Certificação gases fluorados

Responder
Avatar do Utilizador
vmcb
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 12 dez 2013, 12:19
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por vmcb »

silvasporting Escreveu:Pelo que me disseram sim, ha uma parte do exame para ajuste de uma kvl, kvc nao sei se ha esse ajuste la.

Existe sim, e como já foi dito e bem, temos de saber quando o eng. nos pede para regular uma delas, a qual se está a referir, isto é por nossa conta e risco (ele fica a ver quais os passos que damos, sem nós sabermos se estamos a manusear a válvula correta)!!

PS: A mim não me calhou a regulação da válvula...é aleatório, depende do envelope que escolhem ao início.
Obrigatórias que todos fazem, é a prova da substituição do óleo (duração prova, 1h30m) e a do manómetro digital (15m), esta última obriga a escreverem os resultados/contas e no final as mangueiras não podem deixar escapar fluído!


Cumprimentos,
vmcb
jlsilva
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 21 mar 2015, 09:54
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por jlsilva »

filipe1972 Escreveu:Há 5 válvulas kvr, kvd, cpce, kvc, kvl, aparecem estas no exame e é pedido para se regular uma aleatóriamente, temos que saber o que cada uma regula.
Boa Tarde

Com relação as valvulas, que tipo de valvula e a cpce??.. as restantes ja conhecia, mas essa não pelo menos com essa designação. Que tipo de valvula é essa e em que condições sabemos se tem de ser ajustada?

Cump

João
jlsilva
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 21 mar 2015, 09:54
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por jlsilva »

vmcb Escreveu:
silvasporting Escreveu:Pelo que me disseram sim, ha uma parte do exame para ajuste de uma kvl, kvc nao sei se ha esse ajuste la.

Existe sim, e como já foi dito e bem, temos de saber quando o eng. nos pede para regular uma delas, a qual se está a referir, isto é por nossa conta e risco (ele fica a ver quais os passos que damos, sem nós sabermos se estamos a manusear a válvula correta)!!

PS: A mim não me calhou a regulação da válvula...é aleatório, depende do envelope que escolhem ao início.
Obrigatórias que todos fazem, é a prova da substituição do óleo (duração prova, 1h30m) e a do manómetro digital (15m), esta última obriga a escreverem os resultados/contas e no final as mangueiras não podem deixar escapar fluído!

Boas Tardes

A que se refere quando diz prova do manometro digital? Pode ser mais especifico? Pelo que pesquisei por aqui ainda nao tinha visto nenhum topico onde mencionasse esse tipo de prova.

Cump
João
Avatar do Utilizador
cduque
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 01 ago 2014, 10:27
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por cduque »

Com relação as valvulas, que tipo de valvula e a cpce??.. as restantes ja conhecia, mas essa não pelo menos com essa designação. Que tipo de valvula é essa e em que condições sabemos se tem de ser ajustada?
Boa tarde,
As válvulas CPCE são válvulas de regulação de capacidade por by-pass de gás quente, mas em vez de injectar na aspiração a injecção é feita à entrada do evaporador e portanto não vai interferir na temperatura de descarga do compressor. Ver: https://espace.cern.ch/CO2/Public%20Doc ... E_HGBP.pdf

Cmpts,
Avatar do Utilizador
cduque
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 01 ago 2014, 10:27
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por cduque »

A que se refere quando diz prova do manometro digital? Pode ser mais especifico? Pelo que pesquisei por aqui ainda nao tinha visto nenhum topico onde mencionasse esse tipo de prova.
Na prova do manómetro digital tem que se fazer o diagnóstico do funcionamento de uma instalação na qual se tem que montar um manómetro digital e respectivas sondas de temperatura. Com isto conhecemos a temperatura de evaporação, a temperatura de condensação, para além do sobreaquecimento de aspiração e sub-arrefecimento de líquido. Com estes valores e ainda com o valor do consumo do motor, tendo acesso à documentação do compressor, podemos saber se a instalação está a funcionar como é suposto ou se terá havido uma fuga de refrigerante.
Para esta prova é necessário ter a bomba de vácuo porque antes de ligar o manómetro à instalação tem que se fazer o vácuo às mangueiras, e no fim, antes de desligar o manómetro tem que se voltar a fazer o vácuo às mangueiras com a ajuda da própria instalação.
Estas são as "regras do jogo" para não haver introdução de ar na instalação nem perda de fluido para a atmosfera.
Não sei se a explicação foi clara, se não tiver sido coloquem as dúvidas que tentarei explicar melhor.
Cpmts,
CD
jlsilva
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 21 mar 2015, 09:54
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por jlsilva »

