cursos de centrais automaticas de detecção de incendio

Responder
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

cursos de centrais automaticas de detecção de incendio

Mensagem por jaimereis »

bom dia

gostaria de saber se alguem conheçe alguns centros de formação nesta area?

- legislação
- Instalação/programação
- tipo de sensores e caracteristicas
- etc


Jaime Reis
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1027
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: cursos de centrais automaticas de detecção de incendio

Mensagem por parreirajoao »

Jaime

Tenho sérias duvidas que hajam centros de formação nesta área, mas posso estar enganado.

O que pode haver e aí sim, são empresas que comercializam esses equipamentos, como a:

Gunebo

Cerberus

Bosch

E que vos podem dar alguma informação nessa área.


Além do mais o que há, é o curso de formação em SCIE e aí sim, é dada a formação nos tópicos indicados, além de outros.

Se necessitar de informação técnica sobre os tópicos indicados, eu envio-lhe.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: cursos de centrais automaticas de detecção de incendio

Mensagem por jaimereis »

boas

eu tambem tenho a ideia de que a instalação de CDI´s é mesmo o passa palavra e vê como se faz, faz assim porque é assim e ninguem sabe se é assim porque é assim, ou se alguem se lembrou de fazer assim(inventou)

eu praticamente só faço manutenção em edificios, seja na area comercial ou industrial, de AVAC ou electricidade, obras é muito raro, como tenho conhecimentos tecnicos necessários, penso eu, e como sou o reponsavel tecnico perante a administração, vejo por vezes colegas a montar sistemas e a fazer alterações, que fico com duvidas e quando pergunto vejo que a resposta é mais uma duvida " é assim", e quando a administração me pergunta algo, eu digo , "é assim"

por isso gostava de tirar uma formação na area para não responder "assim"


sim , agradeço a informação tecnica que possa disponibilizar, e se souber onde posso tirar a formação em SCIE tambem era bom
Jaime Reis
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1027
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: cursos de centrais automaticas de detecção de incendio

Mensagem por parreirajoao »

Ok. Aqui vai alguma documentação.

Dado que faz manutenção, convém ter algum conhecimento em centrais de CDI e para isso, terá de ter sempre em sua posse o manual de operação da mesma. Caso contrário anda perdido.

Não se esqueça e dado que é técnico de operação e manutenção, de solicitar SEMPRE, que lhe forneçam os manuias de operação e manutenção de TODOS OS EQUIPAMENTOS.

Estes manuais de O&M deverão de estar em lugar acessivel aos técnicos.

Algumas notas importantes na detecção de incêndios:

1 - Utilizar cabos resistentes ao fogo do tipo JE-H(ST)H Bd FE180/E90 2x2x0,8 mm2, para interligação entre dispositivos.

2 - Utilizar cabos resistentes ao fogo do tipo JE-H(ST)H Bd FE180/E90 4x2x0,8 mm2, para interligação entre paineis repetidores.

3 - Interligar cabos resistentes ao fogo do tipo NHXH FE180/E90 5x1,5 mm2 entre a CDI e os Quadros de Desenfumagem (em caso de incêndio arranca o sistema de desenfumagem)

4 - Interligar cabos resistentes ao fogo do tipo NHXH FE180/E90 5x1,5 mm2 entre a CDI e os Quadros de AVAC (em caso de incêndio pára o sistema de AVAC)

5 - Interligar cabos resistentes ao fogo do tipo NHXH FE180/E90 5x1,5 mm2 entre a CDI e os Q. Elevadores (em caso de incêndio os elevadores vão para o piso de saída e aí permanecem até se efctuar um reset à instalação)

6 - Instalar detectores por cada 60 m2 de área.

7 - Instalar um botão de alarme de incêndio junto a cada porta de saída.


Também em grandes superficies (como por exemplo Decathlons ou IKEAs), é normal usar-se detectores lienar de fumos (com emissor/receptor)

Falamos.

