cooper safety Zeta ll 8W M 1H TL

quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: cooper safety Zeta ll 8W M 1H TL

Mensagem por quero aprender »

não não não amigo lotan , eu comecei por fixar a base das emergências ...
depois de as bases estarem fixadas voltei atras e descarnei as pontas ...
voltei atras e fui liga-las ... isto tudo à ordem do cavalo ...
em que o lema é embora embora tás a demorar muito tempo ...
e depois faz render o serviço desta forma ...

e como eu passei uma linha directa só para as emergências e tinham-me dito que as emergências ficavam apagadas e só deviam acender quando falta-se luz eu liguei fase em L e neutro no N e o L1 não liguei nada ... logo o cavalo disse que eu fiz merda ...

e eu fui ao QE e mandei o disjuntor abaixo e as emergências acenderam , e perguntei ao cavalo não era isto que tinha pedido para eu fazer ?

resposta : ah e tal e ...ah e tal e ah e tal ...

e eu disse o que é que há mais para fazer e caguei completamente para as explicações de quem está a frente de uma obra e tem comportamentos inqualificáveis e eu quero é trabalhar e aprender e dar-me bem com toda a gente ...

o que ele pediu eu fiz a explicação que me deu eu não aceitei porque sem fase permanente no L posso fazer shunts e mais shunts que de nada me vai valer para quando faltar a luz ...

na ultima obra que tive tive um encarregado 5555555555555555555555 estrelas aprendi muito e troquei muitas ideias com ele ... o ser tão interessado e querer fazer valeu-me ficar responsável por uma área onde passei com a maior distinção e ... claro essa distinção só foi possível também com os colegas que me ajudaram no tópico de ited ...

agora este ?
sim sim , ok ok


LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 210
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Localização: Setúbal
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: cooper safety Zeta ll 8W M 1H TL

Mensagem por LOTAN »

Assim está certo. Não era o que tinha percebido.

Também só escrevi tanto porque a explicação que lhe deram não faz sentido nenhum:
quero aprender Escreveu:L1 foi me dito que tinha de fazer um shunt do L para o L1 quando não há um circuito próprio de emergência ...
Considerando que funciona como todos os outros blocos que conheço ou são mais vulgares.

Podia-se dar o caso que não e ter um sistema diferente e estar errado neste caso específico.
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: cooper safety Zeta ll 8W M 1H TL

Mensagem por quero aprender »

se esta emergência leva-se o tal telecomando , esse telecomando é feito com cabo de incendio , estou certo ?

e a ligação é entra na emergência e vai para a próxima emergência , ou seja entra e sai ...
e na ultima volta ao quadro elétrico ? ou termina ali ?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: cooper safety Zeta ll 8W M 1H TL

Mensagem por ENERGY »

Boas
O cabo de telecomando será de carateristicas iguais ao da alimentação de energia da luminária de emergência.
O cabo de telecomando termina na ultima luminária de emergência.

quero aprender Escreveu:se esta emergência leva-se o tal telecomando , esse telecomando é feito com cabo de incendio , estou certo ?

e a ligação é entra na emergência e vai para a próxima emergência , ou seja entra e sai ...
e na ultima volta ao quadro elétrico ? ou termina ali ?
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: cooper safety Zeta ll 8W M 1H TL

Mensagem por quero aprender »

o cabo que foi usado no telecomando foi tipo de incendio
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: cooper safety Zeta ll 8W M 1H TL

Mensagem por ENERGY »

Boas
Eu uso o cabo normal de 2 condutores tipo VV/XV, mas como se trata de uma linha de comando é normal que usem esse tipo de cabo, que anda separado do cabo de alimentação em esteiras ou tubagens.

quero aprender Escreveu:o cabo que foi usado no telecomando foi tipo de incendio
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: cooper safety Zeta ll 8W M 1H TL

Mensagem por quero aprender »

mas se o amigo usa esse cabo , porque carga de agua ele manda-me passar cabo tipo de incendio ?

a nível de certificação como é que é ?

ou seja , penso eu que esse meu cabo irá ao quadro electrico , e posso ter no Q.E correntes fracas ?

tudo o que vocês me têm ensinado sempre bateu certo e sempre fui respeitado com o que disse baseado nos vossos comentários ...
agora o amigo fala-me em VV e XV o outro fala-me em um cabo totalmente diferente ...
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: cooper safety Zeta ll 8W M 1H TL

Mensagem por angel_of_diablo »

quero aprender Escreveu:mas se o amigo usa esse cabo , porque carga de agua ele manda-me passar cabo tipo de incendio ?

a nível de certificação como é que é ?

ou seja , penso eu que esse meu cabo irá ao quadro electrico , e posso ter no Q.E correntes fracas ?

tudo o que vocês me têm ensinado sempre bateu certo e sempre fui respeitado com o que disse baseado nos vossos comentários ...
agora o amigo fala-me em VV e XV o outro fala-me em um cabo totalmente diferente ...
Em projecto (licenciamento e execução) uso sempre o cabo para o telecomando igual ao da alimentação.
Não vejo razão para ser diferente...
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: cooper safety Zeta ll 8W M 1H TL

