!2V C.C. para 9V C.C.

Responder
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 483
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Localização: Não me lembro estou com Alzaimer!
Agradecimento recebido: 1 vez

!2V C.C. para 9V C.C.

Mensagem por DEUS AMIGO »

Preciso de uma ajuda técnica que é o seguinte, tenho centralina de rega de flores que funciona com pilha de 9V e todas as semanas tenho de mudar a pilha de 9V a ideia era por uma bateria de 12V 7AH para que o tempo seja mais prolongado!
Pergunto a quem possa indicar o que tenho de fazer para diminuir a tensão de 12V C.C. para os 9V C.C. da bateria para poder ter mais tempo de servico a dita central de rega.
Cumprimentos.


Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: !2V C.C. para 9V C.C.

Mensagem por angel_of_diablo »

Olá Deus Amigo.

Em princípio só tens de colocar uma resistência em série com a central de rega, de modo a que fiquem 3V na resistência e o restante nos terminais da central.
Vê quanto consome a central de rega, em Amperes (ou melhor, mili amperes) ou Watts.

Por acaso não tens uma tomada perto? É que se tivesses punhas uma fonte de alimentação estabilizada de 9V.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 483
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Localização: Não me lembro estou com Alzaimer!
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: !2V C.C. para 9V C.C.

Mensagem por DEUS AMIGO »

Obrigado! não me estava a lembrar do transformador de 9V.
JCarreira
Curioso
Curioso
Mensagens: 98
Registado: 16 fev 2009, 13:50
Localização: Barcelos
Contacto:

Re: !2V C.C. para 9V C.C.

Mensagem por JCarreira »

um regulador 7809, custa 1 eurito em qualquer loja de electronica.
rui14
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 116
Registado: 31 ago 2010, 11:25
Localização: AVEIRO
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: !2V C.C. para 9V C.C.

Mensagem por rui14 »

também concordo com o 7809, fácil de usar mas não esquecer que só aguenta 1Amp
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: !2V C.C. para 9V C.C.

Mensagem por angel_of_diablo »

Olá a todos.

Também me lembrei do 7809, mas não o disse pelos seguintes motivos:

1) As ligações já teriam de ser com fios;
2) Garantir que na entrada tenha no mínimo 12V DC;
3) Se a sua temperatura subir muito começa a dimunuir os seus valores.

No entanto tem a vantagem de não ser mais uma carga para a bateria.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4669
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Re: !2V C.C. para 9V C.C.

Mensagem por admin »

encontrei este esquema penso que esteja correcto
Anexos
schema 7809.jpg
schema 7809.jpg (39.61 KiB) Visto 1123 vezes
7809.jpg
7809.jpg (18.23 KiB) Visto 1122 vezes
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 483
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Localização: Não me lembro estou com Alzaimer!
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: !2V C.C. para 9V C.C.

Mensagem por DEUS AMIGO »

Obrigado a todos que deram seu parecer ! Eu vou olhando por todos os utentes desde grande forum !
WindWalker
Curioso
Curioso
Mensagens: 96
Registado: 30 jun 2009, 00:07
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: !2V C.C. para 9V C.C.

Mensagem por WindWalker »

DEUS AMIGO Escreveu:Pergunto a quem possa indicar o que tenho de fazer para diminuir a tensão de 12V C.C. para os 9V C.C. da bateria para poder ter mais tempo de servico a dita central de rega.
Primeiro poderá verificar se os circuitos aguentam 12V ou convertem para um valor mais baixo, pois aí poderia-se ligar a bateria diretamente. O próprio circuito pode já ter, por exemplo, um regulador do tipo 7805, para baixar os 9V para 5V.

angel_of_diablo Escreveu:Em princípio só tens de colocar uma resistência em série com a central de rega, de modo a que fiquem 3V na resistência e o restante nos terminais da central.
Isso só seria verdade se a corrente de carga e a tensão da baterias fossem constantem.

angel_of_diablo Escreveu:Também me lembrei do 7809, mas não o disse pelos seguintes motivos:

2) Garantir que na entrada tenha no mínimo 12V DC;
Acho que num regulador do tipo 78xx a tensão mínima de entrada é tensão de saída mais 2V, logo o mínimo seria 9+2=11V e não 12V.



