Mestreclima Escreveu:Bom dia.
Em relação ao teste escrito, no meu caso cat I, com 40 perguntas devo dizer que sai um pouco de tudo. Sei que o que digo é muito vasto mas é a realidade, repeti o teste (chumbei na pratica), e 90% das perguntas foram diferentes. Sai um pouco do decreto lei e dos varios regulamentos, O efeito dos gases na atmosfera, quem os deve usar, coisas que lendo o decreto lei mesmo por alto não é muito dificil. Depois tens a teoria sobre refrigeração em que pode entrar tudo, desde saber o estado do fluido nos varios pontos do circuito, até teres que saber onde, quando e porquê de usar uma valvula expansora com ou sem equalizador exterior, se deves usar ou não filtro separador de oleo, como procedes em caso de fuga, que tipo de compressores existem, sistemas em bombas de calor, como achas o subarrefecimento e o sobreaquecimento, etc....
No escrito ou já tiraste uma formação, ou já trabalhas há muitos anos e em variados sistemas em que dominas, ou tens um pouco de sorte (como eu que apesar de ter formação na area há muitas coisas que passam ao lado quando nos vocaciona-mos só em certos produtos). Devo dizer que neste ultimo exame houve a 1ª pessoa que concluiu o teste com 40 perguntas correctas (podemos errar 12), sem ter tido formação, assim como uma que já era a 5ª vez e com formação. Isto para dizer que no teste escrito tambem depende da sorte na escolha do exame uma vez que há varios.
No pratico, tens varias provas,
- Tens que retirar o fluido de um sistema de refrigeração com ajuda de um aparelho de recollha, retirar duas ou tres seringas de oleo do compressor (semi-hermetico) e voltar a meter o fluido sem PERDER UMA UNICA GRAMA DE GAS, tens uma hora e meia, e tens que registar tudo numa folha fornecida.
Posso dizer que para o conseguires tens que usar pelo menos 5 mangueiras ligadas nos manometros (posso descrever caso pretendam).
- Tens que fazer um tubo com dois abocardamentos em forma de U com 20cm entre porcas com auxilio de maquina de dobrar manual, só tens uma tentativa.
- Tens que fazer uma abraçadeira com uma ponta de tubo
- tens uma solda invertida, em que no fim cortas o tubo ao meio para saber se a soda foi até cima e se há falhas
- tens um sistema montado com varias valvulas, KVL, KVC, KVR, separador de oleo, visor de liquido, filtro em que ao acaso o examinador pede ou para afinar uma das valvulas, ou ver se está a chegar oleo ao compressor, ver se o sistema está a funcionar correctamente recorrendo a medições com manometros, termometros, pinças amperimetricas.
- Fazer deteção de fugas por metodo directo e indirecto
- Por uma intalação á pressão ( teste de estanquecidade), sabendo a temperatura ambiente a que vai estar sujeito e o tipoi de fluido
Bem isto tudo com tempos para cada situação e com relatório em cada caso, com descrição do que fizes-te
Espero ter ajudado
boa noite
estimados membros tudo o que o nosso amigo está a dizer vai sair mas á mais exemplo
o teste de resistencia mecanica que é igual ao de estaquecidade multiplicado por 1.1 ou seja 10% mais.
o U de cobre e respetivos abocardos não é so de 20 pode sair de 30.
U de 20 a vara ira ter 40 cm é dividr ao meio depois 10 cm para cada lado e em seguida do vosso lado esq 57cm para fora do ultimo ponto marcado e do lado dirto 74 cm para dentro do ultimo ponto marcado estes serão aqueles pontos que iraõ colocar na aste do vira tubo. fazer as duas curvas a 90º, abocardos e colocar no respectivo lugar para que eles verifiquem se á fuga
atentamente