ATE/ATI em caixa C5

Responder
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 521
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

ATE/ATI em caixa C5

Mensagem por Gil82 »

Boas,

Estou perante um projeto de ITED o qual terei que executar (ITED 2).
O projetista decidiu unificar o ATE e o ATI num armário único do tipo C5.
A minha questão é o que colocar nos repartidores para ir de encontro com o regulamentar?
É que com o ATI era muito mais simples e limpo...


Cumprimentos!


Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: ATE/ATI em caixa C5

Mensagem por projclvm »

Era importante, no meu entender, fazer uma descrição do edíficio, para que a sua pergunta seja de melhor percepção.
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 521
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: ATE/ATI em caixa C5

Mensagem por Gil82 »

projclvm Escreveu:Era importante, no meu entender, fazer uma descrição do edíficio, para que a sua pergunta seja de melhor percepção.

Como assim? Não percebi...

O projeto de ITED para o edifício (1 fração) já existe e o projetista decidiu, derivado a ter poucas tomadas que o ATE e o ATI estão alojados no mesmo sitio. Ora o Manual recomenda nestes casos um bastidor mas o projetista escolheu um armário tipo caixa C5.

Não sei se existe algum adaptador para colocar na caixa C5 para tornar possível a instalação no interior de paineis para bastidores, pois assim ficaria com muito melhor aspeto! Era só uma ideia de como fazer os RG's e os RC's todos dentro de uma C5 para no fim certificar a instalação.


Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 619
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Localização: Faro
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: ATE/ATI em caixa C5

Mensagem por carlos_cfr7 »

que tipo de edificio estamos a falar? habitacional ou outros?
qual é a quantidade de pontos de rede/tv/telf/fibra?
Eng. de electrónica e telecomunicações
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: ATE/ATI em caixa C5

Mensagem por quero aprender »

a nível de coaxial e fibra na C5 até fica melhor ...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: ATE/ATI em caixa C5

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se o projetista decidiu fazer a alteração, deverá dar ao Instalador os desenhos dessa alteração, e com isso fazer a alteração em obra.
Cpts.
Energy
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 521
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: ATE/ATI em caixa C5

Mensagem por Gil82 »

carlos_cfr7 Escreveu:que tipo de edificio estamos a falar? habitacional ou outros?
qual é a quantidade de pontos de rede/tv/telf/fibra?

Estamos a falar de um edifício do tipo outros.
A quantidade de pontos é muito pequena: 6 RJ45, 2 coaxial, 0 fibra ótica.


ENERGY Escreveu:Boas
Se o projetista decidiu fazer a alteração, deverá dar ao Instalador os desenhos dessa alteração, e com isso fazer a alteração em obra.

Isto não se trata de alteração nenhuma. O edifício é novo e vai instalada uma rede ITED 2 conforme projeto já realizado!
Avatar do Utilizador
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 619
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Localização: Faro
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: ATE/ATI em caixa C5

Mensagem por carlos_cfr7 »

Um ATI8 convencional seria suficiente, ligado a uma caixa de entrada C1 no lado de fora do edificio. Opções do projectista, cabe ao instalador executar, não incorre em nenhuma irregularidade.
Se o dono de obra não gostar, ou alguem o fizer entender que ha soluções mais baratas, peçam uma alteração de projecto
Eng. de electrónica e telecomunicações
Avatar do Utilizador
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 175
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Localização: V. N. de Famalicão
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: ATE/ATI em caixa C5

Mensagem por Duarte82 »

Bom dia comunidade,

A actual legislação exige, no caso do ATE ser dimensionado em armário único, as dimensões mínimas para o armário de 800x900x200mm. O manual diz ainda que só os edifícios com dois ou mais fogos devem ser dotados de ATE.
Do meu ponto de vista, o manual não é claro quanto à possibilidade de juntar ATE+ATI num armário único ou em bastidor único. Se é verdade que o bastidor é uma solução "arrumada" de juntar os dois armários num só, já não considero o mesmo para uma solução com caixa.

Nos meus projectos, normalmente, opto por uma das seguintes duas soluções:

- Bastidor único, que tem função de ATE e de ATI, separando os repartidores gerais dos de cliente;

- Bastidor ou ATI para função de ATI e Caixa de Entrada de Cabos (seria a CEMU para edifícios de um fogo que não sejam moradias unifamiliares) que teria função de ATE, sem lhe chamar ATE, visto não ser obrigatório em edifícios de um fogo único. Essa caixa poderia ser uma C3, é suficiente para ligar as 3 tecnologias e daí liga ao bastidor do cliente. Esta solução tem a vantagem dos operadores não terem acesso ao bastidor, podendo fazer as ligações que necessitam na Caixa de Entrada de Cabos.

Na minha opinião, deveria contactar o projectista e apresentar-lhe uma solução que considera adequada e que ele concorde com a mesma (peça-lhe ainda que confirme por e-mail essa alteração).
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”