Pedido de ajuda, esquema básico

rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Pedido de ajuda, esquema básico

Mensagem por rainbow »

virc Escreveu:
rainbow Escreveu:Boa noite.

Certo.
Obrigado! :)

Já agora...se eu puser o interruptor C, as contas dão-me 2w
Se eu puser o interruptor D, as contas dão-me um valor superior a 2w...logo a lâmpada funde!
Boa noite.

Já tinha respondido a essa questão.


virc
Curioso
Curioso
Mensagens: 53
Registado: 28 set 2008, 02:17
Localização: Lisboa
Enviou: 1 vez

Re: Pedido de ajuda, esquema básico

Mensagem por virc »

pedro_mendes Escreveu:Boas,

Só uma queitão, não esquecer que calcular resisteências em paralelo o seu valor cai para metade e não se some, isto só acontece em série.

Ai já se vai poder ter mais interruptores.

Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro, existe sempre um limite... :)
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Pedido de ajuda, esquema básico

Mensagem por CF,Lda »

Boas.
Colega Pedro Mendes, esta afirmação só é correcta se as resistencias em causa forem de igual valor;
Se forem diferentes o valor obtido é diferente de metade.

EX:
Duas resistências de 100 Ohm em paralelo corresponde a uma de 50 Ohm
Uma de 100 e outra de 50 em paralelo já não funciona da mesma maneira.
Cps
A. Castro

pedro_mendes Escreveu:Boas,

Só uma queitão, não esquecer que calcular resisteências em paralelo o seu valor cai para metade e não se some, isto só acontece em série.

Ai já se vai poder ter mais interruptores.

Cumprimentos, Pedro Mendes
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Pedido de ajuda, esquema básico

Mensagem por CF,Lda »

Boas.
Só não erra quem nada faz...e mesmo esse erra por nada fazer!
Assim, peço as minhas desculpas aos colegas deste forum.
Assim sendo
A resposta correcta ao item a)
A lampada mantem-se apagada porque a tensão nos seus terminais é de 5Volt, inferior aos 7,5V como minimo.
A partir daqui é que está instalada a confusão!
Vejamos:
Resistencia equivalente deste circuito é 150 Ohm
Intensidade deste circuito é de 0,1A
Tensão deste circuito é de 15V

Valores calculados para a lampada:
Resistencia da lampada é 50 Ohm
Intensidade da lampada é de 0,1A
Tensão da lampada é de 5V

Valores calculados para a R1:
Resistencia de R1 é 100 Ohm
Intensidade de R1 é 0,1A
Tensão de R1 é de 10V


CARACTERISTICAS DA LAMPADA
Potência é 2W
Tensão de Serviço É 20V
Resistencia é 50 Ohm
Intensidade é 0,4A



Todas as resistencias adicionadas em paralelo com R1 vão ter sempre a mesma tensão e como são do mesmo valor vão ter a mesma potencia, logo têm o mesmo consumo, ou seja 0,1A.
Se formos adidionando resistencias através dos interruptores verificamos que a lampada não vai sofrer alterações de tenção nos seus terminais mas vai sofrer alterações na intensidade que a atravessa. Quando se liga o interruptor 3 a intensidade que a atravessa será de 0,4A pelo que deduzo que esta irá fundir a partir do momento que se ligue o interruptor nº 4 .

Cps
A. Castro



CF,Lda Escreveu:Boas.
Respondendo ao item a)

Se os interruptores estiverem todos abertos a lampada estará sempre acesa, porque tem uma tensão de 10 volt nos seus terminais.

Cps
A. Castro

virc Escreveu:Boas tardes colegas,

Pediram-me ajuda na resolução do ponto B deste esquema, acontece que parece que apanhei uma branca e depois de várias tentativas...ainda não consegui chegar à solução.

Alguém me pode ajudar?!

Cumprimentos

http://img217.imageshack.us/img217/3827/circuitou.jpg
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Pedido de ajuda, esquema básico

Mensagem por ohmico »

Boas,

só não percebo como chegou aqui:


CARACTERISTICAS DA LAMPADA
Potência é 2W
Tensão de Serviço É 20V
Resistencia é 50 Ohm
Intensidade é 0,4A


Uma vez que:

0,4A x 20V = 8W e quadrado de 0,4A x 50ohm = 8W

ohmico
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Pedido de ajuda, esquema básico

Mensagem por CF,Lda »

Boas.
Colega ohmico, fiz da seguinte forma, após leitura do problema:

Tensão nominal da lampada é 20 Volt
Resistência da lampada é 50 Ohm

Estes elementos são dados do problema

Logo: U =RxI » 20= 50xI » I= 20/50 » I= 0,4A

Por acaso não confirmei os valores pela formula da potência.
Provavelmente alguns dados deste problema estarão errados
e demonstro já a seguir:

P=UxI » I= P/U

U= RxI » I= U/R

Sendo os valores de I os mesmos é licito dizer que

P/U = U/R

SUBSTITUINDO VALORES

2/U = U/50

SE U FOR IGUAL A 20V ESTA IGUALDADE NÃO SE VERIFICA (PARA TAL, U TERIA QUE SER IGUAL A 10v - O QUE NÃO ME PARECE SER O MAIS CORRECTO).

