Narciso Ferreira Escreveu:mas se os comandos da bomba são as válvulas como é que só tem 3 fios a cada uma?
pelo menos tinha que ter 5!
1- neutro/comum
2- abrir válvula
3- fechar válvula
4- C do micro-interruptor
5- NA/NO do micro-interruptor
Esquema contactores ou algo similar
Re: Esquema contactores ou algo similar
Realmente tem 5 mas a ligação que pretendo só necessita dos 3.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
-
Narciso Ferreira
- Velha Guarda

- Registado: 25 out 2009, 17:03
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 18 vezes
vai precisar dos 5 vai!
se a bomba fosse controlada por algum dispositivo de pressão, não era necessário, mas como é para tirar directo tem de ser.
imagine que o comando 1 manda ligar a bomba e abrir a válvula 1, mas esta não abre? "os motivos podem ser vários" a bomba vai ficar por tempo indeterminado a trabalhar em sobre-carga.
tem que ser desta forma
comando 1 acciona a válvula 1, e esta só depois de aberta é que acciona a bomba
comando 2 acciona a válvula 2, e esta só depois de aberta é que acciona a bomba
comando 3 acciona a válvula 3, e esta só depois de aberta é que acciona a bomba
se a bomba fosse controlada por algum dispositivo de pressão, não era necessário, mas como é para tirar directo tem de ser.
imagine que o comando 1 manda ligar a bomba e abrir a válvula 1, mas esta não abre? "os motivos podem ser vários" a bomba vai ficar por tempo indeterminado a trabalhar em sobre-carga.
tem que ser desta forma
Realmente faz sentido que assim seja.
Será que me pode fazer um esquema de ligação e material necessário para a ligação.
Será que me pode fazer um esquema de ligação e material necessário para a ligação.
Narciso Ferreira Escreveu:vai precisar dos 5 vai!
tem que ser desta forma
-
Narciso Ferreira
- Velha Guarda

Penso que esteja a falar das que saem do quadro de comandos sim são N+L 230V
Narciso Ferreira Escreveu:as linhas de comando são N+L 230v
-
Narciso Ferreira
- Velha Guarda

Ok fico a aguardar
Agradeço a ajuda e atenção dispensada
Já agora não tenho permissão para ver ficheiros que postam alguém me pode ajudar?
Já agora não tenho permissão para ver ficheiros que postam alguém me pode ajudar?
Narciso Ferreira Escreveu:eu faço um esquema e posto aqui
-
ENERGY
- Team Apoio

- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boas
Não é por nada, já passaram quase 5 anos, da ultima visita ao "Supermercado", logo existem regras a cumprir.
Não é por nada, já passaram quase 5 anos, da ultima visita ao "Supermercado", logo existem regras a cumprir.
n_hugo Escreveu:Ok fico a aguardar
Narciso Ferreira Escreveu:eu faço um esquema e posto aqui
Cpts.
Energy
Energy
-
Narciso Ferreira
- Velha Guarda

O esquema está aqui, agora em relação ao não poder ver já não posso fazer nada.
No esquema, o térmico da bomba é um disjuntor de motor.
Caso seja um relé térmico, o fio que entra no A1 do contactor KM tem que passar pelo contacto NC "95,96" do respectivo relé.
No esquema, o térmico da bomba é um disjuntor de motor.
Caso seja um relé térmico, o fio que entra no A1 do contactor KM tem que passar pelo contacto NC "95,96" do respectivo relé.
Última edição por Narciso Ferreira em 07 fev 2016, 12:40, editado 1 vez no total.
Mesmo não podendo visualizar o esquema, agradeço o seu trabalho.
-
rainbow
- Velha Guarda

- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 41 vezes
Boa tarde.
Não é por nada, mas visto nem todos termos a versão mais recente do Office, seria porreiro poder ter um ficheiro em .pdf ou imagem.
Não é por nada, mas visto nem todos termos a versão mais recente do Office, seria porreiro poder ter um ficheiro em .pdf ou imagem.
-
Narciso Ferreira
- Velha Guarda

