ITED em escritórios

Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: ITED em escritórios

Mensagem por Varejo »

joaoosvaldo Escreveu:Para complementar a informação aqui ficam os outros dois catálogos.

O painel de 3U's para as 3 tecnologias que falei está na pág. 23 do pdf "Telecomunicacoes 2012".

P.S.: Para complementar o que referi anteriormente de o espaço para os primários dos operadores de termos de garantir espaço para 2 operadores por tecnologia o problema é que não sabemos o que os operadores vão lá colocar e este problema coloca-se nos ATE's quer sejam em armário único, armário compartimentado ou bastidor. E esta questão deveria estar mais salvaguardada no Manual ITED 2.ª Edição mas não está :!:
Boas, deve haver algum chinês que faz os bastidores para muita gente, depois cá os "fabricantes" só colocam os autocolantes da marca, esses bastidores são idênticos aos da Teka! :mrgreen:


Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: ITED em escritórios

Mensagem por joaoosvaldo »

Varejo Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu:Para complementar a informação aqui ficam os outros dois catálogos.

O painel de 3U's para as 3 tecnologias que falei está na pág. 23 do pdf "Telecomunicacoes 2012".

P.S.: Para complementar o que referi anteriormente de o espaço para os primários dos operadores de termos de garantir espaço para 2 operadores por tecnologia o problema é que não sabemos o que os operadores vão lá colocar e este problema coloca-se nos ATE's quer sejam em armário único, armário compartimentado ou bastidor. E esta questão deveria estar mais salvaguardada no Manual ITED 2.ª Edição mas não está :!:
Boas, deve haver algum chinês que faz os bastidores para muita gente, depois cá os "fabricantes" só colocam os autocolantes da marca, esses bastidores são idênticos aos da Teka! :mrgreen:
É capaz :lol: .
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: ITED em escritórios

Mensagem por ENERGY »

joaoosvaldo Escreveu:Para complementar a informação aqui ficam os outros dois catálogos.

O painel de 3U's para as 3 tecnologias que falei está na pág. 23 do pdf "Telecomunicacoes 2012".

P.S.: Para complementar o que referi anteriormente de o espaço para os primários dos operadores de termos de garantir espaço para 2 operadores por tecnologia o problema é que não sabemos o que os operadores vão lá colocar e este problema coloca-se nos ATE's quer sejam em armário único, armário compartimentado ou bastidor. E esta questão deveria estar mais salvaguardada no Manual ITED 2.ª Edição mas não está :!:

Boas
A partilha destes catalogos e preços, vai concerteza dar muito geito aqui ao pesoal.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: ITED em escritórios

Mensagem por joaoosvaldo »

Para o que pretende "ngp" equipar o bastidor com os seguintes equipamentos é suficiente (tendo como base os catálogos enviados):

- Painel de 3U's para as 3 tecnologias;
- Painel passa cabos;
- Painel de 19" cat. 6 com 24 portas RJ45;
- Prateleira de 19" com 200mm de profundidade;
- Régua de 19" de tomadas de energia elétrica c/ interruptor.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Re: ITED em escritórios

Mensagem por ngp »

joaoosvaldo Escreveu:Para o que pretende "ngp" equipar o bastidor com os seguintes equipamentos é suficiente (tendo como base os catálogos enviados):

- Painel de 3U's para as 3 tecnologias;
- Painel passa cabos;
- Painel de 19" cat. 6 com 24 portas RJ45;
- Prateleira de 19" com 200mm de profundidade;
- Régua de 19" de tomadas de energia elétrica c/ interruptor.
Foi exactamente o que fiz :D
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: ITED em escritórios

Mensagem por joaoosvaldo »

ngp Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu:Para o que pretende "ngp" equipar o bastidor com os seguintes equipamentos é suficiente (tendo como base os catálogos enviados):

- Painel de 3U's para as 3 tecnologias;
- Painel passa cabos;
- Painel de 19" cat. 6 com 24 portas RJ45;
- Prateleira de 19" com 200mm de profundidade;
- Régua de 19" de tomadas de energia elétrica c/ interruptor.
Foi exactamente o que fiz :D
Ok. Obrigado pelo "feedback".
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: ITED em escritórios

Mensagem por joaoosvaldo »

Já agora aproveito este tópico para colocar umas questões que são as seguintes:

Num edifício em que se usa a "tipologia": CVM -> CE (Caixa de Entrada de Cabos) -> ATI. Por exemplo para um Restaurante. Neste caso os tubos da PAT devem ser 2 de 40mm e devem sair do ATI ou da CE ? Quanto aos tubos de ligação entre a CVM e a CE devem ser no mínimo 3 de 50mm e entre a CE e o ATI pode ser apenas um tubo de 40mm, certo? Quanto às dimensões da CE pode ser do tipo C2 tendo em conta que é apenas uma fração, certo?
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: ITED em escritórios

Mensagem por Varejo »

Boas, vais colocar a CE funções de CEMU?
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: ITED em escritórios

Mensagem por joaoosvaldo »

Varejo Escreveu:Boas, vais colocar a CE funções de CEMU?
A ideia era essa mas como trata-se de um Restaurante no fundo fica com funções de ATE. Era para ver se podia deixar de utilizar a C5 (armário único com: 800x900x200) mas agora estou com as minhas dúvidas de que esta solução seja válida. Ver esta questão das FAQ da Anacom:
17. Num edifício não residencial de um só fogo, é obrigatória a instalação de um armário de telecomunicações de edifício (ATE)?

