Ligação equipotencial

Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4669
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Ligação equipotencial

Mensagem por admin »

Gostaria que vocês descem a vossa opinião sobre a ligação equipotencial da casa de banho, se realmente e mesmo necessário e quais as suas vantagens :?:


Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 234
Registado: 03 fev 2007, 23:08
Localização: Num quadro eléctrico perto de si...
Contacto:

Re: Ligação equipotencial

Mensagem por Electro_PT »

admin Escreveu:Gostaria que vocês descem a vossa opinião sobre a ligação equipotencial da casa de banho, se realmente e mesmo necessário e quais as suas vantagens :?:
Como eu não sei que raio é isso podes dar alguma info sobre o assunto? :wink:
Imagem
pmpmr
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 14 fev 2007, 00:27

Mensagem por pmpmr »

somos dois..tb nao percebo o que keres dizer com a linha equipotencial...possivel é para garantir/prevenir eventuais CC devido à humidade que possa existir na casa de banho..
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4669
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Mensagem por admin »

Ligação equipotencial da casa de banho consiste em ligar todo o tipo de equipamentos metálicos á terra desde a banheira, a estrutura da porta de entrada se for metálica, a iluminação, convector, tudo que for metálico terá que ser ligado a terra :wink:
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 234
Registado: 03 fev 2007, 23:08
Localização: Num quadro eléctrico perto de si...
Contacto:

Mensagem por Electro_PT »

admin Escreveu:Ligação equipotencial da casa de banho consiste em ligar todo o tipo de equipamentos metálicos á terra desde a banheira, a estrutura da porta de entrada se for metálica, a iluminação, convector, tudo que for metálico terá que ser ligado a terra :wink:
Se queres a minha opinião acho uma grande estupidez :evil:

Nunca ligaria um equipamento metálico a uma instalação eléctrica ainda que fosse a uma instalação de Terra com receio duma descarga, principalmente banheiras onde como sabes existe água... :cry:

De resto, é claro que não conheço as leis de agora, nem dos estudos feitos no sentido de garantir a proteção das pessoas :cry:
Imagem
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4669
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Mensagem por admin »

Julgo que seja obrigatório por lei fazer esse tipo de ligação, não tenho a certeza talvez o alarmixii saiba.
alarmixii
Curioso
Curioso
Mensagens: 76
Registado: 11 jan 2007, 21:33

Mensagem por alarmixii »

Exactamente amigos
O regulamento OBRIGA a que todas as estruturas metalicas estejam ligadas a terra...........portas,frizos de janelas,banheiras,e ate torneiras se a instalação de guas for por ex a tubo de inox...............como se liga ja é um outro problema..........a pouco tempo numa obra minha tentei ligar as janelas de aluminio e como sabem nao estao preparadas para tal facto, pois nao tem onde ligar a nao ser ke se façam buracos...........o colega dos aluminios kuase ke me matava e retirava a responsabilidade na garantia,no entanto a entidade dertificadora nao te passa a obra se nao tiver ligado...............
muito complicado

pais que impoe regras sem no entanto haver condiçoes..........
tal como por ex exigirem caixas de coluna de classe II de isolamento..............não exite ainda no mercado portugues!!!!!! como fazemos paramos a obra???

abraço
Avatar do Utilizador
DMCB
Curioso
Curioso
Mensagens: 74
Registado: 20 mai 2007, 15:39

Ligações Equipotenciais

Mensagem por DMCB »

Correcto colegas, quanto mais regulamentos mais indefinições (sou suspeito) mas deixo aqui uma teoria interessante para saber quais as V/ opiniões.

Segundo o RSIUEE deveriam ser ligadas ao circuito equipotencial todas as massas metálicas acessíveis de modo a assegurar a protecção contra contactos indirectos, que aliados a um interruptor sensível a correntes diferenciais residuais iriam limitar a tensão de contacto para valores inferiores aos regulamentares(25/50 V). Entendiam-se por massas metálicas acessíveis, elementos condutores que em caso de defeito eléctrico de um equipamento e/ou circuito ficassem em tensão, pelo que deveriam ter o valor de resistência de contacto o mais baixo possível, como por exemplo:

- Calhas metálicas;
- Bancadas;
-Carcaças metálicas de equipamentos;
...

Agora nem "tudo o que luz é ouro", ou seja, ao ligarmos ao circuito da terra de protecção elementos metálicos que nunca apresentariam riscos de ficar em tensão, estaremos a submetê-los a eventuais correntes de defeito e aí sim colocá-los em tensão.

Exemplo prático - Porta metálica para o exterior ligada ao circuito da TP, caso a instalação seja dotada de um PTC (alimentada em MT) um defeito ao nível do mesmo vai-se repercutir em toda a instalação e colocar uma tensão de contacto nessa mesma porta apresentando riscos para a segurança de bens e pessoas que se apresentem no interior/exterior.