cduque Escreveu:
A que se refere quando diz prova do manometro digital? Pode ser mais especifico? Pelo que pesquisei por aqui ainda nao tinha visto nenhum topico onde mencionasse esse tipo de prova.
Na prova do manómetro digital tem que se fazer o diagnóstico do funcionamento de uma instalação na qual se tem que montar um manómetro digital e respectivas sondas de temperatura. Com isto conhecemos a temperatura de evaporação, a temperatura de condensação, para além do sobreaquecimento de aspiração e sub-arrefecimento de líquido. Com estes valores e ainda com o valor do consumo do motor, tendo acesso à documentação do compressor, podemos saber se a instalação está a funcionar como é suposto ou se terá havido uma fuga de refrigerante.
Para esta prova é necessário ter a bomba de vácuo porque antes de ligar o manómetro à instalação tem que se fazer o vácuo às mangueiras, e no fim, antes de desligar o manómetro tem que se voltar a fazer o vácuo às mangueiras com a ajuda da própria instalação.
Estas são as "regras do jogo" para não haver introdução de ar na instalação nem perda de fluido para a atmosfera.
Não sei se a explicação foi clara, se não tiver sido coloquem as dúvidas que tentarei explicar melhor.
Cpmts,
CD

Boas
No que diz respeito aos manometros digitais nao tenho mesmo nenhum conhecimento de utilização. Pode me dar uma ideia de como sao feitos os calculos ou qual a formula que se utiliza para fazer os respectivos calculos e no final saber se o sistema perdeu ou nao refrigerante?


Obrigado

João
jlsilva
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 21 mar 2015, 09:54
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por jlsilva »

cduque Escreveu:
Com relação as valvulas, que tipo de valvula e a cpce??.. as restantes ja conhecia, mas essa não pelo menos com essa designação. Que tipo de valvula é essa e em que condições sabemos se tem de ser ajustada?
Boa tarde,
As válvulas CPCE são válvulas de regulação de capacidade por by-pass de gás quente, mas em vez de injectar na aspiração a injecção é feita à entrada do evaporador e portanto não vai interferir na temperatura de descarga do compressor. Ver: https://espace.cern.ch/CO2/Public%20Doc ... E_HGBP.pdf

Cmpts,
Boas

Os sistemas onde tenho trabalhado ate hoje (Ar Condicionado) nao tenho encontrado nenhuma valvula deste tipo. Á alguma anomalia em especial que tenhas de ter em atençao para ter de intervir numa destas valvulas?


Obrigado

João
Avatar do Utilizador
vmcb
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 12 dez 2013, 12:19
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por vmcb »

jlsilva Escreveu:
cduque Escreveu:
A que se refere quando diz prova do manometro digital? Pode ser mais especifico? Pelo que pesquisei por aqui ainda nao tinha visto nenhum topico onde mencionasse esse tipo de prova.
Na prova do manómetro digital tem que se fazer o diagnóstico do funcionamento de uma instalação na qual se tem que montar um manómetro digital e respectivas sondas de temperatura. Com isto conhecemos a temperatura de evaporação, a temperatura de condensação, para além do sobreaquecimento de aspiração e sub-arrefecimento de líquido. Com estes valores e ainda com o valor do consumo do motor, tendo acesso à documentação do compressor, podemos saber se a instalação está a funcionar como é suposto ou se terá havido uma fuga de refrigerante.
Para esta prova é necessário ter a bomba de vácuo porque antes de ligar o manómetro à instalação tem que se fazer o vácuo às mangueiras, e no fim, antes de desligar o manómetro tem que se voltar a fazer o vácuo às mangueiras com a ajuda da própria instalação.
Estas são as "regras do jogo" para não haver introdução de ar na instalação nem perda de fluido para a atmosfera.
Não sei se a explicação foi clara, se não tiver sido coloquem as dúvidas que tentarei explicar melhor.
Cpmts,
CD

Boas
No que diz respeito aos manometros digitais nao tenho mesmo nenhum conhecimento de utilização. Pode me dar uma ideia de como sao feitos os calculos ou qual a formula que se utiliza para fazer os respectivos calculos e no final saber se o sistema perdeu ou nao refrigerante?


