Ligações equipotenciais nos WC's

Responder
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Ligações equipotenciais nos WC's

Mensagem por Nelson Pinho »

boa tarde...
não sei se é pedir de mais, mas alguém tem um esquema de como costuma fazer as equipotencialidades nos WC's? e já agora as respectivas terras?



Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 903
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Profissão: Eng.º Técnico Electrotécnico
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 9 vezes

Re: Ligações equipotenciais nos WC's

Mensagem por angel_of_diablo »

Esta ficha da certiel explica onde podes ligar.
As ligações equipotenciais são ligadas aos condutores de terra das Casas de Banho (tomadas, caixas de derivação, etc.)


Cumprimentos.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)

Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: Ligações equipotenciais nos WC's

Mensagem por Nelson Pinho »

obrigado... mas é preciso fazer alguma rede de terras especial ou assim?

Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 903
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Profissão: Eng.º Técnico Electrotécnico
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 9 vezes

Re: Ligações equipotenciais nos WC's

Mensagem por angel_of_diablo »

Não.

Como podes ver pelo esquema, liga tudo nos condutores de protecção dos circuitos da casa de banho.

Cumprimentos.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)

ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registado: 24 mai 2012, 09:39
Profissão: aaa

Re: Ligações equipotenciais nos WC's

Mensagem por ngp »

Tenho uma dúvida nisto... Vi alguns electricistas que apenas fazem estas ligações em WC´s com janelas em alumínio...
Tem de ser feitas em todas os WC's, com ou sem janelas?
Basicamente é apenas um H07V-U 2,5mm2 de terra que vai de uma tomada até todas as canalizaçoes/objectos metálicos?

Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 903
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Profissão: Eng.º Técnico Electrotécnico
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 9 vezes

Re: Ligações equipotenciais nos WC's

Mensagem por angel_of_diablo »

ngp Escreveu:Tenho uma dúvida nisto... Vi alguns electricistas que apenas fazem estas ligações em WC´s com janelas em alumínio...
Tem de ser feitas em todas os WC's, com ou sem janelas?
Basicamente é apenas um H07V-U 2,5mm2 de terra que vai de uma tomada até todas as canalizaçoes/objectos metálicos?
Olá ngp.

As ligações equipotenciais devem ser feitas em casas de banho (com banheira), devido à classificação BB3 (resistência eléctrica do corpo humano), mas não é necessário nas instalações sanitárias (sem banheiras), pois não existe a classificação BB3.

Para mais informação consulta o ANEXO I e II da secção 5 das RTIEBT.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)

Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Profissão: Engenheiro Eletrotécnico
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 31 vezes

Re: Ligações equipotenciais nos WC's

Mensagem por joaoosvaldo »

angel_of_diablo Escreveu:
ngp Escreveu:Tenho uma dúvida nisto... Vi alguns electricistas que apenas fazem estas ligações em WC´s com janelas em alumínio...
Tem de ser feitas em todas os WC's, com ou sem janelas?
Basicamente é apenas um H07V-U 2,5mm2 de terra que vai de uma tomada até todas as canalizaçoes/objectos metálicos?
Olá ngp.

As ligações equipotenciais devem ser feitas em casas de banho (com banheira), devido à classificação BB3 (resistência eléctrica do corpo humano), mas não é necessário nas instalações sanitárias (sem banheiras), pois não existe a classificação BB3.

Para mais informação consulta o ANEXO I e II da secção 5 das RTIEBT.
Banheiras e também bases de duche (zonas de banho no geral).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]

Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 903
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Profissão: Eng.º Técnico Electrotécnico
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 9 vezes

Re: Ligações equipotenciais nos WC's

Mensagem por angel_of_diablo »

Exacto, banhos em geral, pois também se inclui os balneários.

Tk joaoosvaldo.

Existe outro local onde menciono nos projectos as ligações equipotenciais, que é nas cozinhas industriais. Não sei se é obigatório, mas dado os equipamentos metálicos, água por todo o lado, salvaguardo-me.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)

Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Profissão: Engenheiro Eletrotécnico
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 31 vezes

Re: Ligações equipotenciais nos WC's

Mensagem por joaoosvaldo »

angel_of_diablo Escreveu:Exacto, banhos em geral, pois também se inclui os balneários.

Tk joaoosvaldo.

Existe outro local onde menciono nos projectos as ligações equipotenciais, que é nas cozinhas industriais. Não sei se é obigatório, mas dado os equipamentos metálicos, água por todo o lado, salvaguardo-me.
Sim também concordo com as ligações equipotenciais nas cozinhas industriais.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]

damon
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 190
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Profissão: electricista oficial
Localização: setubal
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Ligações equipotenciais nos WC's

Mensagem por damon »

Bom dia,
Hoje fiquei com uma grande duvida,
Nos wc nao deixei ligaçao equipotencial porque nao ha sanitarios metalicos e as janelas sao de pvc.
Agora, fui ao wc e instalaram uma banheira em pvc mas com estrutura de suporte metalico.
A minha duvida é, essa estrutura preciso de estar ligado a terra,
Mas a banheira é totalemente em acrilico.
Obg

damon
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 190
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Profissão: electricista oficial
Localização: setubal
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Ligações equipotenciais nos WC's

Mensagem por damon »

Bom dia a todos,

Uma duvida para ligações equipotenciais nos wc:

As "cassette" de portas de correr são para ligar a terra?? apesar de no final não ficar a vista partes metalicas, e a porta é de madeira, mas é para saber se ligam ou não?

Também para janelas "velux", acho que tb são de madeira, mas como costumam fazer?

se tiveram que ser ligadas, posso por o fio de 2,5mm directo ao quadro electrico? é pq está mesmo ao lado da cassette!!

Obrigado

damon
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 190
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Profissão: electricista oficial
Localização: setubal
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Ligações equipotenciais nos WC's

Mensagem por damon »

então?? como costumam fazer??

Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 238
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Ligações equipotenciais nos WC's

Mensagem por Mario Lopes »

Sendo de madeira como ligas à terra? Não é necessário ligar equipamentos não metálicos. As ferragens da porta também não.

Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”