Sim. O armário de telecomunicações de edifício (ATE) destina-se a albergar os dispositivos de transição entre as redes públicas e as redes do edifício, sendo por isso de instalação obrigatória em todos os edifícios.

Sempre que as dimensões do edifício o justifiquem, o projetista poderá fazer coincidir o ponto de distribuição (PD) com o ATE, recorrendo a um armário bastidor (recomendado), ou a um armário único com as dimensões mínimas de 800x900x200. (ver ponto 2.5.3.2 e capítulo 11 do manual ITED).

Link: http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1063969
Ou seja, a solução: CVM -> CE -> ATI parece-me que não é permitida além de não estar no Manual. Mas gostava de obter a vossa opinião. Realmente para alguns casos utilizar uma C5 é um absurdo mas enfim :? :!:
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1131
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: ITED em escritórios

Mensagem por gemini »

Mas, pelo teu proprio post, essa soluçao que queres e´ permitida!!

CVM - CEC - ATI (ou ATE neste caso, bastidor!)

Ou seja, se meteres um bastidor fica tudo congregado, e de acordo com o regulamento, parece-me.

Nunca a caixa CEC pode ter funçoes de CEMU, uma vez que e´ uma caixa vazia, nao equipada, somente para guia/enfiamento de cabos, dai o nome CEC - Caixa de Entrada de Cabos.

Note-se que a figura CEC nao existe no manual, antes e´ uma adaptaçao livre (a qual eu utilizo em projectos), justamente para facilitar a interpretaçao, e instalaçao, das redes de entrada, porque senao, imagine-se, teriam de interligar directamente da CVM da rua a um bastidor no interior.
Assim, sempre se passa por uma outra caixa (CEC) so´ para se ter ideia do caminho das tubagens, e cablagens.
Learning is the goal!!
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: ITED em escritórios

Mensagem por joaoosvaldo »

gemini Escreveu:Mas, pelo teu proprio post, essa soluçao que queres e´ permitida!!

CVM - CEC - ATI (ou ATE neste caso, bastidor!)

Ou seja, se meteres um bastidor fica tudo congregado, e de acordo com o regulamento, parece-me.

Nunca a caixa CEC pode ter funçoes de CEMU, uma vez que e´ uma caixa vazia, nao equipada, somente para guia/enfiamento de cabos, dai o nome CEC - Caixa de Entrada de Cabos.

Note-se que a figura CEC nao existe no manual, antes e´ uma adaptaçao livre (a qual eu utilizo em projectos), justamente para facilitar a interpretaçao, e instalaçao, das redes de entrada, porque senao, imagine-se, teriam de interligar directamente da CVM da rua a um bastidor no interior.
Assim, sempre se passa por uma outra caixa (CEC) so´ para se ter ideia do caminho das tubagens, e cablagens.
Sim se for um bastidor fica tudo ok. Não fica é se for um ATI acho eu (pelo menos por uma interpretação "à letra" do Manual). Por isso no caso de se utilizar um ATI teria-se de utilizar um ATE no lugar da CE, por exemplo em armário único com 800x900x200 o que acho exageradíssimo :!:
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: ITED em escritórios

Mensagem por Varejo »

Boas, podes colocar um bastidor mural de 9 ou 11U´s e fica a cumprir o manual!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Re: ITED em escritórios

Mensagem por ngp »

Um pouco na sequência deste tópico passado...
Tenho um edifício do tipo industrial com 2 pisos, sendo que coloquei 2 bastidores (1 em cada piso). Tenho também um ATE que está ligado ao bastidor 1 e que depois liga ao bastidor 2...
A minha dúvida é se essa configuração é a correcta? Para ter melhor qualidade de sinal nas tomadas coaxiais poderia ligar directamente o bastidor 2 ao ATE? Esta solução é possível?
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: ITED em escritórios

Mensagem por joaoosvaldo »

ngp Escreveu:Um pouco na sequência deste tópico passado...
Tenho um edifício do tipo industrial com 2 pisos, sendo que coloquei 2 bastidores (1 em cada piso). Tenho também um ATE que está ligado ao bastidor 1 e que depois liga ao bastidor 2...
A minha dúvida é se essa configuração é a correcta? Para ter melhor qualidade de sinal nas tomadas coaxiais poderia ligar directamente o bastidor 2 ao ATE? Esta solução é possível?
Como é tudo a mesma fração (suponho eu) fazer a ligação: ATE -> Bastidor 1 -> Bastidor 2. Não esquecer que a ligação entre pontos de distribuição em fibra ótica é com 1 cabo de 4 fibras.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Re: ITED em escritórios

Mensagem por ngp »

joaoosvaldo Escreveu:
ngp Escreveu:Um pouco na sequência deste tópico passado...
Tenho um edifício do tipo industrial com 2 pisos, sendo que coloquei 2 bastidores (1 em cada piso). Tenho também um ATE que está ligado ao bastidor 1 e que depois liga ao bastidor 2...
A minha dúvida é se essa configuração é a correcta? Para ter melhor qualidade de sinal nas tomadas coaxiais poderia ligar directamente o bastidor 2 ao ATE? Esta solução é possível?
Como é tudo a mesma fração (suponho eu) fazer a ligação: ATE -> Bastidor 1 -> Bastidor 2. Não esquecer que a ligação entre pontos de distribuição em fibra ótica é com 1 cabo de 4 fibras.
Sim, é na mesma fracção mas em pisos diferentes...
Para fazer os cálculos da atenuação dos coaxias de uma tomada ligada ao bastidor 2, terá de se contar a ligação ATE -> Bastidor 1 -> Bastidor 2 -> TT??
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”