eu passei 17 anos na escola, desde o 1º ano ate ao 5º da licenciatura. nao me estou a referir a quem demora mais tempo a fazer o curso. ou expliquei-me mal ou percebeste mal. mas para fazer projectos de ITED só precisava da 4ª classe e um curso de 2 meses. Aos 18 anos ja podia ser projectista e assinar termos d responsabilidade..
Boas, aqui o problema é que quem é licenciado, normalmente também não percebe nada de ITED, e tem de fazer os cursos de 2 meses ao lado de alguns com a 4ª classe, para ver se chega a perceber algo do que anda a projectar, portanto a nivel de ITED, por vezes alem dos cursos, o empenho e brio profissional também contam!!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
JoaoMar
Curioso
Curioso
Mensagens: 30
Registado: 03 jan 2008, 16:50

Re: Preços de Projectos

Mensagem por JoaoMar »

200 moradias?! O melhor é o governo começar a dar casas aos mais desfavorecidos... E se n precisamos de andar 17 anos na escola para fazer projectos ITED então estamos mto mal. Pk simplesmente esses 17 anos n valeram de nada. Pois tal como dizes n é necessário... É sempre igual! Caro colega, visto por esse ponto de vista os projectos eléctricos também são todos iguais pois também só preciso calcular uns cabos, uns fusiveis e uma tubagem. As contas são sempre as mesmas. E como não consegues aceitar as opiniões por aqui me fico.
Saudações e boa sorte na tua vida profissional.
JoaoB
Curioso
Curioso
Mensagens: 74
Registado: 31 mai 2008, 16:53

Re: Preços de Projectos

Mensagem por JoaoB »

eu por 60€ nem ligo o computador.... :roll:
Avatar do Utilizador
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 619
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Localização: Faro
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Preços de Projectos

Mensagem por carlos_cfr7 »

Boas, aqui o problema é que quem é licenciado, normalmente também não percebe nada de ITED, e tem de fazer os cursos de 2 meses ao lado de alguns com a 4ª classe, para ver se chega a perceber algo do que anda a projectar, portanto a nivel de ITED, por vezes alem dos cursos, o empenho e brio profissional também contam!!!!
Nao sei que licenciatura te estas a referir, talvez do ramo de elctricidade.. sim, Acredito, Ited é telecomunicaçoes, a licenciatura electrotecnica é virada para as potencias electricas e transformadores e distribuiçao de energia..Nao tem nada a ver com antenas, canais, internet, redes, fluxos de dados, nem fibras. Se estas a falar nas licenciaturas de telecomunicaçoes, com electronica, radiaçao, redes entre outras materias, posso-te dizer que sai-se bem preparado. ate ja ha cadeiras de ited na universidade logo no 2º ano.
o empenho e o brio profissional nunca estiveram aqui em questao. é obvio que quer nos tecnicos quer nos engenheiros quer em qualquer area o empenho e o brio profissional é o que mais conta. de nada serve o conhecimento se a pessoa n gostar de trabalhar ou ser preguiçosa em aplica-lo
E se n precisamos de andar 17 anos na escola para fazer projectos ITED então estamos mto mal. Pk simplesmente esses 17 anos n valeram de nada. Pois tal como dizes n é necessário
Serviram.. se aparecer empregos nas areas de administraçao de redes, de sistemas de servidores, redes de distribuiçao de TV por cabo ou fibra, em retransmissores, em desenvolvimento de software, desenvolvimento de circuitos electronicos e microcontroladores, eu aceito logo.. ao menos vou aplicar o que estudei na universidade.. como na minha zona esses empregos estao preenchidos, ou nao ha empresas nessa area, vou-m ficando pelos projectos de ITED e uns biscates por fora nessas areas.
Reconheço que um bom tecnico no seu brio profissional e com experiencia é capaz de fazer projectos ITED com boa qualidade, os proprios fabricantes vem explicar como funciona o equipamento que distribuem, nao precisa passar 17 anos na escola pra isso. Certamente ha aqui muito tecnico neste forum a fazer projectos com materiais mais indicados que alguns engenheiros.
E mais uma coisa, o que se aprende na universidade da pra muito, mas muito mais que fazer projectos da construçao civil.. essa é apena uma vertente.
200 moradias?! O melhor é o governo começar a dar casas aos mais desfavorecidos...
essa ou nao percebi ou vou fazer que nao percebi pra n pensar que estas a kerer julgar quem nao conheces..
Caro colega, visto por esse ponto de vista os projectos eléctricos também são todos iguais pois também só preciso calcular uns cabos, uns fusiveis e uma tubagem. As contas são sempre as mesmas
Tanto são que nem precisa projecto para moradias. Um electricista seguindo as regras faz uma moradia com tudo certinho. Nao precisa ser um engenheiro a calcular cabos ou tubagem.
Nao sei se te estas a referir a uma moradia, como eu à pco me estava a referir qd disse que era sempre igual no ITED, mas no caso da moradia, sim, é sempre igual salvo raras excepçoes, que ja vi moradias com um PT, piscina aquecida e com ondas e piso radiante em todos os andares. fora isso, para uma moradia normal, se fizessem um curso prai de 2 meses, acredito que muita gente passava tb a fazer projectos para moradias.. Alias, no 12º de electrotecnia, os estudantes tem disciplinas de calculo de cabos, correntes de curtocircuito, calculo de transformadores, tempos de disparo de dijuntores, diferenciais, e ate mesmo dão legislaçao. com brio profissional e experiencia, acredito que podiam fazer projectos nao so de moradias como de predios e muito mais, mas a legislação nao os deixa. mas podem fazer fichas electrotecnicas e instalações ate 50kva.
E como não consegues aceitar as opiniões por aqui me fico.
Onde é que eu contestei alguma opiniao?? ja deste opiniao?ja justificaste a tua opiniao? a unica coisa que tens feito é contestar a minha opiniao, ou os factos que apresentei.

