Ligar vários estores a um só comando

CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Ligar vários estores a um só comando

Mensagem por CF,Lda »

Ora viva.
Colega jfsmoreira é uma questão de interpretar/comparar os esquemas que eu propus... e ter
alguns conhecimentos de motores com mais de um enrolamento.
Cps
A. Castro


jfsmoreira
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 12 mai 2008, 22:25
Localização: Viana do Castelo

Re: Ligar vários estores a um só comando

Mensagem por jfsmoreira »

A questão dos enrolamentos não se enquadra na situação.

O neutro em todos os motores é comum.
A alimentação é dada pelos relés.

Se um contacto de um relé está fechado digámos é como se esse relé não existisse. Ora se os 3 relés atuam simultâneamente, esses 3 contactos era como se não existissem, digámos um shunt. Ou seja, era como se a alimentação fosse a mesma como na versão de um só relé.

Acho que se esse "retorno" se faz quando se usa o mesmo neutro para todos os motores. Agora se levar o neutro de cada motor ao BGN, esse retorno já não existirá.
Jorge Moreira
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Ligar vários estores a um só comando

Mensagem por CF,Lda »

Ora viva.
Mais alguém se "atravessa"?
Mais alguém tem outra explicaçâo?
Também têm a mesma opinião?
Aguardo mais comentários
Cps
A. Castro
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 230
Registado: 25 out 2009, 17:03
Localização: Barcelos
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 18 vezes

Re: Ligar vários estores a um só comando

Mensagem por Narciso Ferreira »

Boas

Deve colocar um rele por cada um dos estores para que não haja retornos entre motores e estes retornos não existem no fio que está a fazer serviço subir/descer mas sim no fio oposto porque o condensador do motor é ligado entre o fio de subir e o de descer o que faz com que haja um paralelo entre os condensadores.
alcpf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 23 mai 2014, 10:25

Re: Ligar vários estores a um só comando

Mensagem por alcpf »

Olá!

Alguem tem conhecimento de relé que possibilite 3 estados, ou seja, estado desligado (por defeito), estado com corrente na saida A e por fim estado com corrente na saída B. Nunca A e B com saída de corrente ao mesmo tempo, mas ambos puderem não ter corrente ao mesmo tempo como referi no 1º estado! Seria para adaptar aos estores que tenho atualmente com interruptores de 2 botões!
Obrigado

P.S.-Já agora, quanto é que consome um relé de eletricidade? O relé em si, não os componentes que o relé irá ligar! E esse consumo é momentaneamente ou continuo ou seja, quando ativo o rele e passa corrente na conexão A, ele fica a consumir sempre energia enquanto durar a ligação da conexão A?
sepviri
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 18 mar 2021, 09:24
Localização: Palmela
Enviou: 1 vez

Re: Ligar vários estores a um só comando

Mensagem por sepviri »

Boas,

peço desculpa pela intromissão no tópico, mas vou fazer uma pergunta talvez "idiota".
Eu tenho uma situação num vão em casa em que tenho de ter (infelizmente) 3 estores nesse mesmo vão, e tenho apenas um comando de parede para esses 3 estores.
A minha pergunta é: há algum problema em ligar os 3 estores directamente ao mesmo comando de parede? Ou seja, sem relés...

Pergunto isto porque a ideia que tinha (que admito pode ser completamente errada) era de que o controle de "cortar" a corrente quando o estore chegar ao fim de curso, estava no estore em si e por isso não haveria problema em ligar os 3 directamente ao mesmo comando...


Desde já obrigado pelos esclarecimentos que possam dar.
cr2000
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 22 jun 2010, 14:44
Localização: tires

Re: Ligar vários estores a um só comando

Mensagem por cr2000 »

No 2 esquema à retorno as 3 pontas comus depois do rele.no primeiro esquema nao exeiste retornos pois os contacto estão abertos
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”