Ligação de 3 resistências

Responder
magic_maker
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 16 out 2008, 15:15
Agradecimento recebido: 2 vezes

Ligação de 3 resistências

Mensagem por magic_maker »

Boas pessoal, precisava de uma ajuda.

Como ligar 3 resistências de uma fritadeira industrial de 3 fases ?

A fritadeira tem 2 cubas, apenas uma cuba está a funcionar mas em monofásico, queria ligar a outra que tem estado aqui parada, às 3 fases que é o funcionamento normal da fritadeira.

A questão é como ligar as 3 resistências sem o neutro.


Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 230
Registado: 25 out 2009, 17:03
Localização: Barcelos
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 18 vezes

Re: Ligação de 3 resistências

Mensagem por Narciso Ferreira »

Boas

Tem que as ligar em estrela! cada resistência tem dois pontos de ligação certo? então alimenta cada uma das 3 resistências com cada uma das fases num dos polos de cada uma das resistências e une o outro polo das 3 resistências umas as outras.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1887
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Ligação de 3 resistências

Mensagem por ohmico »

Narciso Ferreira Escreveu:Boas

Tem que as ligar em estrela! cada resistência tem dois pontos de ligação certo? então alimenta cada uma das 3 resistências com cada uma das fases num dos polos de cada uma das resistências e une o outro polo das 3 resistências umas as outras.
Boas,

atenção que se for ligar deste modo deve ligar o neutro no ponto comum, uma vez que se uma das resistências queimar as outras podem ir logo atrás.

ohmico
magic_maker
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 16 out 2008, 15:15
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Ligação de 3 resistências

Mensagem por magic_maker »

ohmico Escreveu:
Narciso Ferreira Escreveu:Boas

Tem que as ligar em estrela! cada resistência tem dois pontos de ligação certo? então alimenta cada uma das 3 resistências com cada uma das fases num dos polos de cada uma das resistências e une o outro polo das 3 resistências umas as outras.
Boas,

atenção que se for ligar deste modo deve ligar o neutro no ponto comum, uma vez que se uma das resistências queimar as outras podem ir logo atrás.

ohmico

A minha ideia era liga-las assim, mas a ligação estrela costuma ter neutro, mas a fritadeira só tinha mesmo as 3 fases e a terra que está ligada ao chassi.
É mesmo necessário ligar o neutro ?
Se uma resistência queimar, as outras não deixam apenas de funcionar ?
Digo isto pk me lembro do meu pai mandar reparar a fritadeira quando ainda funcionava com as 3 fases, e normalmente era só uma resistência que queimava.
O problema é que aquilo não tinha cabos e não sei como estava ligado.
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 230
Registado: 25 out 2009, 17:03
Localização: Barcelos
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 18 vezes

Re: Ligação de 3 resistências

Mensagem por Narciso Ferreira »

A maioria dos equipamentos trifásicos com resistências que eu conheço como fritadeiras ou termocomuladores não costumam ter neutro e não é necessário se as resistências tiverem a mesma potência mas o caso muda de figura quando se começam a trocar resistências e se por acaso se meter uma de valor diferente e na ausência do neutro para fazer o equilibrio das fases vai fazer com que a resistência de valor mais baixo leve com mais tensão e vai aquecer mais que o normal dai que venha a queimar mais facil.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 690
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 48 vezes

Re: Ligação de 3 resistências

Mensagem por Josecalado »

Tal como o amigo Ohmico aconselha no ponto comum deve ser ligado o Neutro, porque em caso de avaria de uma resistência, as duas que ficam em funcionamento ficam sujeitas a uma tensão superior, à sua tensão nominal.

Cumps.
magic_maker
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 16 out 2008, 15:15
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Ligação de 3 resistências

Mensagem por magic_maker »

Sei que a fritadeira funcionava sem o neutro, só não sei como estava ligada, e queria ligar como estava, é que de outra forma teria de passar uma linha de neutro até à caixa de ligação, o que ia ser difícil.

Vou ter de testar.
Avatar do Utilizador
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 245
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Localização: Amora - Seixal
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Ligação de 3 resistências

Mensagem por ezer »

magic_maker Escreveu:Sei que a fritadeira funcionava sem o neutro, só não sei como estava ligada, e queria ligar como estava, é que de outra forma teria de passar uma linha de neutro até à caixa de ligação, o que ia ser difícil.

Vou ter de testar.
esrá aqui o esquema de como deve ligar as resistências em estrela.
Anexos
Ligação de resistências em estrela.docx
(24.37 KiB) Transferido 314 vezes
magic_maker
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 16 out 2008, 15:15
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Ligação de 3 resistências

Mensagem por magic_maker »

obrigado pelo esquema ezer, vou testar assim pois penso que seja dessa forma que as resistências estavam ligadas, até porque ainda lá está um cabo shuntado com 3 terminais que deverá ser o ponto comum das 3 resistências.

Vi no esquema que meteste um termostato, a fritadeira tem sim 2 termostatos, um de segurança como está no esquema, e outro que regula a temperatura que queremos meter.

Depois digo como correu.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1887
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Ligação de 3 resistências

Mensagem por ohmico »

Boas,

não se percebe como se perde tanto tempo a discurir o sexo dos anjos.

Já foi dito que só tem duas maneiras de ligar, ou com neutro ou sem neutro.

Também já foi explicado que com neutro é o modo seguro, porque garante permanentemente 230V em todas as resistências, mesmo em caso de avaria, inclusivé se esta for à massa, o que pode momentaneamente desviar bastante o ponto médio de 0V, que na prática pode provocar a avaria de mais resistências.

Como tal era só escolher.

ohmico
KWh
Curioso
Curioso
Mensagens: 65
Registado: 20 fev 2010, 23:46
Localização: braga

Re: Ligação de 3 resistências

Mensagem por KWh »

Boas caros colegas
Já agora gostava de colocar uma duvida: a fritadeira consome mais energia, com ou sem neutro?
Cumprimentos
KWh
magic_maker
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 16 out 2008, 15:15
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Ligação de 3 resistências

Mensagem por magic_maker »

Fiz a ligação sem neutro por não ter neutro e ser difícil de o meter naquele circuito, ficou tudo OK, obrigado a todos pelo esclarecimento.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”