CONTUDO

8/U = U/50

SE P= 8W E U = 20V A IGUALDADE ESTÁ CORRECTA

Cps
A. Castro



ohmico Escreveu:Boas,

só não percebo como chegou aqui:


CARACTERISTICAS DA LAMPADA
Potência é 2W
Tensão de Serviço É 20V
Resistencia é 50 Ohm
Intensidade é 0,4A


Uma vez que:

0,4A x 20V = 8W e quadrado de 0,4A x 50ohm = 8W

ohmico
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Pedido de ajuda, esquema básico

Mensagem por ohmico »

Boas,

pois é... o sinalizador em questão não existe, portanto tudo o resto não é válido.

ohmico
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Pedido de ajuda, esquema básico

Mensagem por nelmindo »

ohmico Escreveu:Boas,

pois é... o sinalizador em questão não existe, portanto tudo o resto não é válido.

ohmico
Exactamente. O meu primeiro post já dava pistas de alguma anomalia neste exercicio. Existem alguns dados entregues não compativeis. Apartir do momento que se diz que a lâmpada funciona a 20V. Se funciona a 20V, e a tensão máxima do gerador é 15V, logo nunca mais vai queimar e nem se quer estamos a falar de potências em jogo nem de resistências internas da lâmpada!
virc
Curioso
Curioso
Mensagens: 53
Registado: 28 set 2008, 02:17
Localização: Lisboa
Enviou: 1 vez

Re: Pedido de ajuda, esquema básico

Mensagem por virc »

nelmindo Escreveu:
ohmico Escreveu:Boas,

pois é... o sinalizador em questão não existe, portanto tudo o resto não é válido.

ohmico
Exactamente. O meu primeiro post já dava pistas de alguma anomalia neste exercicio. Existem alguns dados entregues não compativeis. Apartir do momento que se diz que a lâmpada funciona a 20V. Se funciona a 20V, e a tensão máxima do gerador é 15V, logo nunca mais vai queimar e nem se quer estamos a falar de potências em jogo nem de resistências internas da lâmpada!
Exactamente, mas o exercício também é uma ratoeira... depois querem que os alunos tirem boas notas se os exercícios levam as pessoas a errar.

Eu próprio tive algumas dificuldades a tentar resolver. Só mesmo pela intensidade que percorre a lâmpada é que a mesma funde, não pela tensão nos seus terminais. Em todo o caso se pensarmos bem, as lâmpadas fundem por excederem a corrente no seu filamento :)

Estou certo?

Abraços
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Pedido de ajuda, esquema básico

Mensagem por nelmindo »

virc Escreveu:
nelmindo Escreveu:
ohmico Escreveu:Boas,

pois é... o sinalizador em questão não existe, portanto tudo o resto não é válido.

ohmico
Exactamente. O meu primeiro post já dava pistas de alguma anomalia neste exercicio. Existem alguns dados entregues não compativeis. Apartir do momento que se diz que a lâmpada funciona a 20V. Se funciona a 20V, e a tensão máxima do gerador é 15V, logo nunca mais vai queimar e nem se quer estamos a falar de potências em jogo nem de resistências internas da lâmpada!
Exactamente, mas o exercício também é uma ratoeira... depois querem que os alunos tirem boas notas se os exercícios levam as pessoas a errar.

Eu próprio tive algumas dificuldades a tentar resolver. Só mesmo pela intensidade que percorre a lâmpada é que a mesma funde, não pela tensão nos seus terminais. Em todo o caso se pensarmos bem, as lâmpadas fundem por excederem a corrente no seu filamento :)

Estou certo?