vou apresentar os factos + uma vez:
-Ha tecnicos projectistas a levar 60€ e ainda estao a ganhar uma boa nota,
-Nao é preciso ir pra universidade pra fazer projectos ITED, mas é uma mais valia se for na area das telecomunicaçoes,
-Com a 4º classe, um curso de ITED e brio profissional tambem se fazem bons projectos ITED;
-A qualidade dum projecto nao depende só dos conhecimentos e da experiencia, mas tambem da coordenaçao com as outras especialidades em obra,

A minha opiniao:
-Acho mto pouco os tais 60€, nao faço projectos por esse preço, talvez pelo dobro.., mas ao contrario de muitos, admiro quem os faça.. Se aparecesse aqui em portugal a vender gasolina a 0.5 centimos a fazer o mesmo que a actual, eu tb ia logo comprar..e iria admirar e perguntar-me como é que conseguiam esse preço se os outros n conseguem??..
-Se os tecnicos com alguma formaçao ou experiencia podem ser responsaveis por projectos ited ou pela instalaçao electrica de moradias ate 50KVAs, é porque alguem avaliou os seus conhecimentos e responsabilidade e nesses casos podem exercer a mesma posiçao que os engenheiros. no entanto, assim como na electricidade ha um limite para os tecnicos, acho que tambem devia haver para o ITED. Nao me parece bem um tecnico com um curso ITED estar acessivel o termo de responsabilide da instalaçao de telecomunicações de um centro comercial, dum banco ou dum hospital.

Agora diz-me la, nao concordas com a minha opiniao, ou nao gostas dos factos?
Eng. de electrónica e telecomunicações
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Preços de Projectos

Mensagem por Varejo »

carlos_cfr7 Escreveu:
Boas, aqui o problema é que quem é licenciado, normalmente também não percebe nada de ITED, e tem de fazer os cursos de 2 meses ao lado de alguns com a 4ª classe, para ver se chega a perceber algo do que anda a projectar, portanto a nivel de ITED, por vezes alem dos cursos, o empenho e brio profissional também contam!!!!
Nao sei que licenciatura te estas a referir, talvez do ramo de elctricidade.. sim, Acredito, Ited é telecomunicaçoes, a licenciatura electrotecnica é virada para as potencias electricas e transformadores e distribuiçao de energia..Nao tem nada a ver com antenas, canais, internet, redes, fluxos de dados, nem fibras. Se estas a falar nas licenciaturas de telecomunicaçoes, com electronica, radiaçao, redes entre outras materias, posso-te dizer que sai-se bem preparado. ate ja ha cadeiras de ited na universidade logo no 2º ano.
o empenho e o brio profissional nunca estiveram aqui em questao. é obvio que quer nos tecnicos quer nos engenheiros quer em qualquer area o empenho e o brio profissional é o que mais conta. de nada serve o conhecimento se a pessoa n gostar de trabalhar ou ser preguiçosa em aplica-lo

Boas, como é óbvio falo de engenheiros electrotécnicos, que são a grande parte que faz projectos ITED, e como sabes na sua licenciatura nunca deram telecomunicações!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Preços de Projectos

Mensagem por Mário »

Boas

Já alguém pensou em fazer "contas ?". Vou tentar explicar.

1 Quanto querem ganhar?
2 Quanto têm que pagar em contribuições e impostos?
3 Com quanto querem ficar de "lucro"
4 Não esquecer o investimento, (papel, sistema informático, viatura, local (instalações) , seguro de responsabilidade, e mais algumas coisitas, do tipo trabalhar 11 meses e receber 15).

Se forem a ver o tempo que um determinado projecto demora 40 horas (pode ser muito mais, como muito menos) (desde o 1º contacto com o cliente, a até ao final) é uma semana de trabalho. Sendo 25% do mês.

Sabendo que o valor mensal de um ordenado, ronda os 80 a 90% do ordenado, já ficam com uma média.