Quanto à solução com regulador, há estes módulos com reguladores comutados à venda no eBay, praticamente dados (menos de 2€), e energeticamente mais eficientes que os reguladores do tipo 78xx.

É soldar 4 fios, ajustar o potenciómetro para ter 9V na saída e está pronto a usar.
jpmendes
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 16 jan 2008, 22:52
Localização: Penela

Re: !2V C.C. para 9V C.C.

Mensagem por jpmendes »

Só mais um pormenor: Será que não há nada de errado com essa centralina? A pilha de 9V deveria ter capacidade para alimentar o sistema por muito mais tempo. O relógio ou o temporizador, sendo eletrónico, tem um consumo baixissimo. O maior consumo regista-se quando a bobina (da eletroválvula) é comutada e esta só consome quando no momento em que é ligada ou desligada, ou seja, uns milisegundos. Chamam-lhe solenoide (ou bobina) de impulso (como se fosse biestável). O display não se desliga quando não está a ser utilizado? Verifica isso. Vê o que diz o manual. Não tenho nenhum sistema destes mas penso que é assim que funcionam. Os sistemas de rega, desenhados para grandes áreas, onde a rega é feita por secções (que consomem mais) utilizam eletrovalvulas alimentadas a 24V ac. Essas sim, consomem enquanto estão acionadas e não apenas durante um impulso.

Cumps
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: !2V C.C. para 9V C.C.

Mensagem por angel_of_diablo »

WindWalker Escreveu:
DEUS AMIGO Escreveu:Pergunto a quem possa indicar o que tenho de fazer para diminuir a tensão de 12V C.C. para os 9V C.C. da bateria para poder ter mais tempo de servico a dita central de rega.
Primeiro poderá verificar se os circuitos aguentam 12V ou convertem para um valor mais baixo, pois aí poderia-se ligar a bateria diretamente. O próprio circuito pode já ter, por exemplo, um regulador do tipo 7805, para baixar os 9V para 5V.

angel_of_diablo Escreveu:Em princípio só tens de colocar uma resistência em série com a central de rega, de modo a que fiquem 3V na resistência e o restante nos terminais da central.
Isso só seria verdade se a corrente de carga e a tensão da baterias fossem constantem.

angel_of_diablo Escreveu:Também me lembrei do 7809, mas não o disse pelos seguintes motivos:

2) Garantir que na entrada tenha no mínimo 12V DC;
Acho que num regulador do tipo 78xx a tensão mínima de entrada é tensão de saída mais 2V, logo o mínimo seria 9+2=11V e não 12V.



Quanto à solução com regulador, há estes módulos com reguladores comutados à venda no eBay, praticamente dados (menos de 2€), e energeticamente mais eficientes que os reguladores do tipo 78xx.

É soldar 4 fios, ajustar o potenciómetro para ter 9V na saída e está pronto a usar.
Pelo nome de centralina não faço ideia do que seja, mas pela descrição parece-me aquele programador de rega de ligação directa na torneira. Se for isso tenho 2 desse tipo, sendo 1 alimentado por 1 pilha de 9V.
O problema da pilha gastar rápidamente só tive quando usei uma pilha 9V recarregável.

WindWalker, relativamente aos LM7809, eu guio-me pelos datasheets e neles indica que a tensão de entrada para um LM7809 é de 11,5V, eu arredondei para 12V.
Diz que "Isso só seria verdade se a corrente de carga e a tensão da baterias fossem constantem" relativamente ao facto de colocar um resistência em série. O mesmo se aplica ao LM7809, pois se a tensão da bateria baixa, vai ter também problemas na Ui do LM7809.

O ideal era uma fonte de alimentação de 9V, que não são caras, e é fácil de montar. O problema é se não tem nenhuma tomada perto.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5380
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: !2V C.C. para 9V C.C.

