Coluna Montante

Responder
Idealuz
Curioso
Curioso
Mensagens: 54
Registado: 23 ago 2008, 19:39
Localização: Cacém
Enviou: 1 vez

Coluna Montante

Mensagem por Idealuz »

Boa noite a todos

Caros colegas, passa-se o seguinte e queria a vossa colaboração, caso me esteja a escapar algo.

Tenho em mãos o orçamento de uma coluna montante de um prédio com cerca de 40 anos constituído por 10 fracções de apartamentos mais serviços comuns, ora de acordo com os meus cálculos e projectando a PMA para cada fracção de 6,9kva em monofásico, teria 6,9x10=69Kva, com um factor de simultaniedade de 0,56 de acordo com o 803A das RTIEBT o que daria 69x0,56=38,64Kva + por exemplo 3,45Kva para os serviços comuns o que daria uma PMA para a coluna de 42,09, muito aquém dos 50Kva.

A questão coloca-se quando eu hoje me desloquei à EDP M. Pombal, para que me informassem qual é a PMA do ramal, para dar continuidade aos meus cálculos.

Segundo a funcionária da EDP a Potência Total Instalada no prédio é de +-36Kva e que se eu quiser remodelar a coluna tenho obrigatoriamente que fazer um projecto, pois a PMA de todas as fracções seria superior a 50Kva, contemplando cada fracção a 6,90 e os S. Comuns a 1,15.

Debati-me um pouco com a funcionária, mas a mesma garantiu-me que os meus cálculos estão errados, agradecia a vossa colaboração.

Com os melhores cumprimentos


António Cavalheiro
Avatar do Utilizador
LUIS DANIEL DIAS
Curioso
Curioso
Mensagens: 49
Registado: 16 abr 2009, 19:54
Localização: Lageosa do Dão
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Coluna Montante

Mensagem por LUIS DANIEL DIAS »

Boas

Se considerar 10 Frações (apartamentos), com potências a prever de 6,9 KVA:
St= 10x6,9=69 KVA
Sd= 69x0,56=38,64 KVA
Ib= 38640/692=55,8 A

Estes são os cálculos, prevendo que os Serviços Comuns são alimentados directamente do Quadro de Colunas
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1027
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Coluna Montante

Mensagem por parreirajoao »

Os cálculos do Luis estão correctos. Numa coluna terás 38,64 kVa e para os S.C., terás 3,45 kVA, ou seja, uma potência total de 42,09 kVA (esta é a potência necessária para alimentar o ramal)

Terás um quadro de colunas, com duas saídas:

a) Uma para os apartamentos

b) Uma para os S.C.


Relativamente a ser necessário elaborar um projecto eléctrico, eu tenho uma opinião bastante diferente da tal senhora funcionária.

Só terías de fazer um projecto eléctrico se a potência a alimentar pela rede fosse superior a 50 kVA, o que não é o caso.

Um abraço

Joao
Idealuz Escreveu:Boa noite a todos

Caros colegas, passa-se o seguinte e queria a vossa colaboração, caso me esteja a escapar algo.

Tenho em mãos o orçamento de uma coluna montante de um prédio com cerca de 40 anos constituído por 10 fracções de apartamentos mais serviços comuns, ora de acordo com os meus cálculos e projectando a PMA para cada fracção de 6,9kva em monofásico, teria 6,9x10=69Kva, com um factor de simultaniedade de 0,56 de acordo com o 803A das RTIEBT o que daria 69x0,56=38,64Kva + por exemplo 3,45Kva para os serviços comuns o que daria uma PMA para a coluna de 42,09, muito aquém dos 50Kva.

A questão coloca-se quando eu hoje me desloquei à EDP M. Pombal, para que me informassem qual é a PMA do ramal, para dar continuidade aos meus cálculos.

Segundo a funcionária da EDP a Potência Total Instalada no prédio é de +-36Kva e que se eu quiser remodelar a coluna tenho obrigatoriamente que fazer um projecto, pois a PMA de todas as fracções seria superior a 50Kva, contemplando cada fracção a 6,90 e os S. Comuns a 1,15.

Debati-me um pouco com a funcionária, mas a mesma garantiu-me que os meus cálculos estão errados, agradecia a vossa colaboração.

Com os melhores cumprimentos
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: Coluna Montante

Mensagem por projclvm »

A ficha técnica n.º 20 da CERTIEL, aborda o assunto. Sugiro uma leitura para complemento do que já foi dito
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: Coluna Montante

Mensagem por projclvm »

Também pode ser consultado o Anexo I, do Decreto-Lei n.º 101/2007, de 2 de Abril
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”