garrafa de fluido

Responder
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 402
Registado: 24 abr 2009, 00:08
Localização: Oliveira do Hospital

garrafa de fluido

Mensagem por pedro_mendes »

Boas colegas

Gostaria de tirar uma duvida, e pedia a vossa ajuda. É o seguinte comprei uma garrafa de 12kg mas esta tem e vavulas, estava em promoção e compreia, agora a minha duvida é ela tem uma vavula azul e outra vermelha, em que diz que a azul é vapor e a vermelha é liquido, porque nas cargas de 1 kg, virada para cima é vapor e virada para baixo é liquido agora com esta não sei. Estou a falar do R134a.

Aguardo por uma resposta vossa,

Cumprimentos, Pedro Mendes


Pedro Mendes
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: garrafa de fluido

Mensagem por Mário »

Boas
pedro_mendes Escreveu:Boas colegas
Gostaria de tirar uma duvida, e pedia a vossa ajuda. É o seguinte comprei uma garrafa de 12kg mas esta tem e vavulas, estava em promoção e compreia,

Se estava em promoção vê a data da garrafa porque só têm 10 anos de vida.

agora a minha duvida é ela tem uma vavula azul e outra vermelha, em que diz que a azul é vapor e a vermelha é liquido,

Para 134a não era necessário as duas valvulas, basta uma. Se for para os outros gases compostos, aí sim é melhor com as duas valvulas.

porque nas cargas de 1 kg (não tem haver com a quantidade), virada para cima é vapor e virada para baixo é liquido agora com esta não sei. Estou a falar do R134a.

Esta tem a vantagem de teres a garrafa na posição normal e teres liquido na vermelha e vapor na azul. Já não é necessário inverter a garrafa para teres liquido quando só tens uma valvula.

Aguardo por uma resposta vossa,
Cumprimentos, Pedro Mendes
A azul

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 402
Registado: 24 abr 2009, 00:08
Localização: Oliveira do Hospital

Re: garrafa de fluido

Mensagem por pedro_mendes »

Muito obrigado pela rapida resposta.

Bem agora é que não sei, mas tenho que ir ver, não sei onde terá a validade, é que nunca comprei uma garrafa grande, porque tenho comprado das pequenas mas o preço não compensa.

Já agora a garrafa no normal é com as vavulas para cima, certo?

Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: garrafa de fluido

Mensagem por Mário »

Boas
pedro_mendes Escreveu: Muito obrigado pela rapida resposta.

Bem agora é que não sei, mas tenho que ir ver, não sei onde terá a validade, é que nunca comprei uma garrafa grande,( grande?) porque tenho comprado das pequenas mas o preço não compensa.

Já agora a garrafa no normal é com as vavulas para cima, certo? Esta não entendi.

Cumprimentos, Pedro Mendes
A azul

As garrafas têm a data gravada na gola de protecção, tem os dois ultimos digitos (anos) ou mesmo 4 digitos do ano e o 1º digito (ou os dois 1º) é o mês.

A vantagem é que podes mandar encher a garrafa. Não estou a ver quais as pequenas que te referes. O pessoal usa as de 65Kg e ou as de 12Kg também há de 30 e 45Kg depende do fabricante.

Quando dizes que as valvulas são para cima, é claro que as valvulas são para cima que é onde está a pega :lol: :lol: . Estás a referir-te em funcionamento ? Ok, sim dado que tens duas válvulas.

Estás a começar na refrigeração?


Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 402
Registado: 24 abr 2009, 00:08
Localização: Oliveira do Hospital

Re: garrafa de fluido

Mensagem por pedro_mendes »

Bem colega, posso dizer que sim, porque nesta area anda-se sempre a aprender, a questão é que eu so costumo trabalhar e começei com as de 2 kg e de 1kg, mas estou a gastar muito gas e comprensa-me mais ter um garrafa mais de recarga.
Já fui ver e tem validade até 2018, tem mais 6 anos, dei 45 euros mais iva, será que compensa ficar com ela?Já agora só uma duvida e passado esse tempo é deitar fora?
Bem eu estava-me a referir a dizer que era as vavulas para cima, estava confuso, porque para o r410 viro a vavula para baixo para encher em liquido.

Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: garrafa de fluido

Mensagem por Mário »

Boas
pedro_mendes Escreveu:Bem colega, posso dizer que sim, porque nesta area anda-se sempre a aprender, a questão é que eu so costumo trabalhar e começei com as de 2 kg e de 1kg, mas estou a gastar muito gas e comprensa-me mais ter um garrafa mais de recarga.
Ok.

Já fui ver e tem validade até 2018, tem mais 6 anos, dei 45 euros mais iva, será que compensa ficar com ela?Já agora só uma duvida e passado esse tempo é deitar fora?
Sim, mas há lojas que podes ir trocando de garrafa, ou seja entregas a tua e recebes outra cheia (desde que a tua esteja dentro da validade).

Bem eu estava-me a referir a dizer que era as vavulas para cima, estava confuso, porque para o r410 viro a vavula para baixo para encher em liquido.
Ok. Todos os gases que sejam compostos a carga é feita em liquido.

Cumprimentos, Pedro Mendes
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 402
Registado: 24 abr 2009, 00:08
Localização: Oliveira do Hospital

Re: garrafa de fluido

Mensagem por pedro_mendes »

Boa noite colega,

Eu vou pedir desculpa por voltar a perguntar de novo, mas ainda estou aqui um pouco confuso, portanto a garrafa tem validade e chegando ao fim da mesma já não serve?não percebi a parte que levo a minha garrafa e trago outra! Depois da data não à nenhuma possiblidade de poder ficar com ela e a utilizala?

Tendo mais esperiencia na area o preço que vou dar 45 mais iva estará bem para sais 6 anos de validade?

Peço desculpas pela insistência mas esta aqui qualquer coisa que ainda não percebi!

Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: garrafa de fluido

Mensagem por Mário »

Boas
pedro_mendes Escreveu:Boa noite colega,

Eu vou pedir desculpa por voltar a perguntar de novo, mas ainda estou aqui um pouco confuso, portanto a garrafa tem validade e chegando ao fim da mesma já não serve?

Legalmente está fora de prazo. Terias que mandar fazer uma inspeção e prova hidraulica à garrafa, que custa 3 vezes o preço da garrafa.

não percebi a parte que levo a minha garrafa e trago outra!

Não sei onde e como compras o gás, mas por aqui o pessoal quando a garrafa está vazia, ou manda encher ou entrega a vazia e trás uma cheia, depende do fornecedor do gás. Mas para troca a garrafa tem que estar dentro da validade.

Depois da data não à nenhuma possiblidade de poder ficar com ela e a utilizala?

Se a garrafa é tua ficas com ela. Mas se fazem inspeção ao local de trabalho, e tens garrafas fora do prazo podes ser multado, assim como tens que ter máquina para as recolhas de gás.

Tendo mais esperiencia na area o preço que vou dar 45 mais iva estará bem para sais 6 anos de validade?

45€+ - é o preço da garrafa.

Peço desculpas pela insistência mas esta aqui qualquer coisa que ainda não percebi!

Cumprimentos, Pedro Mendes
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”