Joao








jaimereis Escreveu:boas

eu tambem tenho a ideia de que a instalação de CDI´s é mesmo o passa palavra e vê como se faz, faz assim porque é assim e ninguem sabe se é assim porque é assim, ou se alguem se lembrou de fazer assim(inventou)

eu praticamente só faço manutenção em edificios, seja na area comercial ou industrial, de AVAC ou electricidade, obras é muito raro, como tenho conhecimentos tecnicos necessários, penso eu, e como sou o reponsavel tecnico perante a administração, vejo por vezes colegas a montar sistemas e a fazer alterações, que fico com duvidas e quando pergunto vejo que a resposta é mais uma duvida " é assim", e quando a administração me pergunta algo, eu digo , "é assim"

por isso gostava de tirar uma formação na area para não responder "assim"


sim , agradeço a informação tecnica que possa disponibilizar, e se souber onde posso tirar a formação em SCIE tambem era bom
Anexos
Grandes Superfícies Comerciais (ANPC).pdf
(2.16 MiB) Transferido 121 vezes
12_SCIE SISTEMAS AUTOMÁTICOS DE DETECÇÃO DE INCÊNDIO.pdf
(642.6 KiB) Transferido 145 vezes
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1027
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: cursos de centrais automaticas de detecção de incendio

Mensagem por parreirajoao »

jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: cursos de centrais automaticas de detecção de incendio

Mensagem por jaimereis »

amigo João

obrigado pelos documentos, e pela informação dos cabos onde tinha alguma duvida, e , é aqui, que realmente reside o grande problema

não é o meu objectivo fazer manutenção ao equipamentos de segurança, os meus conhecimentos não são assim tão vastos, esse trabalho é geralmente entregue a empresas do ramo, a mim compete fazer apenas o acompanhamento e alguma supervisão, mas, para perceber certos aspectos precisava de mais bases, daí gostar de fazer algum curso na area

quase todos os edificios onde se temos manutenção tem cerca de 7 ou mais( nos novos os donos de obra deixam cair de maduro durante os cinco anos de garantia, e depois logo se vê, se existir dinheiro), e o tal cabo todo xpto é mentira, é mesmo do belo TVHV dois pares, e quando se faz alterações devia de se aplicar já conforme a nova regulamentação, mas o que observo é que é o TVHV que se continua a aplicar, e quando se pergunta se não devia de ser do outro, eles respondem "é assim , e tal"

agora com os elementos que me forneceu já não me respondem " é assim"
Jaime Reis
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1027
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: cursos de centrais automaticas de detecção de incendio

Mensagem por parreirajoao »

Muito bem, agora com estes conhecimentos, começa a elaborar "Não Conformidades" e no final elabora uma "Lista de Não Conformidades", com um resumo delas todas.

É assim que eu faço quando estou em obra e é para isso que os clientes nos pagam, para vermos se está tudo bem ou não.

Alguma coisa, falamos.

Ah, os cabos resistentes ao fogo são da Datwiler e quem os comercializa é a Policabos.

jaimereis Escreveu:amigo João

obrigado pelos documentos, e pela informação dos cabos onde tinha alguma duvida, e , é aqui, que realmente reside o grande problema

não é o meu objectivo fazer manutenção ao equipamentos de segurança, os meus conhecimentos não são assim tão vastos, esse trabalho é geralmente entregue a empresas do ramo, a mim compete fazer apenas o acompanhamento e alguma supervisão, mas, para perceber certos aspectos precisava de mais bases, daí gostar de fazer algum curso na area

quase todos os edificios onde se temos manutenção tem cerca de 7 ou mais( nos novos os donos de obra deixam cair de maduro durante os cinco anos de garantia, e depois logo se vê, se existir dinheiro), e o tal cabo todo xpto é mentira, é mesmo do belo TVHV dois pares, e quando se faz alterações devia de se aplicar já conforme a nova regulamentação, mas o que observo é que é o TVHV que se continua a aplicar, e quando se pergunta se não devia de ser do outro, eles respondem "é assim , e tal"

agora com os elementos que me forneceu já não me respondem " é assim"
Avatar do Utilizador
Luisgomes
Curioso
Curioso
Mensagens: 89
Registado: 23 jun 2010, 19:08
Localização: Vilares

Re: cursos de centrais automaticas de detecção de incendio

Mensagem por Luisgomes »

desculpa contrariar-te um pouco mas essa questão do cabo nem todas as empresas trabalham assim, se por curiosidade quizeres ver umas fotos(as fotos estão no forum) de um trabalho que eu estive a fazer vais poder verificar que utilizei cabo de Incendio daque que tu dizes ser Xpto, (sem querer fazer pubvlicidade Cabo notifier 2x 2.5) e vais ver que nem toda a jente trabalha assim vais poder ver que a instalação está toda protejida com tubo de aço galvanizado(isto devido ao ser uma instalação na industria). Por veses não temos que nos limitar a arranjar aguem que faça o trabalho, temos que procurar alguem que o caça mas com qualidade já que se existir algum problema que fez as instalações pode ser chamado a responsabilidade.