Obrigado

João

Neste dito exame antes de o concretizar peça aos eng.os que lhe expliquem o funcionamento das teclas (no meu caso estava todo ligado e explicaram a função das teclas) caso não explicassem, ia preparado para fazer tudo do zero...tal como foi descrito pelo user CDUQUE
Cumprimentos,
vmcb
J.F.
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 06 jan 2015, 21:11

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por J.F. »

jlsilva Escreveu:Boas

Pelo que vi por aqui sempre falaram em 6 mangueiras...mas nesta foto so vejo 5...
Com relação a bomba o unico motivo que vejo pode ser por nao entrar ar pelo manometro quando a unidade de recupetração esta um funcionamento fora isso nao estou a ver..

A sexta mangueira é para carregar o fluido novamente no sistema, deverá estar ligada com um tê no centro doa manómetros, e os manómetros deverão ser de 4 vias e não três como o apresentado.
makey30
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 04 jun 2010, 10:11
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por makey30 »

boa noite
estimados membros tive formação pela Apief em faro no mes de março e fui a exame no dia 8 de abril quarta feira.
relativamente a parte teorica passei com 33 perguntas certas na parte pratica deixei que o sistema nervoso levar a melhor mas ainda não sei o resultado pois para quem teve formação e esteve atento não é nada de outro mundo, agora quem quer ir direto é bom que se prepare bem.
não sei se posso colocar um pequeno ficheiro que contem 200 questoes do exame teorico pois foi graças a elas que consegui ultrapassar essa fase, se não ouver inconviniente terei todo o prazer em ajudar.

atentamente a todos
makey30
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 04 jun 2010, 10:11
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por makey30 »

Mestreclima Escreveu:Bom dia.
Em relação ao teste escrito, no meu caso cat I, com 40 perguntas devo dizer que sai um pouco de tudo. Sei que o que digo é muito vasto mas é a realidade, repeti o teste (chumbei na pratica), e 90% das perguntas foram diferentes. Sai um pouco do decreto lei e dos varios regulamentos, O efeito dos gases na atmosfera, quem os deve usar, coisas que lendo o decreto lei mesmo por alto não é muito dificil. Depois tens a teoria sobre refrigeração em que pode entrar tudo, desde saber o estado do fluido nos varios pontos do circuito, até teres que saber onde, quando e porquê de usar uma valvula expansora com ou sem equalizador exterior, se deves usar ou não filtro separador de oleo, como procedes em caso de fuga, que tipo de compressores existem, sistemas em bombas de calor, como achas o subarrefecimento e o sobreaquecimento, etc....
No escrito ou já tiraste uma formação, ou já trabalhas há muitos anos e em variados sistemas em que dominas, ou tens um pouco de sorte (como eu que apesar de ter formação na area há muitas coisas que passam ao lado quando nos vocaciona-mos só em certos produtos). Devo dizer que neste ultimo exame houve a 1ª pessoa que concluiu o teste com 40 perguntas correctas (podemos errar 12), sem ter tido formação, assim como uma que já era a 5ª vez e com formação. Isto para dizer que no teste escrito tambem depende da sorte na escolha do exame uma vez que há varios.
No pratico, tens varias provas,
- Tens que retirar o fluido de um sistema de refrigeração com ajuda de um aparelho de recollha, retirar duas ou tres seringas de oleo do compressor (semi-hermetico) e voltar a meter o fluido sem PERDER UMA UNICA GRAMA DE GAS, tens uma hora e meia, e tens que registar tudo numa folha fornecida.
Posso dizer que para o conseguires tens que usar pelo menos 5 mangueiras ligadas nos manometros (posso descrever caso pretendam).
- Tens que fazer um tubo com dois abocardamentos em forma de U com 20cm entre porcas com auxilio de maquina de dobrar manual, só tens uma tentativa.
- Tens que fazer uma abraçadeira com uma ponta de tubo
- tens uma solda invertida, em que no fim cortas o tubo ao meio para saber se a soda foi até cima e se há falhas
- tens um sistema montado com varias valvulas, KVL, KVC, KVR, separador de oleo, visor de liquido, filtro em que ao acaso o examinador pede ou para afinar uma das valvulas, ou ver se está a chegar oleo ao compressor, ver se o sistema está a funcionar correctamente recorrendo a medições com manometros, termometros, pinças amperimetricas.
- Fazer deteção de fugas por metodo directo e indirecto
- Por uma intalação á pressão ( teste de estanquecidade), sabendo a temperatura ambiente a que vai estar sujeito e o tipoi de fluido
Bem isto tudo com tempos para cada situação e com relatório em cada caso, com descrição do que fizes-te

