Resistência eléctrica

Responder
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Re:

Mensagem por nelmindo »

helioneves Escreveu: 29 jan 2026, 10:55
helioribeiro Escreveu: 03 jan 2011, 13:07 Qualquer que seja o dispositivo utilizado, causa sempre alterações aos valores reais.
No entanto, ma minha opiniao, os voltimetros e amperímetros quase não interferem no funcionamento normal de um circuito. Por isso podem ser desprezados. (Excepto para valores de resistência muito baixa/alta).
Por isso convém usar voltímetros digitais com a maior impedância de entrada possível! Ainda tenho o meu primeiro multímetro digital que tem apenas 1Megaohm de entrada ( anunciado pelo fabricante e confirmado por outro aparelho ); mais recentemente os fabricantes aumentaram esse valor, sendo comum encontrar de 10Megaohms. Mas acredito que haverá mais alto ainda... em relação ao amperímetro, a lógica é a mesma, mas no sentido inverso: quanto mais baixa for a resistência de condução, melhor. De qualquer modo, não basta apenas "medir" a tensão ou a corrente; convém saber em que ponto do circuito é que essa medição está a ser feita e quais os componentes na vizinhança dos pontos onde as pontas de prova são ligadas: é muito vulgar a designação de "ponto de alta impedância" na medição de tensões, onde a impedância ( interna ) do aparelho interfere com os valores dos componentes do circuito a medir, alterando assim o valor real ( sem que as pontas de prova lá estivessem colocadas ). Talvez por isso, seja mais desejável, no caso de medir uma corrente, usar um amperímetro do tipo de "garra", pois além de não ser preciso interromper o circuito, a "interferência" é menor ( mas não forçosamente nula!! )
Os voltimetros eletrostáticos tem uma resistencia interna elevadissima.
Responder

Voltar para “Conceitos”