Ex: Ordenado mensal 1.500 €, custa na empresa de 2.700€ para cima.

Não é permitido a concertação de preços. É proibido por lei, é crime.

Como já se escreveu, há projectos e projectos, desde o mais simples, ao mais complexo, e cada um deve fazer o preço correcto e justo do seu trabalho (quando possível).

Não ponho em questão, se um técnico sabe mais ou menos, que um "Formado".

Recordo que para mim a diferença entre um Técnico e um "Formado" é que um sabe fazer e o outro sabe como se faz. Mas quando se junta estas duas, então os famosos 1.500€ não chegam, temos que pôr outro tanto.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 619
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Localização: Faro
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Preços de Projectos

Mensagem por carlos_cfr7 »

Já alguém pensou em fazer "contas ?". Vou tentar explicar.

1 Quanto querem ganhar?
2 Quanto têm que pagar em contribuições e impostos?
3 Com quanto querem ficar de "lucro"
4 Não esquecer o investimento, (papel, sistema informático, viatura, local (instalações) , seguro de responsabilidade, e mais algumas coisitas, do tipo trabalhar 11 meses e receber 15).
Certo, fazendo as contas a uma empresa e a uma posiçao solida no mercado, essas contas sao feitas por muitas empresas..

Mas nao te esqueças que ha os tecnicos que instalam ited todos dias em moradias e etc,conhecem bem os materias e tem contacto com vendedores que estao actualizados. Se aceitarem fazer projectos muito mais barato, s calhar a noite quando chegam do trabalho, se forem bem organizados, despacham aquilo num serao, no dia a seguir deixam aquilo num centro de copias e quando vem do trabalho tem o projecto ja encadernado. durante o trabalho falam com o cliente ou o dono de obra sobre as duvidas que tem. O computador é o dos filhos, o software se nao for pirata, ate pode ser freeware, que chega. e no final, avalia os custos, poe o iva em cima, se for pra facturar, e a esse tecnico, o projecto saiu a uns 60€...
Sao biscates que a muita gente nao da despesa quase nenhuma. Pessoalmente nao acho mal isso. e nao me admiro nada de fazerem projectos de moradias por esses preços.. quem tem uma empresa de projecto, com loja, renda, sistemas informatico e pessoal a trabalhar, é obvio que nao consegue fazer os mesmos preços com as moradias..

Se forem projectos de maior envergadura, os tecnicos ja nao se aventuram tanto, apesar de o poderem fazer.

Esses 1500€ para um formado sem experiencia ou 3000€ se for formado e com boa experiencia no terreno aqui em baixo no Algarve duvido que se pratique.. ja fui electricista fazia moradias, tirei a licenciatura em telecomunicaçoes e os ordenados por ca andam ainda muito abaixo disso. talvez por haver tecnicos que se lhes derem 800€ pra fazerem so projecto, eles alinham e despacham a coisa, que normalmente é o que o mercado quer.. esqueçam la a qualidade ou se ta bem feito.. a camara aceita, é o k interessa, infelizmente a contruçao civil tem-se desenvolvido a um ritmo muito acelerado, e o que se quer por ca é o despacha.
Eng. de electrónica e telecomunicações
PJP
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 18 jun 2008, 23:16
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Preços de Projectos

Mensagem por PJP »

é por causa destas e outras que a profissão de projectista anda pela rua das amarguras.
Eu levo 150€ por um projecto ITED para moradia. 500€ se tiver também GAS, e ultimamente, 750€ com SNB.
E posso dizer que nao faltam projectos para executar.

Á limites para tudo, não prescindo daquilo que considero ser o pagamento correcto da intelectualidade de cada projecto.

Abraço a todos,

PJP

smonteiro Escreveu:Se estás assim tão interessado, há por aqui muito quem precise de alguem de confiança para cuidar da casa e paga dentro desses valores.
Quanto ao valor dos projectos, digas o que disseres, para mim, €60 continua a ser um valor ridículo.
Bons projectos.
Avatar do Utilizador
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 619
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Localização: Faro
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Preços de Projectos

Mensagem por carlos_cfr7 »

quando há muita oferta, os preços baixam.. é com os projectos e é com qualquer coisa no mercado de trabalho. Assim que é aberto o mercado dos projectos ITED (e o gás tb) a tecnicos com um um curso, obviamente que a concorrencia faz baixar logo os preços.

E acho que cada vez vao baixar mais os preços com a crescente falta de emprego e a estagnaçao da construçao civil..Cada vez mais o tecnico vai estar disposto a baixar o preço para conseguir trabalho.

Enquanto que arquitectos é preciso passar uns anitos na universidd, e ha pcas universidades, as privadas ainda cobram bem, e como sao pcos podem pedir o querem.. dizem eles que é um trabalho artistico... como os eng civis tb podem assinar as arquitecturas, os preços tem baixado com a crescente saida de eng. civis, e a falta d emprego.
Eng. de electrónica e telecomunicações
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”