Iluminação de zona de circulação de Hotel com 30mts corredor

Responder
genybats
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 17 nov 2009, 09:53
Localização: BARREIRO

Iluminação de zona de circulação de Hotel com 30mts corredor

Mensagem por genybats »

Caros Colegas:

Estou a recuperar um hotel antigo com todos os problemas inerentes á época(falta de dinheiro)
e tenho uma questão a por aos colegas que é o seguinte.

cerca de 15 pontos de luz no teto com montagem feita no betão e o ferro da cofragem encostado á superficie
tudo em fila numa distancia de 25metros a iluminação com lampadas de 12v/30w enfiadas em cx aparelhagem de fundo duplo,tubo 16mm flex.

O que eu gostaria de fazer?mudar para leds 7W/230v e no mesmo tubo alimentar 2 armaduras de saida de emergencia e ainda das 15 lampadas ligar 5 para luz de circulação de emergencia ligadas a uma UPS pequena a instalar no quadro do piso.

Acham que posso fazer isso sem por os tipos da certiél aos saltos (não é o caso porque não vai haver vestoria)mas sim uma questõa de consciencia.

faltam pormenores não quero ser chato mas essencialmente a questão é esta!


justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Iluminação de zona de circulação de Hotel com 30mts corr

Mensagem por justme »

Segundo as regras não é permitido passar condutores de circuitos diferentes pela mesma canalização.
Portanto estaria a incorrer em não conformidades.

Um abraço
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5252
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Iluminação de zona de circulação de Hotel com 30mts corr

Mensagem por Duzia12 »

É usar uma calha técnica disfarçada, de acordo com o local.
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Iluminação de zona de circulação de Hotel com 30mts corr

Mensagem por Pedro Barradas »

Não estou a ver o local, nem as condicionantes de estética e geometria desse corredor, mas penso que colocando 3 blocos autónomos 2x8W do tipo permanente, será suficiente e cumpre o SCIE.. e É CONCERTEZA a solução mais económica e simples.
1 armadura em cada ponta do corredor (junto das saidas)
1 armadura no meio do corredor.
Quem cria renasce todos os dias...
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 607
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Localização: Torres Vedras
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Iluminação de zona de circulação de Hotel com 30mts corr

Mensagem por amfys »

Se bem percebi vai ter canalizações e caixas das luminárias encastadas no betão, certo?
Nesse caso deve ter caixas para luminárias para encastrar no betão e depois deve passar canalizações de modo a ter pelo menos 2 circuitos de iluminação normal e 2 circuitos de iluminação de segurança.
Não deve misturar no mesmo tubo circuito diferentes, deve sim passar pelo menos 4 tubos e ligar as luminárias de forma alternada.

Tem algumas empresas que comercializam caixas de downlights (até de halogéneo) para encastrar no betão (por ex: a Kaiser):
Fabricante: http://www.kaiser-elektro.de/catalogue/ ... act=showIO
Comercializador: http://www.duarteneves.pt/dnl_pt/072-129-041.html

A história da UPS a fazer de Kit de Emergência, espero que não pense que isso pode fazer de iluminação de segurança, quando muito iluminação de socorro.
Os kits de emergência utilizados na iluminação de segurança, tal como os blocos autónomos, devem ser classe II de isolamento, para garantir que não há disparo ao 1º defeito (interpretação que a Certiel faz das RTIEBT), e devem permitir o telecomando.
genybats
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 17 nov 2009, 09:53
Localização: BARREIRO

Re: Iluminação de zona de circulação de Hotel com 30mts corr

Mensagem por genybats »

Caros Colegas boa tarde,em relacao as v/opinioes parece me que ha umas duvidas que vou procurar explicar.

1_as cx de aparelhgem ja la estao assim como o tubo embebidas no betao a 10 anos

2_0 corredor que da' acesso aos quartos tem a entrada/saida por escada em betao (20 degraus)

3_os leds. Sao para acender intercalados e cinco dos quais fariam ??????parte de um circuito que ficaria ligado
No caso de corte de energia eletrica e circulacao durante a noite e seriam alimentados por ups+fotovoltaicos
As luminarias seriam ou nao permanentes

4_estamos a falar de circuitos cuja potencia e minima custa me por 2 Ids para proteger 50w cada

5_todo este problema existe porque o dono nao quer meter. Martelos abrir placas para meter o material necessario
Volto a dizer que a instalacao nao vai ser vistiriada e uma questao de seguranca eletrica e brio prof.obrigado
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 607
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Localização: Torres Vedras
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Iluminação de zona de circulação de Hotel com 30mts corr

Mensagem por amfys »

Há muito tempo que é obrigatório ter 2 circuitos neste tipo de locais, o hotel deve ser mesmo antigo.

Se a instalação apenas tem um tubo 16 a ligar caixas de aparelhagem fundas faria a iluminação com base em luminárias salientes de tecto, sendo que alguns seriam equipados com kit de emergência (eu esquecia a história da UPS porque são equipamentos que têm baterias que não duram nada 3/5 anos e acabou-se).

Faria 1 circuito com 4 condutores (F/N/T/F') sendo F' a presença de fase para os kits de emergência.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Iluminação de zona de circulação de Hotel com 30mts corr

Mensagem por ENERGY »

Boas
Para quê complicar, se está aqui a solução regulamentar.

amfys Escreveu:Há muito tempo que é obrigatório ter 2 circuitos neste tipo de locais, o hotel deve ser mesmo antigo.

Se a instalação apenas tem um tubo 16 a ligar caixas de aparelhagem fundas faria a iluminação com base em luminárias salientes de tecto, sendo que alguns seriam equipados com kit de emergência (eu esquecia a história da UPS porque são equipamentos que têm baterias que não duram nada 3/5 anos e acabou-se).

Faria 1 circuito com 4 condutores (F/N/T/F') sendo F' a presença de fase para os kits de emergência.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”