Espero ter ajudado
boa noite
estimados membros tudo o que o nosso amigo está a dizer vai sair mas á mais exemplo
o teste de resistencia mecanica que é igual ao de estaquecidade multiplicado por 1.1 ou seja 10% mais.
o U de cobre e respetivos abocardos não é so de 20 pode sair de 30.
U de 20 a vara ira ter 40 cm é dividr ao meio depois 10 cm para cada lado e em seguida do vosso lado esq 57cm para fora do ultimo ponto marcado e do lado dirto 74 cm para dentro do ultimo ponto marcado estes serão aqueles pontos que iraõ colocar na aste do vira tubo. fazer as duas curvas a 90º, abocardos e colocar no respectivo lugar para que eles verifiquem se á fuga

atentamente
jlsilva
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 21 mar 2015, 09:54
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por jlsilva »

makey30 Escreveu:boa noite
estimados membros tive formação pela Apief em faro no mes de março e fui a exame no dia 8 de abril quarta feira.
relativamente a parte teorica passei com 33 perguntas certas na parte pratica deixei que o sistema nervoso levar a melhor mas ainda não sei o resultado pois para quem teve formação e esteve atento não é nada de outro mundo, agora quem quer ir direto é bom que se prepare bem.
não sei se posso colocar um pequeno ficheiro que contem 200 questoes do exame teorico pois foi graças a elas que consegui ultrapassar essa fase, se não ouver inconviniente terei todo o prazer em ajudar.

atentamente a todos
Bom dia

Caro amigo ate era interessante se poder partilhar esse ficheiro, qual o tamanho do mesmo? Da para enviar por email?

Cump.

Joao
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Gostava de ver todas estas manobras em obra, quando temos que fazer uma curva no tubo e este está
num ângulo entre 2 paredes e encostado ao tecto... Já tive vontade de chamar um desses examinadores
para demonstrarem como se faz...
Continuo a dizer: só nesse país!
Cps
A. Castro
makey30 Escreveu:...
boa noite
estimados membros tudo o que o nosso amigo está a dizer vai sair mas á mais exemplo
o teste de resistencia mecanica que é igual ao de estaquecidade multiplicado por 1.1 ou seja 10% mais.
o U de cobre e respetivos abocardos não é so de 20 pode sair de 30.
U de 20 a vara ira ter 40 cm é dividr ao meio depois 10 cm para cada lado e em seguida do vosso lado esq 57cm para fora do ultimo ponto marcado e do lado dirto 74 cm para dentro do ultimo ponto marcado estes serão aqueles pontos que iraõ colocar na aste do vira tubo. fazer as duas curvas a 90º, abocardos e colocar no respectivo lugar para que eles verifiquem se á fuga

atentamente
filipe1972
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 18 fev 2015, 09:54

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por filipe1972 »

115 Escreveu:Bom dia
Seguem em anexo alguns ficheiros que poderão ser uteis para quem esteja em processo de certificação de manuseamento de gases fluorados.
Trata-se do meu resumo para o exame teórico e dois esquemas de montagem do sistema 6 mangueiras, um com instruções e outro sem.
Sei que não têm toda a informação, mas para mim serviu perfeitamente.
Espero que ajude.
Esquema montagem.pdf
Esquema montagem1.pdf
Resumo exame DL 56.pdf
Promax RG5410A-E (Manual) PT.pdf
Será possível cederem estes anexos? Se sim por favor para, jf.filipemartins@hotmail.com..
zack
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 28 out 2009, 10:10

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por zack »

obrigado pela ajuda
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”