sistema de bombas com um so variador

Responder
gamarras
Curioso
Curioso
Mensagens: 49
Registado: 28 mai 2007, 08:52

sistema de bombas com um so variador

Mensagem por gamarras »

boas pessoal tenho aqui uma duvida e necessidade.
Tenho 4 bombas para automatizar , queria efetuar um sistema que levasse apenas uma variador de frequência em termos de programação consigo fazer mas em esquema eletrifico de potencia não sei como realizar alguém tem um esquema tipo desse para eu verificar e estudar o que necessito .


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8066
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: sistema de bombas com um so variador

Mensagem por Mário »

Boas

Tens que perguntar ao fornecedor do variador se "esse" variador, aceita quatro motores em paralelo. Há variadores que aceitam dois, e outros que só aceitam um unico motor.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: sistema de bombas com um so variador

Mensagem por jaimereis »

mas é para variar uma de cada vez ou as quatro ao mesmo tempo???
Jaime Reis
gamarras
Curioso
Curioso
Mensagens: 49
Registado: 28 mai 2007, 08:52

Re: sistema de bombas com um so variador

Mensagem por gamarras »

A ideia é colocar 4 bombas e por exemplo teremos um caudal a controlar, utilizando apenas um variador esse faz a compensação ao motor que estiver antes.
ex
A bomba um não consegue alimentar o caudal pre determinado o variador sai da bom um que fica direta , e entra na bomba dois e por ai ate conseguir o caudal determinado
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: sistema de bombas com um so variador

Mensagem por jaimereis »

acho que não está aperceber como é feito o controlo

tem que existir um set-point, esse set-point há-de ser definido por um caudalimetro( não é muito normal, geralmente o controlo é feito por pressão, mas é possivel ser feito por caudal), se tem uma bomba a trabalhar a 100%, e precisa de mais caudal, o variador tem que "largar" essa bomba e trabalhar noutra.....

....ora para "largar" a primeira bomba , esta terá que entrar em funcionamento "directo", para se poder controlar a segunda, é aqui que a porca torce o rabo, como se faz?...

....é um automatismo muito complicado, possível, mas muito complicado....o variador terá que permitir a programação de outputs para poder saber quando quando este está a 100%, outra coisa é poder fazer o entrar e sair do variador, quando precisa de tirar ou por bombas.....vai provavelmente implicar uma autómato programável para o controlo...pois para variar tem que ter rotinas PID, de entrada e saida.....

...é um automatismo muito complicado....

....ou trabalha por arranque directo, conforme precisa de caudal, tira e põe...ou usa uma variador por bomba....ou dá cabo dos neuronios
Jaime Reis
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8066
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: sistema de bombas com um so variador

Mensagem por Mário »

Boas
gamarras Escreveu:A ideia é colocar 4 bombas e por exemplo teremos um caudal a controlar, utilizando apenas um variador esse faz a compensação ao motor que estiver antes.
ex
A bomba um não consegue alimentar o caudal pre determinado o variador sai da bom um que fica direta , e entra na bomba dois e por ai ate conseguir o caudal determinado
Tenho centrais de fluxo gasosos com sistemas idênticos.
O que queres é o seguinte:

4 Bombas, são todas iguais? Não deviam de ser, se o caudal é variável.

A pressão que se pretende é de 6 bar, +-0.1 bar.

1º Arranca a bomba que tem variador. Consegue estabilizar a pressão que se pretende.
2º A pressão desce abaixo do pretendido, arranca a bomba nº2 e a de velocidade variável vai ficar em apoio (variando)
3º A pressão continua a descer, entra a nº3 (a nº2 continua ligada e a de velocidade variável que é a nº1)
4 Se a pressão continuar a cair entra mais a nº 4, se a pressão começar a subir vais desligar a bomba nº4.

Esta situação não põe as bombas todas com o mesmo nº de horas.

É nesta base que tens que ter o algaritimo de comando, ou comprar um modulo de gestão.

