medidas entre detectores

flavioseara
Curioso
Curioso
Mensagens: 35
Registado: 19 set 2009, 20:09
Localização: vila nova de gaia
Contacto:

medidas entre detectores

Mensagem por flavioseara »

boas tardes

gostava de saber se ha alguma norma para se respeitar sobre distançias entre detectores de incendio numa cave.

eu estou a fazer uma garagem de um edificio habitacional e disseram-me que os detectores de incendio tem que ter uma distançia entre eles,alguem me pode ajudar


flavio seara: sempre em carga
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: medidas entre detectores

Mensagem por ohmico »

Boas,

por acaso já se lembrou de lêr os manuais do fabricante do equipamento que vai instalar?

É a primeira coisa a fazer, até porque não é só a distância entre detectores, há mais condicionantes a considerar, como por exêmplo distâncias a

eventuais equipamento, etc.

Agora basta vir à Net perguntar e fica-se logo técnico de tudo.

ohmico
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: medidas entre detectores

Mensagem por Mario Lopes »

Viva,

O colega homico tem razão, terá que ver os catálogos dos equipamentos onde vem referenciado o raio de acção, e mesmo assim pode a sua implantação não ser linear, dependendo das condições de instalação, ex. desníveis de tectos etc.

Cumprimentos

Mário Lopes
flavioseara
Curioso
Curioso
Mensagens: 35
Registado: 19 set 2009, 20:09
Localização: vila nova de gaia
Contacto:

Re: medidas entre detectores

Mensagem por flavioseara »

boas

nao se trata de vir a net perguntar e ja e tecnico.
trata-se de se poder resolver um problema num forum criado para o caso,digo eu.onde se pode pedir explicaçoes e debater sobre um assunto com pessoas do mesmo meio,pq se todos soubessem tudo o que seria deste forum.

simplesmente fiz uma pergunta logica,pq se nas instruçoes viessem a dizer que de 1 detector ao outro tem que ter uma distançia de 10m eu nao tinha perdido tempo em vir ca perguntar e ainda por cima receber uma resposta como a que deu.

desde ja obrigada pela ajuda
flavio seara: sempre em carga
Avatar do Utilizador
Borgas
Curioso
Curioso
Mensagens: 51
Registado: 17 jan 2008, 12:21
Localização: Margem Sul
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: medidas entre detectores

Mensagem por Borgas »

Penso que poderá dar alguma ajuda:

http://www.melhorseguranca.info/2008/11 ... vidas.html
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: medidas entre detectores

Mensagem por Mario Lopes »

Boas,

Colega não foi a minha intenção não ajudar, eu recomendo em casos em que o tecto é linear 9 metros entre eles, mas depende dos equipamentos, foi o que sugeri, porque nas sua características tem o seu raio de acção.

Cump.

Mário Lopes
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: medidas entre detectores

Mensagem por ohmico »

Boas,

continuo a insistir que deve fazer o que lhe foi recomendado, já agora, se tivesse lido, ficaria a saber que a distância entre detectores tem a ver com as suas características que não são iguais para todos e também que devem ser escolhidos em função do que pretendemos proteger.

Está satisfeito?

ohmico
Avatar do Utilizador
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 278
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Localização: Póvoa de Varzim
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: medidas entre detectores

Mensagem por Kykoo »

Espero bem que as inspecções comecem a apertar para que casos destes não surjam!
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: medidas entre detectores

Mensagem por ohmico »

Kykoo Escreveu:Espero bem que as inspecções comecem a apertar para que casos destes não surjam!

Boas,

permita-me considerar que o que se torna urgente, é deixar de convencer o pessoal que, porque tira eventualmente um canudo ou colecciona umas formações, há-de saber meter o nariz em tudo, quando a gente sabe por experiência que isso não é possível.

O ambiente, quer das formações em tempo recorde, quer da possibilidade dada pela Net de fornecer a esmo soluções pontuais que permitem que quem não está habilitado entre no mercado distorcendo-o, é sem dúvida motivo para que cada vez mais quem se esforça por estar à altura das responsabilidades, se sinta defraudado.

ohmico
Avatar do Utilizador
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 278
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Localização: Póvoa de Varzim
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: medidas entre detectores

Mensagem por Kykoo »

ohmico Escreveu: Boas,

permita-me considerar que o que se torna urgente, é deixar de convencer o pessoal que, porque tira eventualmente um canudo ou colecciona umas formações, há-de saber meter o nariz em tudo, quando a gente sabe por experiência que isso não é possível.

O ambiente, quer das formações em tempo recorde, quer da possibilidade dada pela Net de fornecer a esmo soluções pontuais que permitem que quem não está habilitado entre no mercado distorcendo-o, é sem dúvida motivo para que cada vez mais quem se esforça por estar à altura das responsabilidades, se sinta defraudado.

ohmico
Viva Ohmico,

Subscrevo integralmente o que que disse!
Mas não é de admirar... Hoje em dia torna-se extremamente difícil encontrar um profissional, já nem sequer refiro que seja bom! O profissionalismo está em vias de extinção. Hoje em dia proliferam "faz-tudo" por todo o lado, o que em nada beneficia o mercado, nem apresenta uma mais valia para o consumidor sequer!
Custa-me ter de arranjar erros grosseiros de outros, ver serviços que parecem que foram feitos por "sapateiros" (sem querer tirar mérito aos profissionais do calçado, apenas é uma forma de expressão)! Tudo isto tendencialmente a agravar-se. Falta de dinheiro, falta de sensatez por quem compra e "desenrascas" a inundar o mercado e causar a extinção do bom profissional!
Por vezes, ainda consigo ficar surpreendido com o que encontro por essas instalações fora...

