melhor sitio ($) para comprar condensador permanente

Responder
PauloAGRibeiro
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 09 jan 2013, 16:12
Localização: Porto

melhor sitio ($) para comprar condensador permanente

Mensagem por PauloAGRibeiro »

ola
tenho um motor trifasico 2.2kw (3 HP) e so tenho rede monofasica gostaria de comprar um condensador permanente de 80 ou 100uf (40uf por kw), no porto ou perto. gostaria de saber onde posso comprar barato.
obrigado


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: melhor sitio ($) para comprar condensador permanente

Mensagem por nelmindo »

Rua da alegria, numerosas lojas.
Tuel, junto da Areosa.

Mas cuidado com as correntes de arranque e veja se não é melhor usar um variador de velocidade monofásico.
PauloAGRibeiro
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 09 jan 2013, 16:12
Localização: Porto

Re: melhor sitio ($) para comprar condensador permanente

Mensagem por PauloAGRibeiro »

corrente de arranque? esta a referir aos amperes???ou seja o pico de potencia de inicio, com a possibilidade de mandar a "luz abaixo"???
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: melhor sitio ($) para comprar condensador permanente

Mensagem por nelmindo »

PauloAGRibeiro Escreveu:corrente de arranque? esta a referir aos amperes???ou seja o pico de potencia de inicio, com a possibilidade de mandar a "luz abaixo"???
Sim, é isso tudo junto...

Um motor monofásico, para a mesma potência (2,2kW), consome cerca de 17A. Mas como estamos a falar de um motor trifásico 2,2kW, em cada fase irá consumir 5A. Se ele for convertido para monofásico, é menino para se atirar para os 10, 12A, na pior das hipóteses, 17A. Um motor em arranque directo por experiência pode consumir 6x mais essas correntes e até um prazo máx. de 5s. É preciso ver se a sua instalação permite isso, em termos de potência contratada (kVA) à EDP. Está relacionada com a corrente, os amperes...
Isto de fazer consultas à distância, tem disto. É que não disse para onde iria esse motor e pode muito bem não arrancar, se o binário resistente for demasiado no arranque (por exemplo começar logo em esforço, como acontece nos motores usados em elevação de cargas)
PauloAGRibeiro
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 09 jan 2013, 16:12
Localização: Porto

Re: melhor sitio ($) para comprar condensador permanente

Mensagem por PauloAGRibeiro »

o motor é de 1430 rpms 380 Volt Y 5.4 A ou 220 Volt V 9.4 A por isso nao deve ser de elevaçao
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: melhor sitio ($) para comprar condensador permanente

Mensagem por jaimereis »

boas

acho que não percebeu o que o "nelmindo" quis dizer........

o motor que tem é para trabalhar numa rede trifasica, em que a tensão composta for de 400V liga em estrela se for uma rede trifasica de tensão composta de 220V( por exemplo no Brasil, em que a tensão simples, monofasica, é de 110V) liga em triângulo......ao adaptar esse motor para monofasico vai alterar por completo as condições de trabalho, baixo binario, e consumos muito superiores com correntes de arranque muito elevados, se a potencia contratada á EDP for baixa o geral disparará assim que ligue o motor......
Jaime Reis
PauloAGRibeiro
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 09 jan 2013, 16:12
Localização: Porto

Re: melhor sitio ($) para comprar condensador permanente

Mensagem por PauloAGRibeiro »

meu caro
Relativamente ao motor sei que é trifasico contudo como so tenho rede monofasica em casa la fiz uma adaptaçao para monofasico. Adaptaçao essa que levara um condensador permanente de 80 visto 90uf nao existirem para o fazer funcionar. sei que alterarei a dinamica do mesmo motor contudo posso fazer umas ferramentas leves com o motor como por exemplo uma desengrossadeira visto que a compra de um motor monofasico fica fora de questao. É apenas um aproveitamento de um motor trifasico. O motor em causa tem apenas 3 cv logo nao vai disparar o quadro. poderia por um condensador de arranque mas ficaria fazendo a comparaçao com um motor de 3 cilindros de um automovel a funcionar com 1 cilindro se tirar-mos o impulso do condensador de arranque. No caso do permanente fica a trabalhar a 2 cilindros dos 3 cilindros. nao é perfeito mas quebra o galho, e como nao é para operar 24/7 acho que da.
soares469
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 122
Registado: 02 set 2012, 22:59
Localização: lisboa

Re: melhor sitio ($) para comprar condensador permanente

Mensagem por soares469 »

PauloAGRibeiro Escreveu:meu caro
Relativamente ao motor sei que é trifasico contudo como so tenho rede monofasica em casa la fiz uma adaptaçao para monofasico. Adaptaçao essa que levara um condensador permanente de 80 visto 90uf nao existirem para o fazer funcionar. sei que alterarei a dinamica do mesmo motor contudo posso fazer umas ferramentas leves com o motor como por exemplo uma desengrossadeira visto que a compra de um motor monofasico fica fora de questao. É apenas um aproveitamento de um motor trifasico. O motor em causa tem apenas 3 cv logo nao vai disparar o quadro. poderia por um condensador de arranque mas ficaria fazendo a comparaçao com um motor de 3 cilindros de um automovel a funcionar com 1 cilindro se tirar-mos o impulso do condensador de arranque. No caso do permanente fica a trabalhar a 2 cilindros dos 3 cilindros. nao é perfeito mas quebra o galho, e como nao é para operar 24/7 acho que da.

boas

se quer só dar alguma utilidade ao motor sem grandes aventuras...da prefeitamente para fazer um esmoril para afiar brocas por exemplo.

cump.
Luis.Miguel
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 07 mai 2013, 11:23
Localização: Luanda

Re: melhor sitio ($) para comprar condensador permanente

Mensagem por Luis.Miguel »

Boas,

Não faça essa transformação, eu sei do que falo que já transformei muitos motores, até 1,5 Cv é perfeitamente pacifico, depois sem grandes problemas pode-se conseguir transformar até 2 CV, mas acima disso, é só problemas
jorgealves
Curioso
Curioso
Mensagens: 38
Registado: 19 dez 2010, 19:32
Localização: Mafra, Portugal
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: melhor sitio ($) para comprar condensador permanente

Mensagem por jorgealves »

se usar um variador mono\tri e alterar as ligações do motor para ser alimentado em 220V trifasico fica excelente, a opção do condensador não é viavel porque a secção dos enrolamentos estão calculadas para a corrente nominal em triafsico e se o ligar em monofasico como o consumo é 3\4vezes superior vai queimar os enrolamentos,

um variador desses é coisa para custar uns 250€\300€ dependendo do sitio onde o compre.
jorgealves
Curioso
Curioso
Mensagens: 38
Registado: 19 dez 2010, 19:32
Localização: Mafra, Portugal
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: melhor sitio ($) para comprar condensador permanente

Mensagem por jorgealves »

esses condensadores são muito vulgares nas casa de material para refirgeração\ar condicionado.
Luis.Miguel
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 07 mai 2013, 11:23
Localização: Luanda

Re: melhor sitio ($) para comprar condensador permanente

Mensagem por Luis.Miguel »

jorgealves Escreveu:a opção do condensador não é viavel porque a secção dos enrolamentos estão calculadas para a corrente nominal em triafsico e se o ligar em monofasico como o consumo é 3\4vezes superior vai queimar os enrolamentos

boas, não é assim, para passar para monofásito tem de colocar o motor em triangulo.


o problema é mesmo o pico de arranque, que é muito grande e causa grandes problemas
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”