separação cabos

Responder
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 137
Registado: 23 jun 2009, 20:49

separação cabos

Mensagem por _faisca »

Boa tarde colegas,
Tendo eu uma calha dlp com separador a meio, posso colocar cabos xv a 230v num lado e no outro cabos jy incêndio e intrusão? ou terei sempre que colocar 2 calhas técnicas? Obrigado


_Faisca
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: separação cabos

Mensagem por ENERGY »

Boas
Desde que na calha técnica use separadores a separar as correntes fortes das fracas não tem qualquer problema, deve tambem separar cabos de iluminação dos das tomadas se for o caso, utilizando tambem separador.

_faisca Escreveu:Boa tarde colegas,
Tendo eu uma calha dlp com separador a meio, posso colocar cabos xv a 230v num lado e no outro cabos jy incêndio e intrusão? ou terei sempre que colocar 2 calhas técnicas? Obrigado
Cpts.
Energy
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 137
Registado: 23 jun 2009, 20:49

Re: separação cabos

Mensagem por _faisca »

Boas colega Energy,
se a calha técnica terminar num quadro elétrico os cabos de iluminação e tomadas vão se juntar, para efeito de certiel temos que separar os cabos? ou devemos separar os cabos que têm tensões diferentes? Tendo eu uma situação onde passo cabos de iluminação , tomadas e máquinas trifásicas, devo ter todos os cabos separados?obrigado
_Faisca
bruno_duarte
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 122
Registado: 27 out 2006, 12:31
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: separação cabos

Mensagem por bruno_duarte »

Boas

Não creio que a separação de circuitos de tomadas e iluminação seja obrigatório mas sim uma recomendação para a melhoria da exploração da instalação.

Já a questão de cabos de diferentes especialidades torna-se obrigatória a sepração uma vez que na mesma calha os cabos deverão ter uma tensão de isolamento igual à tensão de isolamento mais alta. Ou seja no caso de cabos VV ou XV (0,6/1kV) os cabos de detecção de incêndio teriam de ter a mesma tensão de isolamento, logo a obrigatoriedade de separação dos circuitos.

Cumprimentos.
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”