(Tudo bem que o valor da circuito deve apresentar sempre valores baixos, mas também quanto mais extenso consecutivamente este valor vai aumentando R=pL/S).

Abraços
Sempre disposto a aprender e partilhar experiências com outros profissionais desta área.
sergioluz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 06 ago 2007, 23:41

Re: Ligação equipotencial

Mensagem por sergioluz »

Caro alarmixii:

Bem sei que fez o seu comentário no final do mês de Maio, mas como só agora aderi ao forum, gostaria de lhe perguntar que tipo de terminal usou na ligação do condutor de terra com o aro de aluminio?

um abraço.
sousa
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 198
Registado: 23 abr 2007, 18:52

Re: Ligações Equipotenciais

Mensagem por sousa »

DMCB Escreveu:Correcto colegas, quanto mais regulamentos mais indefinições (sou suspeito) mas deixo aqui uma teoria interessante para saber quais as V/ opiniões.

Segundo o RSIUEE deveriam ser ligadas ao circuito equipotencial todas as massas metálicas acessíveis de modo a assegurar a protecção contra contactos indirectos, que aliados a um interruptor sensível a correntes diferenciais residuais iriam limitar a tensão de contacto para valores inferiores aos regulamentares(25/50 V). Entendiam-se por massas metálicas acessíveis, elementos condutores que em caso de defeito eléctrico de um equipamento e/ou circuito ficassem em tensão, pelo que deveriam ter o valor de resistência de contacto o mais baixo possível, como por exemplo:

- Calhas metálicas;
- Bancadas;
-Carcaças metálicas de equipamentos;
...

Agora nem "tudo o que luz é ouro", ou seja, ao ligarmos ao circuito da terra de protecção elementos metálicos que nunca apresentariam riscos de ficar em tensão, estaremos a submetê-los a eventuais correntes de defeito e aí sim colocá-los em tensão.

Exemplo prático - Porta metálica para o exterior ligada ao circuito da TP, caso a instalação seja dotada de um PTC (alimentada em MT) um defeito ao nível do mesmo vai-se repercutir em toda a instalação e colocar uma tensão de contacto nessa mesma porta apresentando riscos para a segurança de bens e pessoas que se apresentem no interior/exterior.

(Tudo bem que o valor da circuito deve apresentar sempre valores baixos, mas também quanto mais extenso consecutivamente este valor vai aumentando R=pL/S).

Abraços
na construção civil não sei mas na industria as ligações equipotenciais são obrigatorias.
todos os quadros de baixa e media tensão têm que ter ligações á terra, dependendo do comprimento deles poderão ser varias as portas das subestações tambem e no exterior nem se fala os caminhos de cabos nas unioes de esteira tem chante equipotencial, as linhas de produtos todas as falanges têm ligação entre elas as estruturas de suporte tambem é não acabar de chantes equipotenciais e adiração geral de energia quando vem fazer inspeção periodica nas subestações quer ver tudo e por vezes manda fazer ensaio e medições.
Avatar do Utilizador
DMCB
Curioso
Curioso
Mensagens: 74
Registado: 20 mai 2007, 15:39

Re: Ligação equipotencial

Mensagem por DMCB »

Viva caro colega, não quero correr o risco de ser mal compreendido. Repare que todos os elementos que falou (calhas, portas de subestações ou PT's...) são elementos condutores e que correm o risco de em caso de defeito apresentar uma tensão de contacto. Logo devem ser estabelecidas ligações equipotenciais ao eléctrodo para minimizar os valores dessas tensões, o que não acontece com uma porta metálica inserida numa moradia por exemplo... Foi nesse sentido que eu escrevi:

"Agora nem "tudo o que luz é ouro", ou seja, ao ligarmos ao circuito da terra de protecção elementos metálicos que nunca apresentariam riscos de ficar em tensão, estaremos a submetê-los a eventuais correntes de defeito e aí sim colocá-los em tensão."

Quanto à Direcção Geral de Energia e Geologia (ex DGGE) as acções de Fiscalização não são feitas anualmente mas sim semestralmente pelos Técnicos Responsáveis pela Exploração e enviados os respectivos relatórios a esta entidade, tal como imposto pelo DR 31/83 de 18 de Abril.

São efectuadas acções de Fiscalização pela DGEG por amostragem ou em caso de denuncia do Técnico Responsável.