Mensagem por nelmindo »

As pilhas recarregáveis de 9V tem três problemas:
Pouca capacidade útil, comparativamente às alcalinas.
Autodescarga muito grande, se for quimica NiMH.
Demoram muito a carregar (por vezes, um dia...)

São poucos os casos em que as pilhas de 9V recarregáveis são uteis, por causa das razões atrás explicadas.
Só vejo uma utilização prática que são os carrinhos telecomandados, em que o comando usa esse tipo de pilhas. Assim sempre que se muda as pilhas (recarregáveis também) do carro, também se muda a do comando...
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 483
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Localização: Não me lembro estou com Alzaimer!
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: !2V C.C. para 9V C.C.

Mensagem por DEUS AMIGO »

Obigado a todos os que mandaram mensagens| o controlador de regra é da Gardena e tipo 14 T que funciona compilha de 9V.
Cumprimentos.
WindWalker
Curioso
Curioso
Mensagens: 96
Registado: 30 jun 2009, 00:07
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: !2V C.C. para 9V C.C.

Mensagem por WindWalker »

angel_of_diablo Escreveu:WindWalker, relativamente aos LM7809, eu guio-me pelos datasheets e neles indica que a tensão de entrada para um LM7809 é de 11,5V, eu arredondei para 12V.
Diz que "Isso só seria verdade se a corrente de carga e a tensão da baterias fossem constantem" relativamente ao facto de colocar um resistência em série. O mesmo se aplica ao LM7809, pois se a tensão da bateria baixa, vai ter também problemas na Ui do LM7809.[/quote]

Atenção que 11,5V é para a corrente de carga máxima (1A), e a queda de tensão necessária entre a entrada e a saída do regulador é tanto maior quanto maior a corrente de carga. Se a corrente de carga máxima for suficientemente baixa, até é possível que funcione bem para uma descarga completa da bateria de 12V (~10,8V).

Resistência em série e regulador não são a mesma coisa! Se a corrente de carga for muito baixa, poderiam ser aplicados 10 a 13V da bateria directamente na alimentação do circuito e, ainda que a resistência limite a corrente, poderia danificar algo. A ideia do regulador de tensão é definir (e, consequentemente, limitar) a tensão da saída.

nelmindo Escreveu:Autodescarga muito grande, se for quimica NiMH.
Aqui pode ajudar comprar pilhas recarregáveis NiMH de baixa autodescarga (LSD, Low Self Discharge), como as GP Recyko+ (custam à volta de 8-10€ na Amazon UK).

Penso que, nas outras marcas/fabricantes (Sanyo, Panasonic), este tipo de pilhas é caro em formato 9V.
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: !2V C.C. para 9V C.C.

Mensagem por angel_of_diablo »

WindWalker Escreveu: Atenção que 11,5V é para a corrente de carga máxima (1A), e a queda de tensão necessária entre a entrada e a saída do regulador é tanto maior quanto maior a corrente de carga. Se a corrente de carga máxima for suficientemente baixa, até é possível que funcione bem para uma descarga completa da bateria de 12V (~10,8V).

Resistência em série e regulador não são a mesma coisa! Se a corrente de carga for muito baixa, poderiam ser aplicados 10 a 13V da bateria directamente na alimentação do circuito e, ainda que a resistência limite a corrente, poderia danificar algo. A ideia do regulador de tensão é definir (e, consequentemente, limitar) a tensão da saída.
Olá WindWalker.

Relativamente à resistência esqueci-me totalmente que o programador tinha 2 níveis de corrente, em funcionamento e em repouso. Neste aspecto, a resistência foi má ideia.

Relativamente ao L7809 não concordo com a sua explicação, mas vou testar o mesmo para confirmar o que li no Datasheet.
Por curiosidade também vou ver o consumo dos meus 2 programadores de rega a pilhas (9V e 2x1,5V) de modo a saber ser um Díodo Zener 9,1V não seria também uma solução.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”