Conselho sobre lâmpadas LED para o teto da minha cozinha

Responder
news_js
Curioso
Curioso
Mensagens: 74
Registado: 12 dez 2009, 23:14
Localização: Portugal
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Conselho sobre lâmpadas LED para o teto da minha cozinha

Mensagem por news_js »

Olá!

Na minha cozinha tenho no teto uma armadura retangular com duas lâmpadas fluorescentes de 60cm. Estava a pensar substituí-las por lâmpadas LED.

Já vi que há várias possibilidades:

1.º Mudar apenas os tubos, com alteração das ligações elétricas no interior da armadura.

2.º Comprar tubos led que já vêm com uma pequena armadura. Mas neste caso os fios de alimentação ficam visíveis...

3.º Comprar outra armadura.

O que aconselham? Obrigado.


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Conselho sobre lâmpadas LED para o teto da minha cozinha

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se a armadura que tem, já tiver alguns anos de uso, o melhor é substituir por uma nova de Leds, ou por T5.


news_js Escreveu:Olá!

Na minha cozinha tenho no teto uma armadura retangular com duas lâmpadas fluorescentes de 60cm. Estava a pensar substituí-las por lâmpadas LED.

Já vi que há várias possibilidades:

1.º Mudar apenas os tubos, com alteração das ligações elétricas no interior da armadura.

2.º Comprar tubos led que já vêm com uma pequena armadura. Mas neste caso os fios de alimentação ficam visíveis...

3.º Comprar outra armadura.

O que aconselham? Obrigado.
Cpts.
Energy
news_js
Curioso
Curioso
Mensagens: 74
Registado: 12 dez 2009, 23:14
Localização: Portugal
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Conselho sobre lâmpadas LED para o teto da minha cozinha

Mensagem por news_js »

Sim, já tem mais de 25 anos. Quero substituir por LED. Que armaduras (de superfície) para LED há no mercado? Já procurei na Internet e não encontrei nada. Obrigado.
Henrifelix
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 11 nov 2009, 23:55

Re: Conselho sobre lâmpadas LED para o teto da minha cozinha

Mensagem por Henrifelix »

Boas depende do que queres gastar mas sai mais barato trocares só as lampadas,neste momento tenho 2 tipos de lampadas T8 e não T5.
São as mais grossas e mais baratas que as T5 que ainda são bastantes caras, as opoçoes são as seguintes
1º trocas as duas lamapdas por lampadas Led 10w 1000Lm ,que tens que eliminar toda a ligação e ligar os 230v somente num dos lados da lampada.
2º trocas por tuas lampadas T8 10w + dois arrancadores proprios essas é só mesmo a troca directa pelas outras mas são mais caras e o lembra.te que os balastros tambem gastam e muito .
2º Esta e a mais cara trocar por painel 30x60cm é um painel que é uma armadura que tem uma fita a volta e difossores no fundo é uma armadora completa e da bastante luz e trabalha a 24v fica por volta de 130€ cada mais trasformador.

as lampadas são de qualidade da uma vista de olhos neste pdf e depois diz alguma coisa

http://www.qlt.it/public/allegati/Lampadine_Led_14.pdf


[email protected]
news_js
Curioso
Curioso
Mensagens: 74
Registado: 12 dez 2009, 23:14
Localização: Portugal
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Conselho sobre lâmpadas LED para o teto da minha cozinha

Mensagem por news_js »

Bom, entretanto esqueci o assunto até que há poucos dias acabei por comprar no Leroy Merlin dois tubos LED OSRAM SubstiTUBE Value STB-HV2-075-865 8W 750lm por volta de 16 EUR cada. Dizia nas instruções que bastava substituir os arrancadores por umas peças com o mesmo formato (presumo que sejam umas simples pontes) e ficava pronto a funcionar. De qualquer forma anulei logo o balastro. Só que a luz não tinha a intensidade que esperava e demorava uns 3 segundos em acender. Achei estranho e decidi remover a armadura do teto e analisar as ligações. Bom, descobri então que a armadura, com mais de 25 anos, tinha as lâmpadas em série. Bastou modificar as ligações para ficar a funcionar a 100%.
angelodpt
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 18 mai 2015, 18:04
Localização: Sintra, Lourel

Re: Conselho sobre lâmpadas LED para o teto da minha cozinha

Mensagem por angelodpt »

Boas tardes,

Fiz a alteração de 6 armaduras de 4 lâmpadas fluorescentes para Led T8. Estas vinham com uma ponte (Shunt) parecido com os arrancadores.
Removi o sistem a todo interno de ligações e segui o esquema, ficaram funcionar 100% e as pessoas que estão no local não notaram diferença na luz.

Agora não me lembro da marca das lâmpadas, mas achei este sistema bastante em conta reaproveitando as armaduras antigas.

Estas lâmpadas já começam a ter preço bastante engraçados..
Jmfafe
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 20 abr 2015, 16:51

Re: Conselho sobre lâmpadas LED para o teto da minha cozinha

Mensagem por Jmfafe »

Caro colega,

Permite-me partilhar a minha experiência com os painéis LED.
Estou super satisfeito com os Lux e com o tamanho compacto do painél que esticamente é logo uma diferença.

http://www.watt.pt/#!painel-saliente/caht

Abraço
Responder

Voltar para “Eficiência Energética”