Cumpts,
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
Avatar do Utilizador
Luisgomes
Curioso
Curioso
Mensagens: 89
Registado: 23 jun 2010, 19:08
Localização: Vilares

Re: medidas entre detectores

Mensagem por Luisgomes »

Kykoo Escreveu:
ohmico Escreveu: Boas,

permita-me considerar que o que se torna urgente, é deixar de convencer o pessoal que, porque tira eventualmente um canudo ou colecciona umas formações, há-de saber meter o nariz em tudo, quando a gente sabe por experiência que isso não é possível.

O ambiente, quer das formações em tempo recorde, quer da possibilidade dada pela Net de fornecer a esmo soluções pontuais que permitem que quem não está habilitado entre no mercado distorcendo-o, é sem dúvida motivo para que cada vez mais quem se esforça por estar à altura das responsabilidades, se sinta defraudado.

ohmico
Viva Ohmico,

Subscrevo integralmente o que que disse!
Mas não é de admirar... Hoje em dia torna-se extremamente difícil encontrar um profissional, já nem sequer refiro que seja bom! O profissionalismo está em vias de extinção. Hoje em dia proliferam "faz-tudo" por todo o lado, o que em nada beneficia o mercado, nem apresenta uma mais valia para o consumidor sequer!
Custa-me ter de arranjar erros grosseiros de outros, ver serviços que parecem que foram feitos por "sapateiros" (sem querer tirar mérito aos profissionais do calçado, apenas é uma forma de expressão)! Tudo isto tendencialmente a agravar-se. Falta de dinheiro, falta de sensatez por quem compra e "desenrascas" a inundar o mercado e causar a extinção do bom profissional!
Por vezes, ainda consigo ficar surpreendido com o que encontro por essas instalações fora...

Cumpts,
Sabem como isso se resolve em vez de se trabalhar pra qualquer pessoa tem que se ser selectivo e escolher com quem se trabalha. Hoje em dia se fores profissional quando se faz um trabalho e se fores rigoroso contigo mesmo nos trabalhos que fazes o nivel de qualidade sobe. E ao fazeres isso consegues atingir um nivel superior de satisfação dos teus clientes e isso permite-te "abrir" certas portas que dão muito lucro. Só um exemplo na empresa onde trabalho mais de 90% dos trabalhos são feitos para a industria, ou seja logo ai não corremos tanto o risco de trabalhar pra clientes que no final não nos pagam. E depois com um nivel de qualidade elevado consegue-se ganhar adjudicações onde só enttram empresas certeficadas.
É poir isso que por veses e por incrivel que pareça conseguimos ser um pouco selectivo pra quem se trabalha e hoje em dia isso não é mt normal com tanta gente que faz de tudo pra ter clientes
flavioseara
Curioso
Curioso
Mensagens: 35
Registado: 19 set 2009, 20:09
Localização: vila nova de gaia
Contacto:

Re: medidas entre detectores

Mensagem por flavioseara »

boas

todos nao deixam de ter a sua razao.

eu por exemplo sou electricista de media e baixa tensao,trabalhei 13 anos numa empresa e era o que fazia e nada mais.

agora mudei para uma outra empresa derivado a falençia e aqui tudo mudou.ja se trabalha no (faz-tudo)e por x e muito complicado.
na empresa onde trabalho agora nao tenho ninguem a cima de mim que me posso arientar ou ajudar.quem tenho acima de mim ainda me pede ajuda a mim para ver materiais ,trabalhos, porque nao percebe nada de electricidade.
eu nunca tinha feito o sistema de ventilaçao de garagem com motores dhelander e tive que procurar ajuda externa para poder fazer o trabalho,tive que fazer sistema de monoxido de carbano e detecçao de incendio sozinho.por isso as minhas duvidas,e ainda ha outro problema grave,que e os patroes tentarem comprar o mais barato do mercado que por x nao tras um simples esquema.
por estes motivos todos tenho vindo aqui ao forum tirar algumas duvidas,e nao quer dizer que eu nao saiba,mas por x falta a certeza.

obrigado a todos
flavio seara: sempre em carga
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: medidas entre detectores

Mensagem por Mário »

Boas "flavioseara"

"eu nunca tinha feito o sistema de ventilaçao de garagem com motores dhelander e tive que procurar ajuda externa para poder fazer o trabalho,"

Se houve alguem que fez o projecto para a ventilação, teve que mencionar o que era necessário.

"tive que fazer sistema de monoxido de carbano e detecçao de incendio sozinho."

Estás certificado "autorizado" para projecto de segurança em incêndios ?, é que eu entendo que quando escreves que "tive que fazer sistema" és tu o responsável pelo projecto. Cuidado, podes ser chamado à responsabilidade em caso de acidente. (se ficar lá alguem e for chamado o INEM, por CO, de certeza és constituído arguído).

Cada tipo de sensor é um tipo. Tens que saber, a altura e o raio de actuação, e que tipo de sensor é, e em que zona (risco) vai actuar.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
mario barbosa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 26 dez 2007, 17:41
Localização: Oeiras

Re: medidas entre detectores

Mensagem por mario barbosa »

Boas, faço projectos de SCIE desde 2009, e usualmente coloco detectores de 9m em 9m, o sistema que é usado em obra é Siemens, espero ter ajudado
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: medidas entre detectores

Mensagem por jaimereis »

os detectores tem um raio de acção de 5 metros, o que dá mais ou menos 78m2, é claro se a sala tiver 80m2 coloca-se só um, mas....

se existirem vigas, pilares, biombos, divisórias a meia altura , moveis, e etc... terá que se colocar dois detectores....ou mais............

e tambem depende do meio e o objectivo da sala na escolha do detector
Jaime Reis
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”