Cumprimentos
Sempre disposto a aprender e partilhar experiências com outros profissionais desta área.
eletroteam
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 10 nov 2007, 14:14

Re: Ligação equipotencial

Mensagem por eletroteam »

boas
Pelo que me foi dito por um amigo meu eng. na certiel pra ja so temos que colocar uma cx quadrada no wc de onde partem tubos pra todas a ligaçoes exigidas por enquanto isto anda um pouco "a tóa " visto que no caso dos aluminios ainda não tem infra estruturas criadas pra podermos fazer a ligação!
Tamos num pais de "bananas", primeiro legisla-se so depois e que se ve se a condiçoes ou não pra se comprir a legislação!!!
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Ligação equipotencial

Mensagem por Varejo »

eletroteam Escreveu:boas
Pelo que me foi dito por um amigo meu eng. na certiel pra ja so temos que colocar uma cx quadrada no wc de onde partem tubos pra todas a ligaçoes exigidas por enquanto isto anda um pouco "a tóa " visto que no caso dos aluminios ainda não tem infra estruturas criadas pra podermos fazer a ligação!
Tamos num pais de "bananas", primeiro legisla-se so depois e que se ve se a condiçoes ou não pra se comprir a legislação!!!
Boas, se os aluminos das janelas normalmente tao assentes na cantaria (pedras das janelas), pq que tenho de fazer ligação equipotencial, ja que nunca pode entrar em contacto com as partes metálicas da estrutura, e alem disso mesmo a cantaria assenta normalmente em alvenaria, mais umas regras estúpidas e sem fundamento nesses casos!!! :evil:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
bruno_duarte
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 122
Registado: 27 out 2006, 12:31
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Ligação equipotencial

Mensagem por bruno_duarte »

Boas

Como Técnico responsavel por projectos electricos, tal como muitos de vós aqui no fórum, não pude de ler sem deixar aqui a minha opinião.

Em relação às partes metálicas de uma instalação industrial, tipo carcaças de motores esteiras metalicas etc... acho que todos estamos de acordo que a sua ligação equipotêncial e posterior à terra de portecção deve, e bem, ser feita de modo a proteger as pessoas contra contactos inidrectos provocados por defeitos de isolamento, frequentes em instalações deste tipo.

No que toca a moradias, e concretamente à situação dos WC's acho, na minha opinião, que a ligação das partes metalicas, tais como janelas, torneiras (no caso da canalização ser metalica) e outras identicas é chamar os problemas onde eles não existem. Ou seja que eu saiba nunca ouvi falar de pessoas que tenham morrido numa casa de banho agarrados a uma torneira, ao estarmos a liga-la à terra essa situação, se calhar pode tornar-se mais prová vel, digo eu!! . Ao estarmos a ligar estes componentes à terra, no caso de descarga ou defeito de isolamento, que garantia temos nos de segurança das pessoas. Posso estar a dizer um grande erro mas se tiver faço o favor que me corrigam.

Há no entanto uma maneira de lidar-mos com esta regra, que é a utilização de materiais com isolamento electrico (exemplo: janelas em PVC, tubos de agua tipo PEX etc..), nestes casos não necessitamos de fazer as ligações equipotencias.

Fica aqui a minha opinião.

Um abraço
skelt
Curioso
Curioso
Mensagens: 65
Registado: 21 jan 2008, 23:29
Localização: Lisboa
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Ligação equipotencial

Mensagem por skelt »

bruno_duarte Escreveu:Boas

Como Técnico responsavel por projectos electricos, tal como muitos de vós aqui no fórum, não pude de ler sem deixar aqui a minha opinião.

Em relação às partes metálicas de uma instalação industrial, tipo carcaças de motores esteiras metalicas etc... acho que todos estamos de acordo que a sua ligação equipotêncial e posterior à terra de portecção deve, e bem, ser feita de modo a proteger as pessoas contra contactos inidrectos provocados por defeitos de isolamento, frequentes em instalações deste tipo.

No que toca a moradias, e concretamente à situação dos WC's acho, na minha opinião, que a ligação das partes metalicas, tais como janelas, torneiras (no caso da canalização ser metalica) e outras identicas é chamar os problemas onde eles não existem. Ou seja que eu saiba nunca ouvi falar de pessoas que tenham morrido numa casa de banho agarrados a uma torneira, ao estarmos a liga-la à terra essa situação, se calhar pode tornar-se mais prová vel, digo eu!! . Ao estarmos a ligar estes componentes à terra, no caso de descarga ou defeito de isolamento, que garantia temos nos de segurança das pessoas. Posso estar a dizer um grande erro mas se tiver faço o favor que me corrigam.

Há no entanto uma maneira de lidar-mos com esta regra, que é a utilização de materiais com isolamento electrico (exemplo: janelas em PVC, tubos de agua tipo PEX etc..), nestes casos não necessitamos de fazer as ligações equipotencias.

Fica aqui a minha opinião.

Um abraço
ser for pex nao é nessessario???
uns dizem ke sim outros dizem ke nao???
alguem pode me pode esclarecer por favor???

cumprimentos
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”