Como alimentar placa de indução sem refazer instalação?

Responder
Coldhx
Curioso
Curioso
Registado: 04 mar 2026, 17:48
Profissão: Eng. Informático
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Como alimentar placa de indução sem refazer instalação?

Mensagem por Coldhx »

helioneves Escreveu: 10 abr 2026, 17:35posto isto, em que é que ficamos, qual é o critério a seguir?
Devem-se seguir os dois critérios, não são mutuamente exclusivos.
Os dois conceitos dizem respeito a duas coisas distintas: o fator de de agrupamento é uma questão de segurança, o coeficiente de simultaneidade é uma questão económica.

Por palavras simples: só porque o coeficiente de simultaneidade permite poupar no cobre, não quer dizer que se possa enfiar os condutores todos no mesmo tubo :)

E só para esclarecer, o subdimensionamento permitido pelo coeficiente de simultaneidade não significa deficiencia na proteção.
Pegando nos números redondos do meu post anterior, se este coeficiente permitir dimensionar para 34.5kva (em vez de 69kva) o circuito deve ser protegido de acordo com os 34.5kva, não os 69kva.

(Não me querendo repetir sempre em todos os posts, mas não sou eletricista. Não confiem no que lêm na internet, confirmem sempre).
helioneves
Pré Oficial
Pré Oficial
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Profissão: Procura-se
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Como alimentar placa de indução sem refazer instalação?

Mensagem por helioneves »

Coldhx Escreveu: 10 abr 2026, 20:15
helioneves Escreveu: 10 abr 2026, 17:35posto isto, em que é que ficamos, qual é o critério a seguir?
Devem-se seguir os dois critérios, não são mutuamente exclusivos.
Os dois conceitos dizem respeito a duas coisas distintas: o fator de de agrupamento é uma questão de segurança, o coeficiente de simultaneidade é uma questão económica.

Por palavras simples: só porque o coeficiente de simultaneidade permite poupar no cobre, não quer dizer que se possa enfiar os condutores todos no mesmo tubo :)

E só para esclarecer, o subdimensionamento permitido pelo coeficiente de simultaneidade não significa deficiencia na proteção.
Pegando nos números redondos do meu post anterior, se este coeficiente permitir dimensionar para 34.5kva (em vez de 69kva) o circuito deve ser protegido de acordo com os 34.5kva, não os 69kva.

(Não me querendo repetir sempre em todos os posts, mas não sou eletricista. Não confiem no que lêm na internet, confirmem sempre).
Isto não deixa de ter uma certa ironia, pois aparece justamente escrito na net... :roll: :mrgreen:
Fazendo a ponte com o que se vai falando no outro tópico das instalações elétricas, se calhar, até por questões de ordem prática, perder o amor aos $$$ e instalar logo de origem cobre a pensar na progressão/evolução do tempo... porque, a avaliar pela historia, mais cedo ou mais tarde, vai acabar por ser consumida mais corrente... e então agora que a "transição energética" está na ordem do dia :roll:...
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”