Abraços
Sim, mas para que a corrente que as atravessa, dê cabo do filamento, tem que haver tensão suficiente para vencer a resistência provocada por ele. É que estamos todos a considerar que a lâmpada tem uma resistência linear, o que ainda por cima, na realidade elas não têm resistência linear, mas nem vamos considerar isto para resolver este exercicio. O mais grave é, os alunos tentarerem realizar o exercicio numa aula prática e ainda ficarem a perceber menos!!!
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Pedido de ajuda, esquema básico

Mensagem por ohmico »

Boas,

só por curiosidade... é nas novas oportunidades?

ohmico
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Pedido de ajuda, esquema básico

Mensagem por nelmindo »

ohmico Escreveu:Boas,

só por curiosidade... é nas novas oportunidades?

ohmico

Eu acho que não :oops: ...
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Pedido de ajuda, esquema básico

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

Eu não compreendo qual é a vossa dificuldade em perceber este problema. Isto é um problema teórico.
Já li aqui várias coisas como tensões nominais e outras que não se enquadram aqui.
O problema é muito simples. Existe um sinalizador, que funciona (entenda-se acende) numa gama de tensões.
Esse sinalizador tem limitações a nivel de tensão (minimo e máximo) e potência (máximo).
Fazendo uns simples cálculos conclui-se que o mesmo sinalizador precisa de uma corrente minima de 0,15 A para funcionar, e aguenta no máximo, uma corrente de 0,2 A.
--> I = V / R = 7,5 V / 50 ohms = 0,15 A (corrente minima)
--> I = sqrt ( P / R ) = sqrt ( 2 W / 50 ohms ) = 0,2 A (corrente máxima)
Fazendo mais uns cálculos, pode-se verificar que o sinalizador necessita de pelo menos 1 interruptor fechado para funcionar (ou seja, apenas com um interruptor fechado ou lâmpada ligada, existe uma corrente minima necessária para garantir o seu funcionamento), e aguenta no máximo 3 interruptores fechados (ou seja, com 3 interruptores fechados, o sinalizador é percorrido pela corrente máxima).
Se se fechar o 4º interruptor, o sinalizador é percorrido por uma corrente superior à máxima permitida pelas suas caracteristicas, nomeadamente, a potência que consegue dissipar (2 W), podendo causar a sua destruição.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Pedido de ajuda, esquema básico

Mensagem por nelmindo »

rainbow Escreveu:Bom dia.

Eu não compreendo qual é a vossa dificuldade em perceber este problema. Isto é um problema teórico.
Já li aqui várias coisas como tensões nominais e outras que não se enquadram aqui.
O problema é muito simples. Existe um sinalizador, que funciona (entenda-se acende) numa gama de tensões.
Esse sinalizador tem limitações a nivel de tensão (minimo e máximo) e potência (máximo).
Fazendo uns simples cálculos conclui-se que o mesmo sinalizador precisa de uma corrente minima de 0,15 A para funcionar, e aguenta no máximo, uma corrente de 0,2 A.
--> I = V / R = 7,5 V / 50 ohms = 0,15 A (corrente minima)
--> I = sqrt ( P / R ) = sqrt ( 2 W / 50 ohms ) = 0,2 A (corrente máxima)
Fazendo mais uns cálculos, pode-se verificar que o sinalizador necessita de pelo menos 1 interruptor fechado para funcionar (ou seja, apenas com um interruptor fechado ou lâmpada ligada, existe uma corrente minima necessária para garantir o seu funcionamento), e aguenta no máximo 3 interruptores fechados (ou seja, com 3 interruptores fechados, o sinalizador é percorrido pela corrente máxima).
Se se fechar o 4º interruptor, o sinalizador é percorrido por uma corrente superior à máxima permitida pelas suas caracteristicas, nomeadamente, a potência que consegue dissipar (2 W), podendo causar a sua destruição.
Mas se for assim, porque raio se diz que pode ligar a 20V (a gama de tensões possiveis) se acima de 10V a lâmpada queima...
U= P / I: 2/0.2 = 10V!!!
O exercicio é didactico e um bom exercicio, se as 4 grandezas estiverem relacionadas P, R, U, I. Não é o caso.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Pedido de ajuda, esquema básico

Mensagem por ohmico »

Boas,

um sinalizador com 2W / 50ohm, é electricamente um receptor perfeitamente definido, como tal a corrente nominal deste aparelho será:

I"2 = 2W / 50ohm = 0,2A e a sua tensão de funcionamento U = 50 x 0,2 = 10V

O resto não passa de uma fantasia que não mediu as consequências da falta de coerência.

Como é evidente se ele aguenta até 20V, podem fechar os interruptores que quiserem que ele nunca queima pois a fonte só fornece 15V no máximo, mas atenção já não estamos a falar do sinalizador que consta do esquema!.

Todas as contas que se queiram fazer só servem para baralhar.

ohmico
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”