Mensagem por quero aprender »

angel_of_diablo Escreveu:
quero aprender Escreveu:mas se o amigo usa esse cabo , porque carga de agua ele manda-me passar cabo tipo de incendio ?

a nível de certificação como é que é ?

ou seja , penso eu que esse meu cabo irá ao quadro electrico , e posso ter no Q.E correntes fracas ?

tudo o que vocês me têm ensinado sempre bateu certo e sempre fui respeitado com o que disse baseado nos vossos comentários ...
agora o amigo fala-me em VV e XV o outro fala-me em um cabo totalmente diferente ...
Em projecto (licenciamento e execução) uso sempre o cabo para o telecomando igual ao da alimentação.
Não vejo razão para ser diferente...
por isso eu coloquei aqui a minha duvida , eu estou a fazer com cabo tipo incendio ...
já vi que aqui anda gato , vou perguntar na segunda como quem não quer a coisa , a razão do cabo tipo de incendio ...
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: cooper safety Zeta ll 8W M 1H TL

Mensagem por angel_of_diablo »

Se usares cabo "tipo incêndio" para o Telecomando não é errado, no entanto há algumas considerações a ter em conta:

1) Que cabo "tipo de incêndio" estás a falar?
2) Qual a secção dos condutores?
3) Como estás a instalar esse cabo? Não o estás a colocar na esteira juntamente com os outros cabos de potência, certo?
4) Em termos de preço e usando o cabo correcto (para detecção de incêndio) instalado à parte dos de energia, compensa?
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: cooper safety Zeta ll 8W M 1H TL

Mensagem por quero aprender »

angel_of_diablo Escreveu:Se usares cabo "tipo incêndio" para o Telecomando não é errado, no entanto há algumas considerações a ter em conta:

1) Que cabo "tipo de incêndio" estás a falar? é tipo incendio , amanha coloco aqui a referencia do cabo
2) Qual a secção dos condutores?
3) Como estás a instalar esse cabo? Não o estás a colocar na esteira juntamente com os outros cabos de potência, certo? o cabo quando vai a esteira , sim passa pelas de fracas
4) Em termos de preço e usando o cabo correcto (para detecção de incêndio) instalado à parte dos de energia, compensa?
não sei ... porque ATENÇÃO , eu estou apenas a executar conforme me mandam ... atenção a isso ...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: cooper safety Zeta ll 8W M 1H TL

Mensagem por ENERGY »

Boas
Na verdade ele existe cabos utilizados para alarme de incêndio para uma tensão até 600V com isolamento exterior PVC vermelho, e que podem ser utilizados na iluminação de emergência, penso que existe com secções de condutores desde 0.5mm até 2.5mm.

quero aprender Escreveu:
angel_of_diablo Escreveu:Se usares cabo "tipo incêndio" para o Telecomando não é errado, no entanto há algumas considerações a ter em conta:

1) Que cabo "tipo de incêndio" estás a falar? é tipo incendio , amanha coloco aqui a referencia do cabo
2) Qual a secção dos condutores?
3) Como estás a instalar esse cabo? Não o estás a colocar na esteira juntamente com os outros cabos de potência, certo? o cabo quando vai a esteira , sim passa pelas de fracas
4) Em termos de preço e usando o cabo correcto (para detecção de incêndio) instalado à parte dos de energia, compensa?
não sei ... porque ATENÇÃO , eu estou apenas a executar conforme me mandam ... atenção a isso ...
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: cooper safety Zeta ll 8W M 1H TL

Mensagem por angel_of_diablo »

Olá novamente.

A minha questão sobre o cabo é que para mim, em sistemas de detecção de incêndio só uso o JE-H (st) H E30 pois é resistente ao fogo.
Ora usar este cabo para o telecomando em situações normais pode ser um pouco dispendioso para a função em si.

Quanto à secção é só pela distância que pode ter a canalização, e no caso do cabo que uso (no SADI), escolho sempre o 2x2x0,8. Mais uma vez, se usasse este cabo ficava dispendioso para o Telecomando.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: cooper safety Zeta ll 8W M 1H TL

Mensagem por ENERGY »

Boas
Na verdade eu tambem ainda não entendi a razão do uso de tal cabo para telecomando.
Mas o "quero aprender" tambem ainda não nos disse que tipo de cabo está a utilizar na alimentação das luminárias de emergência, seria util sabermos as referências de ambos os cabos, e o local aonde estas instalações se inserem, para podermos ter uma melhor opinião.

angel_of_diablo Escreveu:Olá novamente.

A minha questão sobre o cabo é que para mim, em sistemas de detecção de incêndio só uso o JE-H (st) H E30 pois é resistente ao fogo.
Ora usar este cabo para o telecomando em situações normais pode ser um pouco dispendioso para a função em si.

Quanto à secção é só pela distância que pode ter a canalização, e no caso do cabo que uso (no SADI), escolho sempre o 2x2x0,8. Mais uma vez, se usasse este cabo ficava dispendioso para o Telecomando.
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: cooper safety Zeta ll 8W M 1H TL

Mensagem por quero aprender »

amanhã já coloco aqui a referencia do tal cabo ...

o cabo de alimenta as emergências é multifilar de 3X1,5mm ...
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”