Instalação fotovoltaica

Responder
Nuno Sampaio
Curioso
Curioso
Mensagens: 41
Registado: 04 fev 2010, 02:31
Localização: Porto
Enviou: 1 vez

Instalação fotovoltaica

Mensagem por Nuno Sampaio »

Bom dia,

Existem algumas instalações fotovoltaicas, que por estarem instaladas em fins de ramais, onde a tensão pode baixar um bocadinho dos valores 400/230V normais. Qual a relação entre este dois factos! Ou seja, porque que o abaixamento do nível de tensão da rede tem interferência com o sistema de micro produção e já agora quais as consequências para o inversor!

:)


Avatar do Utilizador
Alf23do
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 30 ago 2012, 16:06

Re: Instalação fotovoltaica

Mensagem por Alf23do »

Olá, vou apresentar um raciocínio.

Devido ao carácter resistivo dessas redes (BT), nos casos de vazio poderá haver elevação do valor da tensão e nos momentos de maior demanda poderá eventualmente haver um redução desta.

Os inversores devem cumprir a norma de qualidade de energia 50160, podendo só injectar se estiverem dentro dos limites de +-10% de 230 V (desligando-se em cerca de 10 min caso esteja fora destes limites). No caso de elevação do valor da tensão, acima dos valores da norma, então o microgerador electricamente afastado do PT não irá conseguir injectar na rede. O que é mau é que o vazio ocorre durante o período diurno, momento em que o sol brilha.

Espero ter dado alguma ajuda, este assunto tem muito que se lhe diga.
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Instalação fotovoltaica

Mensagem por migjac »

Foi-me por um produtor que o técnico da EDP lhe disse a linha que o alimentava tinha deixado de ser uma em que se localizava no fim de linha e que agora seria alimentado por outra e que tal facto provocaria que como produtor iria produzir menos. Disse-me que tal tem-se verificado e que não tem havido disparos do inversor.
Sei que caso a tensão seja muito elevada pode ocorrer disparos do inversor mas que a produção da instalação fotovoltaica era influenciada pela tensão da rede é algo que não tenho conhecimento.
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”