Em relação a formação como já foi dito os manuais são essenciais, por veses certas marcas dão essa formação mas se por acaso aparecer uma outra central de outra marca ou de outro modelo já se fica enrascado. Mts veses e na maioria dos casos é a mexer que se aprende
jaimereis Escreveu:amigo João

obrigado pelos documentos, e pela informação dos cabos onde tinha alguma duvida, e , é aqui, que realmente reside o grande problema

não é o meu objectivo fazer manutenção ao equipamentos de segurança, os meus conhecimentos não são assim tão vastos, esse trabalho é geralmente entregue a empresas do ramo, a mim compete fazer apenas o acompanhamento e alguma supervisão, mas, para perceber certos aspectos precisava de mais bases, daí gostar de fazer algum curso na area

quase todos os edificios onde se temos manutenção tem cerca de 7 ou mais( nos novos os donos de obra deixam cair de maduro durante os cinco anos de garantia, e depois logo se vê, se existir dinheiro), e o tal cabo todo xpto é mentira, é mesmo do belo TVHV dois pares, e quando se faz alterações devia de se aplicar já conforme a nova regulamentação, mas o que observo é que é o TVHV que se continua a aplicar, e quando se pergunta se não devia de ser do outro, eles respondem "é assim , e tal"

agora com os elementos que me forneceu já não me respondem " é assim"
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: cursos de centrais automaticas de detecção de incendio

Mensagem por jaimereis »

caro Luis

eu já vi as fotos e pelo que vi está um trabalho extraordinario, mas eu não falo dos edificios novos, ou instalações novas, mas sim de edificios até relativamente recentes, este onde sou tecnico residente, é de 2004, a instalação está feita em TVHV

em 1995 já se falava em cabos resistentes ao fogo, e praticamente 10 anos depois pouco se usava

e esta instalação foi feita pela Nº1 do mercado( não digo nomes para não ofender ninguem), atenção, que todo o equipamento se encontra operacional, com zero avarias, a minha questão é , porque é que cada vez que fazem alterações não usam o cabo regulamentar
Jaime Reis
Avatar do Utilizador
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 278
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Localização: Póvoa de Varzim
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: cursos de centrais automaticas de detecção de incendio

Mensagem por Kykoo »

Viva,

Efectivamente e para satisfazer a conformidade legal no que a RSCIEE obriga, a empresa onde trabalha deverá proceder ao pedido de registo na ANPC (necessita de um técnico responsável).

http://www.prociv.pt/SegurancaContraInc ... ficio.aspx

http://www.apsei.org.pt/

Na APSEI encontra informação sobre acções de formação.

Este sector está a mudar e começa-se a exigir mais responsabilidades, por isso todo o conhecimento de quem executa serviços é fundamental.
Sei que, assim como eu, por falta de experiência inicial faz-se vendo o outro fazer, mas convém sempre acreditar os nossos conhecimentos. E para isso a busca constante de informação e acções de formações regulares vêm traduzir numa melhor capacidade técnica. Ganha o técnico e o cliente.

Se puder ajudar em algo, disponha.

Cumpts
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
isapedrosa
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 21 jan 2011, 14:09

Re: cursos de centrais automaticas de detecção de incendio

Mensagem por isapedrosa »

Divulgação

A Elevar - Associação de Apoio Técnico, irá desenvolver ações de formação no âmbito dos sistemas de deteção de incêndio e gases

Data da 1ª ação: 18 fevereiro (pós-laboral)
Nº de horas: 19

Valor: 170,00 euros

Para mais informações 244 800 000 ou [email protected]
http://www.elevar.pt


4ªac - Sistemas de deteção de incêndio e gases - 14 de abril de 2012
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”