Comutador de Escada - LED pisca

Responder
7xtr3m
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 05 fev 2012, 16:06

Comutador de Escada - LED pisca

Mensagem por 7xtr3m »

Olá,

Antes de mais obrigado desde já pela ajuda. O meu problema é o seguinte:

Montei uma lâmpada LED num local onde tenho 2 comutadores de escada.
Quando o led está ligado tudo ok, mas ao desligar o led pisca durante alguns segundos até se apagar (http://www.youtube.com/watch?v=ju-eXoh8d8k).
Esta situação só acontece quando o led se encontra ligado mais do que 5/10 minutos.

Efectuei uma medição e mesmo com o interruptor desligado existe corrente de cerca de 20v.
Ao ligar o interruptor por pouco tempo rápidamente a corrente cai para os 20v.
Ao ligar o interruptor mais do que os 5/10 minutos o tempo que demora a corrente a voltar aos 20v é bastante superior e penso que seja a causa do LED continuar a ser alimentado (mas sem energia suficiente), o que o faz piscar.

Podemos ver esta medição aqui: http://www.youtube.com/watch?v=Thn-GiOXHGM

As minhas dúvidas são as seguintes:
A corrente não deveria ser 0v com os interruptores desligados?
Existe forma de resolver esta situação de forma a poder colocar o LED?

Obrigado a todos.


7xtr3m
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 05 fev 2012, 16:06

Re: Comutador de Escada - LED pisca

Mensagem por 7xtr3m »

Verifiquei que existem já alguns posts parecidos com este, no entanto tenho 2 diferenças:
- os meus LEDs apagam-se totalmente após poucos segundos;
- numa utilização com interruptores sem comutador não verifico nenhum problema e o LED desliga-se imediatamente
Avatar do Utilizador
Aker Nato
Curioso
Curioso
Mensagens: 58
Registado: 09 mar 2011, 01:40
Localização: Guimarães

Re: Comutador de Escada - LED pisca

Mensagem por Aker Nato »

Essa lâmpada é MR16 (12V) ou GU10 (230V)?

Isso acontece porque essas lâmpadas 3x(1)W se forem as GU10 têm um driver no interior com condensadores e acendem a partir de +/-85V

Que marca e modelo são os comutadores?
7xtr3m
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 05 fev 2012, 16:06

Re: Comutador de Escada - LED pisca

Mensagem por 7xtr3m »

As lâmpadas são MR16 GU5.3, coloquei um transformador 220V - 12V. ( Para as medições que efectuei retirei o transformador e lampada e estou a medir directamente)
Os interruptores são Legrand (o modelo não consigo responder vou ter que verificar).

Pelo que diz faz todo o sentido piscarem, com os interruptores desligados fiz medições acima dos 85V.

Será algum defeito na instalação ou falta de qualidade dos interruptores?
Avatar do Utilizador
Aker Nato
Curioso
Curioso
Mensagens: 58
Registado: 09 mar 2011, 01:40
Localização: Guimarães

Re: Comutador de Escada - LED pisca

Mensagem por Aker Nato »

7xtr3m Escreveu:As lâmpadas são MR16 GU5.3, coloquei um transformador 220V - 12V. ( Para as medições que efectuei retirei o transformador e lampada e estou a medir directamente)
Os interruptores são Legrand (o modelo não consigo responder vou ter que verificar).

Pelo que diz faz todo o sentido piscarem, com os interruptores desligados fiz medições acima dos 85V.

Será algum defeito na instalação ou falta de qualidade dos interruptores?
Como disse anteriormente referia-me às GU10 230V, logo não se aplica isso de acender a partir dos 85V...
Sendo as GU5,3 12V não tenho a certeza se tem driver mas é o mais certo e pode acontecer algo do género.

Quando faço alterações desse tipo de lâmpadas converto para 230V direto, na minha opinião se é para economizar que seja pela raiz e não deixar os transformadores, que muitas das vezes nem eletrónicos são, a consumir desnecessariamente que até ultrapassa o conssumo da lâmpada.

Em relação ao interruptor, a marca é boa, embora eu não seja muito adepto da mesma. Prefiro EFAPEL que é BBB (bom, barato e bonito) e até que não tenho desses problemas. Isto é, em casa da minha mãe até tenho algo parecido, meti duas GU10 60smd LED branco que em 50 aproveitei 15... Dão boa luz e tem uma boa cor mas muitas vieram com a resistência des-soldada e ficam em "stand-by" não apagam completamente. A minha mãe até gosta, diz que é luz de presença. lol
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”