Um novo esquema ligeiramente alterado, e com os vários passos de funcionamento.
Material necessário:
1- contactor 3P (3NA) com bobine 230vac "com IN adequado ao consumo da bomba"
1- relé térmico "com regulação adequada ao consumo da bomba"
3- base + relé com bobine 230vac com 1 contacto inversor
4- seccionador de fusível 1P "tipo 10x38 "
4- fusível tipo 10 x 38 de 0,5A
4- sinalizador de painel Verde
1- sinalizador de painel Amarelo
1- sinalizador de painel Vermelho
Material necessário:
1- contactor 3P (3NA) com bobine 230vac "com IN adequado ao consumo da bomba"
1- relé térmico "com regulação adequada ao consumo da bomba"
3- base + relé com bobine 230vac com 1 contacto inversor
4- seccionador de fusível 1P "tipo 10x38 "
4- fusível tipo 10 x 38 de 0,5A
4- sinalizador de painel Verde
1- sinalizador de painel Amarelo
1- sinalizador de painel Vermelho
Última edição por Narciso Ferreira em 07 fev 2016, 20:59, editado 2 vezes no total.
- DCautosport
- Curioso

- Registado: 18 nov 2013, 17:19
- Enviou: 14 vezes
Este homem não falha!!!!Narciso Ferreira Escreveu:Um novo esquema ligeiramente alterado, e com os vários passos de funcionamento.
Criticar é fácil.... Difícil é ajudar....
-
CF,Lda
- Técnico Dedicado

- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Enviou: 10 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Vivam.
Colega Narciso Ferreira se me permite a sugestão, acho que para quem aplicou uma protecção por cada válvula deveria também separar a linha de comando da bobine do contactor do motor e a sinalização de funcionamento e avaria.
Se o comando das válvulas é para ser manual, um simples comutador de escada serviria, reduzindo um pouco os custos...
Esta é, apenas, a minha opinião.
Cps
a. Castro
Colega Narciso Ferreira se me permite a sugestão, acho que para quem aplicou uma protecção por cada válvula deveria também separar a linha de comando da bobine do contactor do motor e a sinalização de funcionamento e avaria.
Se o comando das válvulas é para ser manual, um simples comutador de escada serviria, reduzindo um pouco os custos...
Esta é, apenas, a minha opinião.
Cps
a. Castro
-
Narciso Ferreira
- Velha Guarda

Boas!
São circuitos externos ao quadro, logo deve-se proteger linha e válvula na origem.
deveria também separar a linha de comando da bobine do contactor do motor e a sinalização de funcionamento e avaria
Errado! Por que é que os quadros de sondas que existem no mercado à venda SÓ TEM 1 FUSÍVEL a proteger contactor, relé de nível e sinalizadores?
É para garantir que ou funciona tudo ou não funciona nada!
senão na hora do desenrasca tira-se o fusível da sinalização e coloca-se no contactor e " olha já funciona não dá as luzinhas mas não faz mal, o que interessa é que funcione".
os interruptores que usei no esquema, foram para poder fazer a simulação dos respectivos comandos.
apesar que se eles lá ficarem exactamente como estão, dão para fazer o corte da linha de comando se não quisermos que algum dos circuitos não funcione
acho que para quem aplicou uma protecção por cada válvulaColega Narciso Ferreira se me permite a sugestão, acho que para quem aplicou uma protecção por cada válvula deveria também separar a linha de comando da bobine do contactor do motor e a sinalização de funcionamento e avaria.
São circuitos externos ao quadro, logo deve-se proteger linha e válvula na origem.
deveria também separar a linha de comando da bobine do contactor do motor e a sinalização de funcionamento e avaria
Errado! Por que é que os quadros de sondas que existem no mercado à venda SÓ TEM 1 FUSÍVEL a proteger contactor, relé de nível e sinalizadores?
É para garantir que ou funciona tudo ou não funciona nada!
senão na hora do desenrasca tira-se o fusível da sinalização e coloca-se no contactor e " olha já funciona não dá as luzinhas mas não faz mal, o que interessa é que funcione".
Não é para ser manual, se recuar alguns posts atrás vai reparar que alguém pediu se lhe podiam fazer um esquema de comando de uma bomba e 3 válvulas, onde já existe os 3 comandos com L+N 230vac que vão accionar os relés 1,2,3 pelos respectivos A1 e A2.Se o comando das válvulas é para ser manual, um simples comutador de escada serviria, reduzindo um pouco os custos...
os interruptores que usei no esquema, foram para poder fazer a simulação dos respectivos comandos.
apesar que se eles lá ficarem exactamente como estão, dão para fazer o corte da linha de comando se não quisermos que algum dos circuitos não funcione