O ideal é teres bombas de diversas capacidades, onde a soma delas seja viável (energéticamente) o funcionamento parcial.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
gamarras
Curioso
Curioso
Mensagens: 49
Registado: 28 mai 2007, 08:52

Re: sistema de bombas com um so variador

Mensagem por gamarras »

Respondendo ao colega Jaime
Sim o ideal seria assim, a bomba entra em direto e o variador arranca com outra .
Mas o sistema que o colega mario descreveu é muito mais fácil de programar e no final o objetivo é o mesmo. creio que vou tentar como o colega mario descreveu .
Obrigado a todos por a ajuda.

Um Abraço
JCarreira
Curioso
Curioso
Mensagens: 98
Registado: 16 fev 2009, 13:50
Localização: Barcelos
Contacto:

Re: sistema de bombas com um so variador

Mensagem por JCarreira »

Olá concordo com o colega Mário é assim que se faz só tenho a acrescentar a azul


Boas
gamarras Escreveu:
A ideia é colocar 4 bombas e por exemplo teremos um caudal a controlar, utilizando apenas um variador esse faz a compensação ao motor que estiver antes.
ex
A bomba um não consegue alimentar o caudal pre determinado o variador sai da bom um que fica direta , e entra na bomba dois e por ai ate conseguir o caudal determinado


Tenho centrais de fluxo gasosos com sistemas idênticos.
O que queres é o seguinte:

4 Bombas, são todas iguais? Não deviam de ser, se o caudal é variável.

A pressão que se pretende é de 6 bar, +-0.1 bar.

1º Arranca a bomba que tem variador. Consegue estabilizar a pressão que se pretende.
2º A pressão desce abaixo do pretendido, arranca a bomba nº2 e a de velocidade variável vai ficar em apoio (variando)
3º A pressão continua a descer, entra a nº3 (a nº2 continua ligada e a de velocidade variável que é a nº1)
4 Se a pressão continuar a cair entra mais a nº 4, se a pressão começar a subir vais desligar a bomba nº4.

Esta situação não põe as bombas todas com o mesmo nº de horas.

depende do variador a bomba que ficar ligada a ele sim vai trabalhar muito mais mas as outras 3 é possivel alternar a sua vez de funcionamento o variador normalmente tem uma função para o fazer em automatico se ser necessário atomatos. Convem sim compar um variador dedicado a esta função.


É nesta base que tens que ter o algaritimo de comando, ou comprar um modulo de gestão.

O ideal é teres bombas de diversas capacidades, onde a soma delas seja viável (energéticamente) o funcionamento parcial.

Cump.
Mário

_________________
"Crença" é a aceitação de uma hipótese, na ausência de dados.
"Preconceito" é ter uma opinião que não é suportado pela preponderância dos dados.
"Conhecimento" só é encontrada através da acumulação e análise de dados .
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: sistema de bombas com um so variador

Mensagem por jaimereis »

gamarras Escreveu:Respondendo ao colega Jaime
Sim o ideal seria assim, a bomba entra em direto e o variador arranca com outra .
Mas o sistema que o colega mario descreveu é muito mais fácil de programar e no final o objetivo é o mesmo. creio que vou tentar como o colega mario descreveu .
Obrigado a todos por a ajuda.

Um Abraço

lá está o que falei, o controlo é feito por pressão....saliento que a alternativa do Mário é com bombas de diferentes capacidades, pelo que deu a entender no inicio é que já tem as bombas e seriam todas iguais, pelo menos eu assim o entendi...

....chamo só a atenção que, se a bomba que tem variação estiver a funcionar mesmo 80% e ocorrer uma queda de pressão que faça a segunda entrar(100%), vai existir um "disparo" quase instantâneo de pressão, em que a que tem variação tem que reduzir quase de imediato, este controlo tem que ser muito bem regulado, definindo assim varios preset de rampas de aceleração e desaceleração do variador, e a nível hidráulico acautelar as seguranças de descarga por sobre-pressão necessárias...
Jaime Reis
gamarras
Curioso
Curioso
Mensagens: 49
Registado: 28 mai 2007, 08:52

Re: sistema de bombas com um so variador

Mensagem por gamarras »

Boas colega jaime.
Sim ja tenho as bombas é um sistema antigo para automatizar, em caso de subidas repentinas de pressão eu7 facilmente controlo isso através da programação do autómato.
A ideia é aproveitar o antigo e colocar um pouco mais de rendimento, e menos despesa. As bombas são todas da mesma potencia .

Um abraço
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”